Otimização do Layout de um armazém num fornecimento TIER1 da industria automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2471 |
Resumo: | O avanço tecnológico que se faz sentir na atualidade leva a que o setor automóvel se torne cada vez mais competitivo, exigindo esforços superiores às empresas que se encontram a laborar no mesmo, levando a um ambiente repleto de fluxos tensos com lead times cada vez mais curtos, aliados à exigência dos clientes e à incerteza dos mercados. A adaptação das empresas a estes mercados exige uma flexibilidade nos seus setores internos de forma a permitir lidar com as constantes variações. Aqui, a logística entra como fator diferenciador entre o sucesso ou fracasso da empresa. De forma a otimizar os processos logísticos da empresa, o armazém apresenta-se como fator crucial. Uma vez gerido de forma adequada vai garantir o abastecimento contínuo das linhas de produção e organizar as expedições diárias de forma sincronizada e organizada. O presente projeto consistiu no estudo da disposição dos produtos armazenados no armazém da empresa Doureca – Produtos Plásticos, focando os esforços em aperfeiçoar fatores críticos aquando da movimentação dos produtos. Inicialmente houve um levantamento exaustivo das caraterísticas existentes, foram aplicadas ferramentas Lean favorecendo a diminuição de desperdícios e a organização do setor para posteriormente desenvolver um novo layout capaz de ir de encontro às necessidades da empresa, criar uma organização laboral mais eficiente e tornar o armazém capaz de fazer frente às variações constantes de mercado. Uma vez implementado um layout mais eficiente, surgiu a necessidade dum mecanismo que organizasse os processos de armazenagem, diminuindo o fator de erro e garantisse a gestão mais eficiente dos espaços disponíveis. Recorreu-se à criação de uma base de dados interativa que permitisse a gestão das localizações ocupadas e decidisse quais as localizações mais adequadas para alocar os produtos rececionados. Finalmente, foi possível analisar os resultados obtidos face à realidade encontrada na fase inicial do desenvolvimento do projeto. |
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O presente projeto consistiu no estudo da disposição dos produtos armazenados no armazém da empresa Doureca – Produtos Plásticos, focando os esforços em aperfeiçoar fatores críticos aquando da movimentação dos produtos. Inicialmente houve um levantamento exaustivo das caraterísticas existentes, foram aplicadas ferramentas Lean favorecendo a diminuição de desperdícios e a organização do setor para posteriormente desenvolver um novo layout capaz de ir de encontro às necessidades da empresa, criar uma organização laboral mais eficiente e tornar o armazém capaz de fazer frente às variações constantes de mercado. Uma vez implementado um layout mais eficiente, surgiu a necessidade dum mecanismo que organizasse os processos de armazenagem, diminuindo o fator de erro e garantisse a gestão mais eficiente dos espaços disponíveis. Recorreu-se à criação de uma base de dados interativa que permitisse a gestão das localizações ocupadas e decidisse quais as localizações mais adequadas para alocar os produtos rececionados. Finalmente, foi possível analisar os resultados obtidos face à realidade encontrada na fase inicial do desenvolvimento do projeto.El avance tecnológico que se siente hoy en día lleva a que el sector de la automoción sea cada vez más competitivo, exigiendo mayores esfuerzos a las empresas que en él están trabajando, dando lugar a un entorno lleno de flujos tensos con plazos de entrega cada vez más cortos, combinado con la demanda de los clientes y la incertidumbre del mercado. La adaptación de las empresas a estos mercados requiere flexibilidad en sus sectores internos para hacer frente a las constantes variaciones. Aquí la logística surge como factor diferenciador entre el éxito o el fracaso de la empresa. Para optimizar los procesos logísticos de la empresa, el almacén es un factor crucial. Una vez gestionado adecuadamente, garantizará el suministro continuo de líneas de producción y organizará las expediciones diarias de forma sincronizada y organizada. El presente proyecto consistió en estudiar la disposición de los productos almacenados en el almacén de la empresa Doureca - Produtos Plásticos, enfocándose en los esfuerzos para perfeccionar los factores críticos a la hora de mover los productos. Inicialmente se hizo un relevamiento exhaustivo de las características existentes, se aplicaron herramientas Lean favoreciendo la reducción de residuos y la organización del sector para luego desarrollar un nuevo layout capaz de satisfacer las necesidades de la empresa, creando una organización del trabajo más eficiente y capacitando el almacén. para hacer frente a las constantes variaciones del mercado. Una