A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutórios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Gabriel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Coelho da Silva, José Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/48335
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir questões introdutórias sobre a relevância da História da Ciência no Ensino de Ciências. Inicialmente delineamos o processo histórico de inserção da História da Ciência no Ensino de Ciências e, em seguida, apontamos justificativas para a emprego dos elementos históricos neste ensino. Na terceira seção indicamos algumas dificuldades para a implementação da História da Ciência no Ensino de Ciências e finalizamos o texto destacando inconsistências nesta implementação.
id RCAP_3d676e236fc699aa5e1427942a766a71
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48335
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutóriosHistória da CiênciaEnsino de CiênciasAbordagem contextualHistory of ScienceScience TeachingContextual approachCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo tem como objetivo discutir questões introdutórias sobre a relevância da História da Ciência no Ensino de Ciências. Inicialmente delineamos o processo histórico de inserção da História da Ciência no Ensino de Ciências e, em seguida, apontamos justificativas para a emprego dos elementos históricos neste ensino. Na terceira seção indicamos algumas dificuldades para a implementação da História da Ciência no Ensino de Ciências e finalizamos o texto destacando inconsistências nesta implementação.This article aims to discuss introductory questions about the relevance of the History of Science in Science Teaching. We firstly outline the historical process of insertion of the History of Science in the Science Teaching and then we point out justifications for the use of historical elements in this teaching. In the third section we indicate some difficulties for the implementation of the History of Science in Science Teaching and we finish the text highlighting inconsistencies in this implementation.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal do Recôncavo da BahiaUniversidade do MinhoRibeiro, GabrielCoelho da Silva, José Luís2017-112017-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/48335porRibeiro, Gabriel & Coelho da Silva, José Luís (2017). A relevância da História da Ciência para o ensino de Ciências: elementos introdutórios. Revista Acadêmica Gueto, 9(1), pp. 12-25.2319-0752https://www2.ufrb.edu.br/revistaacademicagueto/images/REVISTA_vol_9_edicao_ESPECIAL_completa.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-06T01:23:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:28.520087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutórios
title A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutórios
spellingShingle A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutórios
Ribeiro, Gabriel
História da Ciência
Ensino de Ciências
Abordagem contextual
History of Science
Science Teaching
Contextual approach
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutórios
title_full A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutórios
title_fullStr A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutórios
title_full_unstemmed A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutórios
title_sort A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutórios
author Ribeiro, Gabriel
author_facet Ribeiro, Gabriel
Coelho da Silva, José Luís
author_role author
author2 Coelho da Silva, José Luís
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Gabriel
Coelho da Silva, José Luís
dc.subject.por.fl_str_mv História da Ciência
Ensino de Ciências
Abordagem contextual
History of Science
Science Teaching
Contextual approach
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic História da Ciência
Ensino de Ciências
Abordagem contextual
History of Science
Science Teaching
Contextual approach
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo tem como objetivo discutir questões introdutórias sobre a relevância da História da Ciência no Ensino de Ciências. Inicialmente delineamos o processo histórico de inserção da História da Ciência no Ensino de Ciências e, em seguida, apontamos justificativas para a emprego dos elementos históricos neste ensino. Na terceira seção indicamos algumas dificuldades para a implementação da História da Ciência no Ensino de Ciências e finalizamos o texto destacando inconsistências nesta implementação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2017-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/48335
url https://hdl.handle.net/1822/48335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro, Gabriel & Coelho da Silva, José Luís (2017). A relevância da História da Ciência para o ensino de Ciências: elementos introdutórios. Revista Acadêmica Gueto, 9(1), pp. 12-25.
2319-0752
https://www2.ufrb.edu.br/revistaacademicagueto/images/REVISTA_vol_9_edicao_ESPECIAL_completa.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132519902216192