A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutórios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/48335 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir questões introdutórias sobre a relevância da História da Ciência no Ensino de Ciências. Inicialmente delineamos o processo histórico de inserção da História da Ciência no Ensino de Ciências e, em seguida, apontamos justificativas para a emprego dos elementos históricos neste ensino. Na terceira seção indicamos algumas dificuldades para a implementação da História da Ciência no Ensino de Ciências e finalizamos o texto destacando inconsistências nesta implementação. |
id |
RCAP_3d676e236fc699aa5e1427942a766a71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48335 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutóriosHistória da CiênciaEnsino de CiênciasAbordagem contextualHistory of ScienceScience TeachingContextual approachCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo tem como objetivo discutir questões introdutórias sobre a relevância da História da Ciência no Ensino de Ciências. Inicialmente delineamos o processo histórico de inserção da História da Ciência no Ensino de Ciências e, em seguida, apontamos justificativas para a emprego dos elementos históricos neste ensino. Na terceira seção indicamos algumas dificuldades para a implementação da História da Ciência no Ensino de Ciências e finalizamos o texto destacando inconsistências nesta implementação.This article aims to discuss introductory questions about the relevance of the History of Science in Science Teaching. We firstly outline the historical process of insertion of the History of Science in the Science Teaching and then we point out justifications for the use of historical elements in this teaching. In the third section we indicate some difficulties for the implementation of the History of Science in Science Teaching and we finish the text highlighting inconsistencies in this implementation.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal do Recôncavo da BahiaUniversidade do MinhoRibeiro, GabrielCoelho da Silva, José Luís2017-112017-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/48335porRibeiro, Gabriel & Coelho da Silva, José Luís (2017). A relevância da História da Ciência para o ensino de Ciências: elementos introdutórios. Revista Acadêmica Gueto, 9(1), pp. 12-25.2319-0752https://www2.ufrb.edu.br/revistaacademicagueto/images/REVISTA_vol_9_edicao_ESPECIAL_completa.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-06T01:23:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:28.520087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutórios |
title |
A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutórios |
spellingShingle |
A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutórios Ribeiro, Gabriel História da Ciência Ensino de Ciências Abordagem contextual History of Science Science Teaching Contextual approach Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutórios |
title_full |
A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutórios |
title_fullStr |
A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutórios |
title_full_unstemmed |
A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutórios |
title_sort |
A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutórios |
author |
Ribeiro, Gabriel |
author_facet |
Ribeiro, Gabriel Coelho da Silva, José Luís |
author_role |
author |
author2 |
Coelho da Silva, José Luís |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Gabriel Coelho da Silva, José Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Ciência Ensino de Ciências Abordagem contextual History of Science Science Teaching Contextual approach Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
História da Ciência Ensino de Ciências Abordagem contextual History of Science Science Teaching Contextual approach Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir questões introdutórias sobre a relevância da História da Ciência no Ensino de Ciências. Inicialmente delineamos o processo histórico de inserção da História da Ciência no Ensino de Ciências e, em seguida, apontamos justificativas para a emprego dos elementos históricos neste ensino. Na terceira seção indicamos algumas dificuldades para a implementação da História da Ciência no Ensino de Ciências e finalizamos o texto destacando inconsistências nesta implementação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11 2017-11-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/48335 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/48335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Gabriel & Coelho da Silva, José Luís (2017). A relevância da História da Ciência para o ensino de Ciências: elementos introdutórios. Revista Acadêmica Gueto, 9(1), pp. 12-25. 2319-0752 https://www2.ufrb.edu.br/revistaacademicagueto/images/REVISTA_vol_9_edicao_ESPECIAL_completa.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132519902216192 |