As experiências de estágios nas organizações: perceções dos estagiários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Filipe Forte Raposo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32103
Resumo: No panorama atual, os estágios são uma estratégia cada vez mais adotada por parte das organizações. Na formação académica, a presença e o dinamismo estratégico obtido pela criação de programas de estágios curriculares tem revelado uma presença crescente, mas controversa, na procura eficaz dos jovens em construir carreiras profissionais e a facilitar a entrada no mercado de trabalho. Na criação de um futuro profissional, a tendência dos estágios é explicada por um mercado de trabalho e estratégias de recrutamento e seleção empresariais cada vez mais competitivas para os jovens exigindo mais formação e experiência. Para os jovens, um estágio é mais que uma experiência de trabalho: é uma troca de conhecimento, um desafio de superação, uma aprendizagem, uma experiência de socialização e integração, um processo caracterizado por conquistas e fracassos e marcado por pessoas, e, ainda, um conjunto de comportamentos e atitudes que culminam no alcance de objetivos, ou seja, realizações pessoais. O trabalho procura explorar as questões associadas ao processo de estágio, na componente dos jovens, desde uma abordagem geral teórica sobre como se processa a gestão de pessoas numa organização a questões mais especificas, desenvolvidas teoricamente, sobre estágios incluindo características diretamente e indiretamente ligadas ao processo. O trabalho segue inicialmente uma estrutura com foco num estudo bibliográfico com base em fundamentos científicos de autores e artigos científicos, imprensa técnica e através de algumas plataformas científicas (Scopus, Google Scholar) sobre os temas predominantes no trabalho: estágios, gestão de recursos humanos, emprego jovem, gestão de estágios. Posteriormente, apresenta-se um estudo empírico qualitativo com uma amostra de 8 jovens que realizaram uma experiência de estágio. Os mesmos foram submetidos a entrevistas semiestruturadas sustentadas num guião de entrevista, que reflete o conhecimento obtido sobre os diversos conceitos na esfera de estágios e gestão de estagiários nas organizações. O estudo permite refletir algumas noções e dados que alargam investigação no campo das perceções dos jovens quanto às experiências de estágio.
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