vez implementado un layout más eficiente, surgió la necesidad de un mecanismo para organizar los procesos de almacenamiento, reduciendo el factor de error y asegurando la gestión más eficiente de los espacios disponibles. Se creó una base de datos interactiva para permitir la gestión de las ubicaciones ocupadas y decidir qué ubicaciones son las más adecuadas para la asignación de los productos recibidos. Finalmente, fue posible analizar los resultados obtenidos a la vista de la realidad encontrada en la fase inicial de desarrollo del proyecto.ii Resumen El avance tecnológico que se siente hoy en día lleva a que el sector de la automoción sea cada vez más competitivo, exigiendo mayores esfuerzos a las empresas que en él están trabajando, dando lugar a un entorno lleno de flujos tensos con plazos de entrega cada vez más cortos, combinado con la demanda de los clientes y la incertidumbre del mercado. La adaptación de las empresas a estos mercados requiere flexibilidad en sus sectores internos para hacer frente a las constantes variaciones. Aquí la logística surge como factor diferenciador entre el éxito o el fracaso de la empresa. Para optimizar los procesos logísticos de la empresa, el almacén es un factor crucial. Una vez gestionado adecuadamente, garantizará el suministro continuo de líneas de producción y organizará las expediciones diarias de forma sincronizada y organizada. El presente proyecto consistió en estudiar la disposición de los productos almacenados en el almacén de la empresa Doureca - Produtos Plásticos, enfocándose en los esfuerzos para perfeccionar los factores críticos a la hora de mover los productos. Inicialmente se hizo un relevamiento exhaustivo de las características existentes, se aplicaron herramientas Lean favoreciendo la reducción de residuos y la organización del sector para luego desarrollar un nuevo layout capaz de satisfacer las necesidades de la empresa, creando una organización del trabajo más eficiente y capacitando el almacén. para hacer frente a las constantes variaciones del mercado. Una vez implementado un layout más eficiente, surgió la necesidad de un mecanismo para organizar los procesos de almacenamiento, reduciendo el factor de error y asegurando la gestión más eficiente de los espacios disponibles. Se creó una base de datos interactiva para permitir la gestión de las ubicaciones ocupadas y decidir qué ubicaciones son las más adecuadas para la asignación de los productos recibidos. Finalmente, fue posible analizar los resultados obtenidos a la vista de la realidad encontrada en la fase inicial de desarrollo del proyecto.The technological advancement that is felt today leads to the automotive sector becoming more and more competitive, demanding greater efforts from companies that are working in it, leading to an environment full of tense flows with increasingly short lead times, combined with customer demand and market uncertainty. The adaptation of companies to these markets requires flexibility in their internal sectors in order to deal with the constant variations. Here, logistics comes as a differentiating factor between the company's success or failure. In order to optimize the company's logistical processes, the warehouse is a crucial factor. Once properly managed, it will ensure continuous supply of production lines and organize daily expeditions in a synchronized and organized manner. The present project consisted of studying the disposition of products stored in the warehouse of the company Doureca - Produtos Plásticos, focusing on efforts to perfect critical factors when moving products. Initially there was an exhaustive survey of the existing characteristics, Lean tools were applied favoring the reduction of waste and the organization of the sector to later develop a new layout capable of meeting the needs of the company, creating a more efficient work organization and making the warehouse capable to cope with constant market variations. Once a more efficient layout was implemented, the need arose for a mechanism to organize the storage processes, reducing the error factor and ensuring the most efficient management of the available spaces. An interactive database was created to allow the management of occupied locations and to decide which locations are most suitable for allocating the products received. Finally, it was possible to analyze the results obtained in view of the reality found in the initial phase of the project's development.2021-01-07T16:27:06Z2020-12-03T00:00:00Z2020-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2471TID:202573923porBarros, Pedro Miguel Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:45:52Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:45:00.139059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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