Plano de marketing internacional : a expansão da marca Compal para o Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Rafael Rocha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19443
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Plano de marketing internacional : a expansão da marca Compal para o BrasilPlano de MarketingInternacionalizaçãoMarca GlobalCapital da MarcaMarketing PlanningInternationalizationGlobal BrandBrand EquityMestrado em MarketingO presente trabalho final de Mestrado, consiste na elaboração de um Plano de Marketing Internacional da marca Compal para o Brasil, e tem como o intuito potenciar a sua expansão para esse mesmo mercado, definindo a melhor estratégia a adotar. Marca de referência no setor das bebidas, está presente na vida dos portugueses há mais de 65 anos, produzindo produtos de alta qualidade. Sendo líder de mercado em Portugal no seu setor, a marca tem procurado ao longo dos anos desenvolver estratégias de crescimento nos mercados internacionais, com o intuito de alavancar os seus negócios. Primeiramente foi necessário compreender como está estruturado o mercado de sumos e néctares no Brasil, depois perceber qual o comportamento e escolhas dos consumidores, com o intuito de podermos desenvolver as táticas de marketing-mix mais adequadas para o mercado em questão. Relativamente à metodologia, foi utilizada uma abordagem de mixed-method, e a estratégia de action research. Foi feita uma recolha de dados primários, através de um questionário, a 643 cidadãos brasileiros, e uma entrevista pessoal a dois colaboradores da SUMOL+COMPAL. Com base nos objetivos e estratégias de marketing definidos, após a realização da análise externa e interna, foram desenvolvidas as táticas de marketing-mix, que consideramos mais adequadas para a marca seguir no mercado alvo. Com a realização deste estudo, conclui-se que, hoje em dia, muito devido à globalização, as empresas devem apostar fortemente na sua internacionalização, pois só assim conseguem crescer e sobreviver.The present final master´s work is based on an elaboration of an International Marketing Plan of the brand Compal for Brazil. It aims to enhance its expansion to the Brazilian market, defining the best strategy to adopt. It?s one reference brand in beverages sector, has been present in the life of Portuguese people for more than 65 years, producing high quality products. Being the market leader in Portugal in its sector, the brand has been looking these past years for ways to develop strategies of growth in the international markets, with the aim to foster their business. First it was necessary to understand how the market of juices and nectars in Brazil is structured, next understand how the behavior and choices of the consumers are, so that we could develop the tactics of marketing-mix more suitable for the previous market. For this project, the methods used were a mixed-method approach and the strategy of action research. Primary data were collected through one survey to 643 Brazilian citizens and one personal interview to two employees of SUMOL+COMPAL. Based on the defined marketing objectives and strategies, after the external and internal analysis, the tactics of marketing-mix that were developed were the more suitable for the brand to be in the target market. With this study, its concluded that nowadays and due to the globalization, companies should invest heavily in their internationalization because only then can they grow and survive.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaRamalho, Rafael Rocha2020-07-27T00:30:18Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19443porRamalho, Rafael Rocha (2019). "Plano de marketing internacional : a expansão da marca Compal para o Brasil". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:20.097400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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