Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi max
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3725 |
Resumo: | Numa economia essencialmente digital como a actual, o consumidor é um forte promotor das marcas e é nesse contexto que o marketing viral se pode assumir como uma estratégia importante, na medida em que permite que uma mensagem se dissemine rapidamente, alcançando um considerável número de indivíduos. No entanto, a imprevisibilidade associada a este conceito pode ditar o insucesso de uma campanha promocional, com prejuízo para a imagem da marca. O presente artigo consiste num estudo de caso por via de análise de imprensa e redes sociais e incide na avaliação do impacto provocado pela campanha da Pepsi Max, que se propagou rapidamente em Portugal, reflectindo o efeito imprevisível do marketing viral. |
id |
RCAP_3d33a34d2e9daa9cbf97c90fb091dc59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3725 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi maxMarketing viralMarca globalGestão de criseCrisis managementGlobal brandViral marketingNuma economia essencialmente digital como a actual, o consumidor é um forte promotor das marcas e é nesse contexto que o marketing viral se pode assumir como uma estratégia importante, na medida em que permite que uma mensagem se dissemine rapidamente, alcançando um considerável número de indivíduos. No entanto, a imprevisibilidade associada a este conceito pode ditar o insucesso de uma campanha promocional, com prejuízo para a imagem da marca. O presente artigo consiste num estudo de caso por via de análise de imprensa e redes sociais e incide na avaliação do impacto provocado pela campanha da Pepsi Max, que se propagou rapidamente em Portugal, reflectindo o efeito imprevisível do marketing viral.In today’s essentially digital economy, consumers are also strong driving forces behind many brands. This is where viral marketing can be an important strategy, as it allows a message to spread rapidly and reach a vast number of individuals. However, the unpredictability associated with this con- cept can equally lead to the failure of a promotional campaign, damaging the brand image. This article consists of a case study through analysis of media and social networks and focuses on assessing the impact caused by the Pepsi Max campaign, which quickly spread in Portugal, reflecting the unpredictable effect of viral marketing.UFAL/IPLeiriaIC-OnlineMarques, AlziraFrancisco, AnaVieira, BárbaraFerreira, PedroSimões, Tânia2019-01-14T16:19:43Z2014-042014-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3725por2237-8529info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:15:44Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3725Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:15:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi max |
title |
Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi max |
spellingShingle |
Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi max Marques, Alzira Marketing viral Marca global Gestão de crise Crisis management Global brand Viral marketing |
title_short |
Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi max |
title_full |
Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi max |
title_fullStr |
Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi max |
title_full_unstemmed |
Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi max |
title_sort |
Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi max |
author |
Marques, Alzira |
author_facet |
Marques, Alzira Francisco, Ana Vieira, Bárbara Ferreira, Pedro Simões, Tânia |
author_role |
author |
author2 |
Francisco, Ana Vieira, Bárbara Ferreira, Pedro Simões, Tânia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Alzira Francisco, Ana Vieira, Bárbara Ferreira, Pedro Simões, Tânia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing viral Marca global Gestão de crise Crisis management Global brand Viral marketing |
topic |
Marketing viral Marca global Gestão de crise Crisis management Global brand Viral marketing |
description |
Numa economia essencialmente digital como a actual, o consumidor é um forte promotor das marcas e é nesse contexto que o marketing viral se pode assumir como uma estratégia importante, na medida em que permite que uma mensagem se dissemine rapidamente, alcançando um considerável número de indivíduos. No entanto, a imprevisibilidade associada a este conceito pode ditar o insucesso de uma campanha promocional, com prejuízo para a imagem da marca. O presente artigo consiste num estudo de caso por via de análise de imprensa e redes sociais e incide na avaliação do impacto provocado pela campanha da Pepsi Max, que se propagou rapidamente em Portugal, reflectindo o efeito imprevisível do marketing viral. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04 2014-04-01T00:00:00Z 2019-01-14T16:19:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/3725 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/3725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2237-8529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFAL/IPLeiria |
publisher.none.fl_str_mv |
UFAL/IPLeiria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817547249532534784 |