Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1849 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo discutir o processo de construção, validação e análise de um instrumento que possibilitou compreender o operar da modalidade a distância de uma instituição de Ensino Superior, a partir da percepção dos estudantes de graduação. Durante a sua construção foi possível esclarecer e aprofundar a compreensão sobre o funcionamento dessa modalidade de ensino na instituição onde o estudo foi realizado. A validação incitou-nos a conhecer os vários aspectos da realidade investigada e pela análise compreendeu-se a percepção dos estudantes de graduação sobre a experiência da Educação a Distância que estavam vivenciando. Refletir sobre esses três processos construção, validação e análise do instrumento, auxiliaram no repensar e na reestruturação dos cursos de graduação oferecidos nessa modalidade na instituição. |
id |
RCAP_3d5965cda73f9a9895a7c96779cc56cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1849 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a DistânciaO presente artigo tem como objetivo discutir o processo de construção, validação e análise de um instrumento que possibilitou compreender o operar da modalidade a distância de uma instituição de Ensino Superior, a partir da percepção dos estudantes de graduação. Durante a sua construção foi possível esclarecer e aprofundar a compreensão sobre o funcionamento dessa modalidade de ensino na instituição onde o estudo foi realizado. A validação incitou-nos a conhecer os vários aspectos da realidade investigada e pela análise compreendeu-se a percepção dos estudantes de graduação sobre a experiência da Educação a Distância que estavam vivenciando. Refletir sobre esses três processos construção, validação e análise do instrumento, auxiliaram no repensar e na reestruturação dos cursos de graduação oferecidos nessa modalidade na instituição.PRISMA.COM2015-03-25T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1849oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1849PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 184-2081646-3153reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1849https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1849/1682Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COMinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Suzi SamáLaurino, Débora PereiraLunardi, Guilherme Lerch2022-09-06T09:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:23.154261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a Distância |
title |
Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a Distância |
spellingShingle |
Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a Distância Pinto, Suzi Samá |
title_short |
Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a Distância |
title_full |
Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a Distância |
title_fullStr |
Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a Distância |
title_full_unstemmed |
Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a Distância |
title_sort |
Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a Distância |
author |
Pinto, Suzi Samá |
author_facet |
Pinto, Suzi Samá Laurino, Débora Pereira Lunardi, Guilherme Lerch |
author_role |
author |
author2 |
Laurino, Débora Pereira Lunardi, Guilherme Lerch |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Suzi Samá Laurino, Débora Pereira Lunardi, Guilherme Lerch |
description |
O presente artigo tem como objetivo discutir o processo de construção, validação e análise de um instrumento que possibilitou compreender o operar da modalidade a distância de uma instituição de Ensino Superior, a partir da percepção dos estudantes de graduação. Durante a sua construção foi possível esclarecer e aprofundar a compreensão sobre o funcionamento dessa modalidade de ensino na instituição onde o estudo foi realizado. A validação incitou-nos a conhecer os vários aspectos da realidade investigada e pela análise compreendeu-se a percepção dos estudantes de graduação sobre a experiência da Educação a Distância que estavam vivenciando. Refletir sobre esses três processos construção, validação e análise do instrumento, auxiliaram no repensar e na reestruturação dos cursos de graduação oferecidos nessa modalidade na instituição. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-25T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1849 oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1849 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1849 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1849 https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1849/1682 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM |
publisher.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 184-208 1646-3153 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130170763771904 |