Perturbações da linguagem em crianças pré-escolares e repercussões na

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto Pais, Isabel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Flores Lopes, Ana, Pereira, Susana Aires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25754/pjp.2013.3420
Resumo: A linguagem é um veículo de comunicação através de sinais sonoros e gráficos. A sua aquisição depende de fatores ambienciais e intrínsecos sendo um indicador do desenvolvimento cognitivo e emocional. Com o objetivo de avaliar as repercussões das perturbações da linguagem na aprendizagem da lecto-escrita efetuou-se um estudo retrospetivo de crianças seguidas na Consulta de Desenvolvimento por perturbaçõesda linguagem em idade pré-escolar que atualmente frequentam o 1º ciclo. A taxa de dificuldades escolares na lecto-escrita foi de 38%. As baixas competências linguísticas, em particular, a presença de défice de memória verbal imediata e de capacidades de reflexão sobre a língua, correlacionaram-se com estas dificuldades. Comprovando-se que as perturbações da linguagem são um fator de risco para aprendizagem da lecto-escrita, propõe-se uma avaliação formal das competências linguísticas integrada no exame global pré-escolar com o intuito da identificação e orientação precoce de crianças com fracos preditores de desempenho da lecto-escrita.
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