Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi max

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Alzira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Francisco, Ana, Vieira, Bárbara, Ferreira, Pedro, Simões, Tânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3725
Resumo: Numa economia essencialmente digital como a actual, o consumidor é um forte promotor das marcas e é nesse contexto que o marketing viral se pode assumir como uma estratégia importante, na medida em que permite que uma mensagem se dissemine rapidamente, alcançando um considerável número de indivíduos. No entanto, a imprevisibilidade associada a este conceito pode ditar o insucesso de uma campanha promocional, com prejuízo para a imagem da marca. O presente artigo consiste num estudo de caso por via de análise de imprensa e redes sociais e incide na avaliação do impacto provocado pela campanha da Pepsi Max, que se propagou rapidamente em Portugal, reflectindo o efeito imprevisível do marketing viral.
id RCAP_3d33a34d2e9daa9cbf97c90fb091dc59
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3725
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi maxMarketing viralMarca globalGestão de criseCrisis managementGlobal brandViral marketingNuma economia essencialmente digital como a actual, o consumidor é um forte promotor das marcas e é nesse contexto que o marketing viral se pode assumir como uma estratégia importante, na medida em que permite que uma mensagem se dissemine rapidamente, alcançando um considerável número de indivíduos. No entanto, a imprevisibilidade associada a este conceito pode ditar o insucesso de uma campanha promocional, com prejuízo para a imagem da marca. O presente artigo consiste num estudo de caso por via de análise de imprensa e redes sociais e incide na avaliação do impacto provocado pela campanha da Pepsi Max, que se propagou rapidamente em Portugal, reflectindo o efeito imprevisível do marketing viral.In today’s essentially digital economy, consumers are also strong driving forces behind many brands. This is where viral marketing can be an important strategy, as it allows a message to spread rapidly and reach a vast number of individuals. However, the unpredictability associated with this con- cept can equally lead to the failure of a promotional campaign, damaging the brand image. This article consists of a case study through analysis of media and social networks and focuses on assessing the impact caused by the Pepsi Max campaign, which quickly spread in Portugal, reflecting the unpredictable effect of viral marketing.UFAL/IPLeiriaIC-OnlineMarques, AlziraFrancisco, AnaVieira, BárbaraFerreira, PedroSimões, Tânia2019-01-14T16:19:43Z2014-042014-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3725por2237-8529info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:47Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3725Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:46.887692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi max
title Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi max
spellingShingle Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi max
Marques, Alzira
Marketing viral
Marca global
Gestão de crise
Crisis management
Global brand
Viral marketing
title_short Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi max
title_full Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi max
title_fullStr Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi max
title_full_unstemmed Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi max
title_sort Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi max
author Marques, Alzira
author_facet Marques, Alzira
Francisco, Ana
Vieira, Bárbara
Ferreira, Pedro
Simões, Tânia
author_role author
author2 Francisco, Ana
Vieira, Bárbara
Ferreira, Pedro
Simões, Tânia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Alzira
Francisco, Ana
Vieira, Bárbara
Ferreira, Pedro
Simões, Tânia
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing viral
Marca global
Gestão de crise
Crisis management
Global brand
Viral marketing
topic Marketing viral
Marca global
Gestão de crise
Crisis management
Global brand
Viral marketing
description Numa economia essencialmente digital como a actual, o consumidor é um forte promotor das marcas e é nesse contexto que o marketing viral se pode assumir como uma estratégia importante, na medida em que permite que uma mensagem se dissemine rapidamente, alcançando um considerável número de indivíduos. No entanto, a imprevisibilidade associada a este conceito pode ditar o insucesso de uma campanha promocional, com prejuízo para a imagem da marca. O presente artigo consiste num estudo de caso por via de análise de imprensa e redes sociais e incide na avaliação do impacto provocado pela campanha da Pepsi Max, que se propagou rapidamente em Portugal, reflectindo o efeito imprevisível do marketing viral.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04
2014-04-01T00:00:00Z
2019-01-14T16:19:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3725
url http://hdl.handle.net/10400.8/3725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2237-8529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFAL/IPLeiria
publisher.none.fl_str_mv UFAL/IPLeiria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136971536203776