Das sombras de Platão ao realismo de Iracema: a representação do real no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mira, David Moedas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7882
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, vertente Cinema e Televisão,
id RCAP_3d370f9ffae0b8caf683d6cde0dccaf7
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/7882
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Das sombras de Platão ao realismo de Iracema: a representação do real no cinemaRealismo cinematográficoDiegésisMimésisFicçãoDocumentárioDiscurso fílmicoEstética cinematográfica,Neo-realismoDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, vertente Cinema e Televisão,A presente dissertação pretende averiguar as fronteiras entre o documentário e a ficção cinematográfica, assim como a existência de um discurso fílmico aliado a cada um destes géneros cinematográficos. Tendo como ponto de partida a categorização dos modos ficcionais desenvolvida por Platão, verifica-se que ficção e documentário correspondem a dois género de discurso que englobam a mesma categoria: a diegética-mimética. Porém, nem todas narrativas são ficções, o que equivale a dizer que existem narrativas feitas de factos. É neste contexto que verificámos que a construção do discurso fílmico é distinta na ficção e no documentário, mas que ambos são representação; no caso da ficção, representação de um mundo imaginário; e no caso do documentário, representação de acontecimentos verídicos. Neste sentido, tendo como objecto de estudo o filme “Iracema, Uma Transa Amazónica” (1976) de Jorge Bodanzky, pretende-se analisar a construção do discurso realista presente no filme, assim como averiguar as fronteiras que unem e separam o documentário da ficção.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNMira, David Moedas2012-09-22T07:19:15Z2012-042012-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7882porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:40:09Zoai:run.unl.pt:10362/7882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:47.911447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Das sombras de Platão ao realismo de Iracema: a representação do real no cinema
title Das sombras de Platão ao realismo de Iracema: a representação do real no cinema
spellingShingle Das sombras de Platão ao realismo de Iracema: a representação do real no cinema
Mira, David Moedas
Realismo cinematográfico
Diegésis
Mimésis
Ficção
Documentário
Discurso fílmico
Estética cinematográfica,
Neo-realismo
title_short Das sombras de Platão ao realismo de Iracema: a representação do real no cinema
title_full Das sombras de Platão ao realismo de Iracema: a representação do real no cinema
title_fullStr Das sombras de Platão ao realismo de Iracema: a representação do real no cinema
title_full_unstemmed Das sombras de Platão ao realismo de Iracema: a representação do real no cinema
title_sort Das sombras de Platão ao realismo de Iracema: a representação do real no cinema
author Mira, David Moedas
author_facet Mira, David Moedas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Mira, David Moedas
dc.subject.por.fl_str_mv Realismo cinematográfico
Diegésis
Mimésis
Ficção
Documentário
Discurso fílmico
Estética cinematográfica,
Neo-realismo
topic Realismo cinematográfico
Diegésis
Mimésis
Ficção
Documentário
Discurso fílmico
Estética cinematográfica,
Neo-realismo
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, vertente Cinema e Televisão,
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-22T07:19:15Z
2012-04
2012-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/7882
url http://hdl.handle.net/10362/7882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137824943898624