Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Flávia Raquel Gonçalves de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45753
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo compreender e analisar as abordagens e diferentes fases de apropriação dos novos media, desde o acesso até à literacia digital. Incide particularmente no ensino e nas teorias que sustentam o uso das novas tecnologias da informação enquanto ferramentas de ensino, bem como na comunidade académica enquanto potencializadora da inclusão digital. A investigação pretende verificar lacunas digitais entre os estudantes do ensino superior nos períodos de confinamento provocados pela pandemia de COVID-19, onde o ensino ocorreu total ou parcialmente em regime online. Desta forma procuramos responder às seguintes questões: 1) Que impacto tem a condição socioeconómica dos estudantes na posse de dispositivos de novos media?; 2) É a condição socioeconómica do estudante fator de desigualdade de competências digitais fundamentais para acompanhar o ensino online nos períodos de confinamento provocados pela pandemia de COVID-19?; 3) Em que medida a localização geográfica (indicadores demográficos) interfere com a qualidade/velocidade de acesso à Internet? São os alunos de meio rural prejudicados no ensino online? Os principais resultados revelam que mesmo entre a comunidade de jovens universitários, um grupo da sociedade que a retórica popular tende a considerar digitalmente mais incluídos, as desigualdades de acesso e de competências verificam-se num período em que o acesso à informação esteve essencialmente limitado ao online.
id RCAP_3d5b49c0dd8942d017ca04256efa0df9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45753
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19Exclusão DigitalLiteracia DigitalCompetências DigitaisEnsinoCOVID-19Esta dissertação tem como objetivo compreender e analisar as abordagens e diferentes fases de apropriação dos novos media, desde o acesso até à literacia digital. Incide particularmente no ensino e nas teorias que sustentam o uso das novas tecnologias da informação enquanto ferramentas de ensino, bem como na comunidade académica enquanto potencializadora da inclusão digital. A investigação pretende verificar lacunas digitais entre os estudantes do ensino superior nos períodos de confinamento provocados pela pandemia de COVID-19, onde o ensino ocorreu total ou parcialmente em regime online. Desta forma procuramos responder às seguintes questões: 1) Que impacto tem a condição socioeconómica dos estudantes na posse de dispositivos de novos media?; 2) É a condição socioeconómica do estudante fator de desigualdade de competências digitais fundamentais para acompanhar o ensino online nos períodos de confinamento provocados pela pandemia de COVID-19?; 3) Em que medida a localização geográfica (indicadores demográficos) interfere com a qualidade/velocidade de acesso à Internet? São os alunos de meio rural prejudicados no ensino online? Os principais resultados revelam que mesmo entre a comunidade de jovens universitários, um grupo da sociedade que a retórica popular tende a considerar digitalmente mais incluídos, as desigualdades de acesso e de competências verificam-se num período em que o acesso à informação esteve essencialmente limitado ao online.Borges, Susana Maria Cerqueira, 1974-Repositório ComumSousa, Flávia Raquel Gonçalves de2023-07-27T10:52:28Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45753TID:203333608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:16:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:55.337644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19
title Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19
spellingShingle Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19
Sousa, Flávia Raquel Gonçalves de
Exclusão Digital
Literacia Digital
Competências Digitais
Ensino
COVID-19
title_short Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19
title_full Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19
title_fullStr Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19
title_full_unstemmed Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19
title_sort Exclusão e literacia digital: acesso e competências dos estudantes no acesso à informação durante a pandemia de COVID-19
author Sousa, Flávia Raquel Gonçalves de
author_facet Sousa, Flávia Raquel Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Susana Maria Cerqueira, 1974-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Flávia Raquel Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Exclusão Digital
Literacia Digital
Competências Digitais
Ensino
COVID-19
topic Exclusão Digital
Literacia Digital
Competências Digitais
Ensino
COVID-19
description Esta dissertação tem como objetivo compreender e analisar as abordagens e diferentes fases de apropriação dos novos media, desde o acesso até à literacia digital. Incide particularmente no ensino e nas teorias que sustentam o uso das novas tecnologias da informação enquanto ferramentas de ensino, bem como na comunidade académica enquanto potencializadora da inclusão digital. A investigação pretende verificar lacunas digitais entre os estudantes do ensino superior nos períodos de confinamento provocados pela pandemia de COVID-19, onde o ensino ocorreu total ou parcialmente em regime online. Desta forma procuramos responder às seguintes questões: 1) Que impacto tem a condição socioeconómica dos estudantes na posse de dispositivos de novos media?; 2) É a condição socioeconómica do estudante fator de desigualdade de competências digitais fundamentais para acompanhar o ensino online nos períodos de confinamento provocados pela pandemia de COVID-19?; 3) Em que medida a localização geográfica (indicadores demográficos) interfere com a qualidade/velocidade de acesso à Internet? São os alunos de meio rural prejudicados no ensino online? Os principais resultados revelam que mesmo entre a comunidade de jovens universitários, um grupo da sociedade que a retórica popular tende a considerar digitalmente mais incluídos, as desigualdades de acesso e de competências verificam-se num período em que o acesso à informação esteve essencialmente limitado ao online.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-27T10:52:28Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/45753
TID:203333608
url http://hdl.handle.net/10400.26/45753
identifier_str_mv TID:203333608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133511592968192