Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Suzi Samá
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Laurino, Débora Pereira, Lunardi, Guilherme Lerch
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1849
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir o processo de construção, validação e análise de um instrumento que possibilitou compreender o operar da modalidade a distância de uma instituição de Ensino Superior, a partir da percepção dos estudantes de graduação. Durante a sua construção foi possível esclarecer e aprofundar a compreensão sobre o funcionamento dessa modalidade de ensino na instituição onde o estudo foi realizado. A validação incitou-nos a conhecer os vários aspectos da realidade investigada e pela análise compreendeu-se a percepção dos estudantes de graduação sobre a experiência da Educação a Distância que estavam vivenciando. Refletir sobre esses três processos construção, validação e análise do instrumento, auxiliaram no repensar e na reestruturação dos cursos de graduação oferecidos nessa modalidade na instituição.
id RCAP_3d5965cda73f9a9895a7c96779cc56cf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a DistânciaO presente artigo tem como objetivo discutir o processo de construção, validação e análise de um instrumento que possibilitou compreender o operar da modalidade a distância de uma instituição de Ensino Superior, a partir da percepção dos estudantes de graduação. Durante a sua construção foi possível esclarecer e aprofundar a compreensão sobre o funcionamento dessa modalidade de ensino na instituição onde o estudo foi realizado. A validação incitou-nos a conhecer os vários aspectos da realidade investigada e pela análise compreendeu-se a percepção dos estudantes de graduação sobre a experiência da Educação a Distância que estavam vivenciando. Refletir sobre esses três processos construção, validação e análise do instrumento, auxiliaram no repensar e na reestruturação dos cursos de graduação oferecidos nessa modalidade na instituição.PRISMA.COM2015-03-25T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1849oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1849PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 184-2081646-3153reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1849https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1849/1682Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COMinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Suzi SamáLaurino, Débora PereiraLunardi, Guilherme Lerch2022-09-06T09:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:23.154261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a Distância
title Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a Distância
spellingShingle Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a Distância
Pinto, Suzi Samá
title_short Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a Distância
title_full Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a Distância
title_fullStr Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a Distância
title_full_unstemmed Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a Distância
title_sort Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a Distância
author Pinto, Suzi Samá
author_facet Pinto, Suzi Samá
Laurino, Débora Pereira
Lunardi, Guilherme Lerch
author_role author
author2 Laurino, Débora Pereira
Lunardi, Guilherme Lerch
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Suzi Samá
Laurino, Débora Pereira
Lunardi, Guilherme Lerch
description O presente artigo tem como objetivo discutir o processo de construção, validação e análise de um instrumento que possibilitou compreender o operar da modalidade a distância de uma instituição de Ensino Superior, a partir da percepção dos estudantes de graduação. Durante a sua construção foi possível esclarecer e aprofundar a compreensão sobre o funcionamento dessa modalidade de ensino na instituição onde o estudo foi realizado. A validação incitou-nos a conhecer os vários aspectos da realidade investigada e pela análise compreendeu-se a percepção dos estudantes de graduação sobre a experiência da Educação a Distância que estavam vivenciando. Refletir sobre esses três processos construção, validação e análise do instrumento, auxiliaram no repensar e na reestruturação dos cursos de graduação oferecidos nessa modalidade na instituição.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-25T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1849
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1849
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1849
identifier_str_mv oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1849
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1849/1682
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PRISMA.COM
publisher.none.fl_str_mv PRISMA.COM
dc.source.none.fl_str_mv PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 184-208
1646-3153
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130170763771904