Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45753 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo compreender e analisar as abordagens e diferentes fases de apropriação dos novos media, desde o acesso até à literacia digital. Incide particularmente no ensino e nas teorias que sustentam o uso das novas tecnologias da informação enquanto ferramentas de ensino, bem como na comunidade académica enquanto potencializadora da inclusão digital. A investigação pretende verificar lacunas digitais entre os estudantes do ensino superior nos períodos de confinamento provocados pela pandemia de COVID-19, onde o ensino ocorreu total ou parcialmente em regime online. Desta forma procuramos responder às seguintes questões: 1) Que impacto tem a condição socioeconómica dos estudantes na posse de dispositivos de novos media?; 2) É a condição socioeconómica do estudante fator de desigualdade de competências digitais fundamentais para acompanhar o ensino online nos períodos de confinamento provocados pela pandemia de COVID-19?; 3) Em que medida a localização geográfica (indicadores demográficos) interfere com a qualidade/velocidade de acesso à Internet? São os alunos de meio rural prejudicados no ensino online? Os principais resultados revelam que mesmo entre a comunidade de jovens universitários, um grupo da sociedade que a retórica popular tende a considerar digitalmente mais incluídos, as desigualdades de acesso e de competências verificam-se num período em que o acesso à informação esteve essencialmente limitado ao online. |
id |
RCAP_3d5b49c0dd8942d017ca04256efa0df9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45753 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19Exclusão DigitalLiteracia DigitalCompetências DigitaisEnsinoCOVID-19Esta dissertação tem como objetivo compreender e analisar as abordagens e diferentes fases de apropriação dos novos media, desde o acesso até à literacia digital. Incide particularmente no ensino e nas teorias que sustentam o uso das novas tecnologias da informação enquanto ferramentas de ensino, bem como na comunidade académica enquanto potencializadora da inclusão digital. A investigação pretende verificar lacunas digitais entre os estudantes do ensino superior nos períodos de confinamento provocados pela pandemia de COVID-19, onde o ensino ocorreu total ou parcialmente em regime online. Desta forma procuramos responder às seguintes questões: 1) Que impacto tem a condição socioeconómica dos estudantes na posse de dispositivos de novos media?; 2) É a condição socioeconómica do estudante fator de desigualdade de competências digitais fundamentais para acompanhar o ensino online nos períodos de confinamento provocados pela pandemia de COVID-19?; 3) Em que medida a localização geográfica (indicadores demográficos) interfere com a qualidade/velocidade de acesso à Internet? São os alunos de meio rural prejudicados no ensino online? Os principais resultados revelam que mesmo entre a comunidade de jovens universitários, um grupo da sociedade que a retórica popular tende a considerar digitalmente mais incluídos, as desigualdades de acesso e de competências verificam-se num período em que o acesso à informação esteve essencialmente limitado ao online.Borges, Susana Maria Cerqueira, 1974-Repositório ComumSousa, Flávia Raquel Gonçalves de2023-07-27T10:52:28Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45753TID:203333608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:16:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:55.337644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19 |
title |
Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19 |
spellingShingle |
Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19 Sousa, Flávia Raquel Gonçalves de Exclusão Digital Literacia Digital Competências Digitais Ensino COVID-19 |
title_short |
Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19 |
title_full |
Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19 |
title_fullStr |
Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19 |
title_sort |
Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19 |
author |
Sousa, Flávia Raquel Gonçalves de |
author_facet |
Sousa, Flávia Raquel Gonçalves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Susana Maria Cerqueira, 1974- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Flávia Raquel Gonçalves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exclusão Digital Literacia Digital Competências Digitais Ensino COVID-19 |
topic |
Exclusão Digital Literacia Digital Competências Digitais Ensino COVID-19 |
description |
Esta dissertação tem como objetivo compreender e analisar as abordagens e diferentes fases de apropriação dos novos media, desde o acesso até à literacia digital. Incide particularmente no ensino e nas teorias que sustentam o uso das novas tecnologias da informação enquanto ferramentas de ensino, bem como na comunidade académica enquanto potencializadora da inclusão digital. A investigação pretende verificar lacunas digitais entre os estudantes do ensino superior nos períodos de confinamento provocados pela pandemia de COVID-19, onde o ensino ocorreu total ou parcialmente em regime online. Desta forma procuramos responder às seguintes questões: 1) Que impacto tem a condição socioeconómica dos estudantes na posse de dispositivos de novos media?; 2) É a condição socioeconómica do estudante fator de desigualdade de competências digitais fundamentais para acompanhar o ensino online nos períodos de confinamento provocados pela pandemia de COVID-19?; 3) Em que medida a localização geográfica (indicadores demográficos) interfere com a qualidade/velocidade de acesso à Internet? São os alunos de meio rural prejudicados no ensino online? Os principais resultados revelam que mesmo entre a comunidade de jovens universitários, um grupo da sociedade que a retórica popular tende a considerar digitalmente mais incluídos, as desigualdades de acesso e de competências verificam-se num período em que o acesso à informação esteve essencialmente limitado ao online. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-27T10:52:28Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/45753 TID:203333608 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/45753 |
identifier_str_mv |
TID:203333608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133511592968192 |