Definição de um novo layout para o armazém de expedição de uma empresa do ramo automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15373 |
Resumo: | A crescente evolução dos mercados implica diversos fatores como grande impacto para as organizações, nomeadamente o crescimento da competitividade, o aumento das necessidades e a grande rapidez de consumo. Estes fatores afetam principalmente o setor da indústria automóvel por ser altamente tecnológico e sempre em constante mudança e desenvolvimento. Para se manterem ativas e estabilizadas, as empresas têm de se conseguir adaptar a estes fatores, focando-se principalmente na satisfação do cliente, no controlo dos custos e na constante melhoria e inovação. Nesta perspetiva, os conceitos de logística e cadeia de abastecimento, particularmente integrados na área da expedição, representam um papel importante, principalmente ao nível dos fluxos de materiais e informação. É nesse sentido que se enquadra este projeto, tendo como principal objetivo a definição do novo layout para o departamento da expedição. Inicialmente, foi necessário estudar o funcionamento da expedição no seu layout original, conhecer detalhadamente todo o processo de expedição, desde a receção da palete, o embalamento, a identificação das paletes até à sua expedição. Foi também necessário recolher dados históricos da entrada de paletes na expedição e do número de paletes faturadas e analisar a previsão de crescimento da empresa para 2020. Tendo toda a informação necessária recolhida, foi possível analisar a evolução do stock e a movimentação de paletes, podendo assim calcular o número de posições necessárias de armazenamento bem como o número mínimo de docas necessárias para o bom funcionamento da expedição. O passo seguinte, foi apresentar e ajustar as propostas desenvolvidas junto da equipa que utiliza todos os dias o armazém identificando oportunidades de melhoria e assim, realizar uma proposta que fosse de acordo as suas necessidades. Deste modo, com a alteração de layout proposto é possível o aumento do número de posições de armazenamento em 26%, a duplicação do número de cais de expedição e, também, a criação de um fluxo de paletes unidirecional o que permite a redução considerável do tempo de deslocação e a diminuição drástica dos congestionamentos. Deste modo, é possível afirmar que os objetivos propostos para este trabalho foram cumpridos, alcançando-se um novo layout para o departamento da expedição extremamente eficaz e eficiente. |
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É nesse sentido que se enquadra este projeto, tendo como principal objetivo a definição do novo layout para o departamento da expedição. Inicialmente, foi necessário estudar o funcionamento da expedição no seu layout original, conhecer detalhadamente todo o processo de expedição, desde a receção da palete, o embalamento, a identificação das paletes até à sua expedição. Foi também necessário recolher dados históricos da entrada de paletes na expedição e do número de paletes faturadas e analisar a previsão de crescimento da empresa para 2020. Tendo toda a informação necessária recolhida, foi possível analisar a evolução do stock e a movimentação de paletes, podendo assim calcular o número de posições necessárias de armazenamento bem como o número mínimo de docas necessárias para o bom funcionamento da expedição. O passo seguinte, foi apresentar e ajustar as propostas desenvolvidas junto da equipa que utiliza todos os dias o armazém identificando oportunidades de melhoria e assim, realizar uma proposta que fosse de acordo as suas necessidades. Deste modo, com a alteração de layout proposto é possível o aumento do número de posições de armazenamento em 26%, a duplicação do número de cais de expedição e, também, a criação de um fluxo de paletes unidirecional o que permite a redução considerável do tempo de deslocação e a diminuição drástica dos congestionamentos. Deste modo, é possível afirmar que os objetivos propostos para este trabalho foram cumpridos, alcançando-se um novo layout para o departamento da expedição extremamente eficaz e eficiente.The growing evolution of the markets where the growing competitiveness, the increasing needs and the fast consumption of today's society are factors of great impact on the organizations mainly in the automotive industry, being highly technological and always changing and developing. To stay active and stabilized, companies need to be able to adapt to this situation, focusing primarily on customer satisfaction, cost control and constant improvement and innovation. From this perspective, the concepts of logistics and supply chain, particularly integrated in the area of shipping, play an important role, especially in terms of material and information flows. It is in this sense that this project fits, having as main objective the definition of the new layout for the shipping department. Initially, it was necessary to study the operation of the shipment in its original layout, to know in detail the entire shipping process, from pallet reception, packaging and pallet identification to shipment. It was also necessary to collect historical data on pallet entry in the shipment, the number of pallets invoiced, and an analysis of the company's growth forecast for 2020. Having all the necessary information collected, it was possible to analyze the evolution of stock and the movement of pallets, thus being able to calculate the number of required storage positions as well as the minimum number of docks necessary for the proper operation of the shipment. The next step was to present and adjust the proposals developed with the team that uses the warehouse every day, identifying opportunities for improvement and thus make a proposal that was in accordance with their needs. Thus, with the proposed layout change, it is possible to increase the number of storage positions by 26%, to double the number of shipping berths and also to create a one-way pallet flow which allows a considerable reduction in travel time and drastically reduced congestion. Thus, it is possible to state that the proposed objectives for this work were met, reaching a new layout for the shipping department extremely effective and efficient.Pereira, Maria Teresa RibeiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBaptista, Sara Raquel da Mota2020-11-08T01:30:22Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15373TID:202343871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:19Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:06.106872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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