Narratividade, corporalidade e realismo de choque em Mooca, São Paulo e Um céu de estrelas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Pedro Plaza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138493
Resumo: O drama realista Um céu de estrelas (1996), de Tata Amaral, é analisado a partir da estruturação do seu relato, com especial atenção a aspectos de montagem, cenário e movimentação. A análise fílmica propõe-se a operar a leitura do curta-metragem Mooca, São Paulo (1996), de Francisco César Filho, sequência inicial do primeiro. Este artigo investiga como o conjunto estabeleceu a construção dos corpos numa condição que os faz oscilar entre repouso e explosão, erotismo e abjeção, espaço público e privado, naturalismo dramático e distanciamento crítico. Aponta-se, assim, a contribuição desses materiais ao contraditório realismo contemporâneo do final do século XX no cinema brasileiro.
id USP-12_1ab7c9c78b4f34456085cf372e8f152b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/138493
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Narratividade, corporalidade e realismo de choque em Mooca, São Paulo e Um céu de estrelasNarrativity, corporality and realism of shock in Mooca, São Paulo and Um céu de estrelascinematographic realismbrazilian cinemafilm analysisrealismo cinematográficocinema brasileiroanálise fílmicaO drama realista Um céu de estrelas (1996), de Tata Amaral, é analisado a partir da estruturação do seu relato, com especial atenção a aspectos de montagem, cenário e movimentação. A análise fílmica propõe-se a operar a leitura do curta-metragem Mooca, São Paulo (1996), de Francisco César Filho, sequência inicial do primeiro. Este artigo investiga como o conjunto estabeleceu a construção dos corpos numa condição que os faz oscilar entre repouso e explosão, erotismo e abjeção, espaço público e privado, naturalismo dramático e distanciamento crítico. Aponta-se, assim, a contribuição desses materiais ao contraditório realismo contemporâneo do final do século XX no cinema brasileiro.Tata Amaral’s dramatic-realistic film Um céu de estrelas (1996) is analyzed from the structuring of its story, with special attention to its aspects of montage, setting, and movement. The film analysis proposes, in the same impulse, the reading of the short film Mooca, São Paulo (1996), by Francisco César Filho, an initial sequence of Um céu de estrelas especially made to compose the cinema distribution. This article investigates how this set established the construction of bodies in a way that makes them oscillate between rest and explosion, eroticism and abjection, public and private space, between dramatic naturalism and critical detachment. Thus, this article points the contribution of these materials to the contradictory contemporary realism of the late twentieth century in Brazilian cinema.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/13849310.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138493Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 149-166Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 149-1662316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138493/139614Copyright (c) 2018 Pedro Plaza Pintohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Pedro Plaza2024-03-21T13:28:44Zoai:revistas.usp.br:article/138493Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:44Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narratividade, corporalidade e realismo de choque em Mooca, São Paulo e Um céu de estrelas
Narrativity, corporality and realism of shock in Mooca, São Paulo and Um céu de estrelas
title Narratividade, corporalidade e realismo de choque em Mooca, São Paulo e Um céu de estrelas
spellingShingle Narratividade, corporalidade e realismo de choque em Mooca, São Paulo e Um céu de estrelas
Pinto, Pedro Plaza
cinematographic realism
brazilian cinema
film analysis
realismo cinematográfico
cinema brasileiro
análise fílmica
title_short Narratividade, corporalidade e realismo de choque em Mooca, São Paulo e Um céu de estrelas
title_full Narratividade, corporalidade e realismo de choque em Mooca, São Paulo e Um céu de estrelas
title_fullStr Narratividade, corporalidade e realismo de choque em Mooca, São Paulo e Um céu de estrelas
title_full_unstemmed Narratividade, corporalidade e realismo de choque em Mooca, São Paulo e Um céu de estrelas
title_sort Narratividade, corporalidade e realismo de choque em Mooca, São Paulo e Um céu de estrelas
author Pinto, Pedro Plaza
author_facet Pinto, Pedro Plaza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Pedro Plaza
dc.subject.por.fl_str_mv cinematographic realism
brazilian cinema
film analysis
realismo cinematográfico
cinema brasileiro
análise fílmica
topic cinematographic realism
brazilian cinema
film analysis
realismo cinematográfico
cinema brasileiro
análise fílmica
description O drama realista Um céu de estrelas (1996), de Tata Amaral, é analisado a partir da estruturação do seu relato, com especial atenção a aspectos de montagem, cenário e movimentação. A análise fílmica propõe-se a operar a leitura do curta-metragem Mooca, São Paulo (1996), de Francisco César Filho, sequência inicial do primeiro. Este artigo investiga como o conjunto estabeleceu a construção dos corpos numa condição que os faz oscilar entre repouso e explosão, erotismo e abjeção, espaço público e privado, naturalismo dramático e distanciamento crítico. Aponta-se, assim, a contribuição desses materiais ao contraditório realismo contemporâneo do final do século XX no cinema brasileiro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138493
10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138493
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138493
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.138493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/138493/139614
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pedro Plaza Pinto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pedro Plaza Pinto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 149-166
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 49 (2018): Dossiê: Arte cinematográfica e contextos culturais; 149-166
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1800237526721495040