A (in)efetividade jurisdicional e arbitragem em matéria tributária no brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valença, Nelson Bruno do Rego
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/6394
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade examinar a possibilidade de utilização da arbitragem como meio alternativo de resolução de conflitos em matéria tributária no Brasil. Para tanto, inicialmente serão abordados princípios constitucionais da efetividade jurisdicional, inafastabilidade do controle jurisdicional, duração razoável do processo e acesso à justiça, temas relevantes ante o cenário de congestionamento que vive o Judiciário brasileiro, que vive realidade de processo moroso, ineficaz e que não represente resultado prático, frustrando a realização do direito material. Apresentaremos estudos estatísticos realizados anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acerca do funcionamento do Judiciário e que apontam alta taxa de congestionamento dos processos judiciais, bem como dados divulgados pela Procuradoria da Fazenda Nacional (PFN) acerca do tempo de trâmite das execuções fiscais e custos para manutenção dos processos. Além disso, abordaremos a evolução da arbitragem no Brasil e no mundo, inclusive como meio de solução de conflitos envolvendo Direito Público, introduzindo debate acerca da viabilidade da arbitragem como meio de solução de conflito envolvendo a Administração Pública. Mais adiante, o presente trabalho apresentará países em que a arbitragem em matéria tributária já é uma realidade, quais sejam, Estados Unidos, Venezuela e Cabo Verde e, em capítulo específico, Portugal, merecendo destaque em razão de seu pioneirismo sobre o tema. Após, apresentaremos as principais vantagens apontadas pela doutrina quanto à utilização da arbitragem como meio de solucionar conflitos entre contribuinte e Fisco, além dos obstáculos que são apontados à implementação do citado meio alternativo no âmbito em questão. Ao final, serão apresentados os projetos de lei que objetivam a implementação da arbitragem tributária no Brasil, destacando as principais diferenças entre eles, como as críticas aos projetos, bem como, através do Direito Comparado, serão apresentadas hipóteses de utilização da arbitragem em matéria tributária no Brasil.
id RCAP_3d7488a77c956f8d99430078658c8614
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/6394
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A (in)efetividade jurisdicional e arbitragem em matéria tributária no brasilMeios alternativos de solução de conflito.Arbitragem Tributária.Direito ComparadoO presente trabalho tem por finalidade examinar a possibilidade de utilização da arbitragem como meio alternativo de resolução de conflitos em matéria tributária no Brasil. Para tanto, inicialmente serão abordados princípios constitucionais da efetividade jurisdicional, inafastabilidade do controle jurisdicional, duração razoável do processo e acesso à justiça, temas relevantes ante o cenário de congestionamento que vive o Judiciário brasileiro, que vive realidade de processo moroso, ineficaz e que não represente resultado prático, frustrando a realização do direito material. Apresentaremos estudos estatísticos realizados anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acerca do funcionamento do Judiciário e que apontam alta taxa de congestionamento dos processos judiciais, bem como dados divulgados pela Procuradoria da Fazenda Nacional (PFN) acerca do tempo de trâmite das execuções fiscais e custos para manutenção dos processos. Além disso, abordaremos a evolução da arbitragem no Brasil e no mundo, inclusive como meio de solução de conflitos envolvendo Direito Público, introduzindo debate acerca da viabilidade da arbitragem como meio de solução de conflito envolvendo a Administração Pública. Mais adiante, o presente trabalho apresentará países em que a arbitragem em matéria tributária já é uma realidade, quais sejam, Estados Unidos, Venezuela e Cabo Verde e, em capítulo específico, Portugal, merecendo destaque em razão de seu pioneirismo sobre o tema. Após, apresentaremos as principais vantagens apontadas pela doutrina quanto à utilização da arbitragem como meio de solucionar conflitos entre contribuinte e Fisco, além dos obstáculos que são apontados à implementação do citado meio alternativo no âmbito em questão. Ao final, serão apresentados os projetos de lei que objetivam a implementação da arbitragem tributária no Brasil, destacando as principais diferenças entre eles, como as críticas aos projetos, bem como, através do Direito Comparado, serão apresentadas hipóteses de utilização da arbitragem em matéria tributária no Brasil.2023-05-10T14:09:11Z2023-05-09T00:00:00Z2023-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/6394TID:203288874porValença, Nelson Bruno do Regoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:20:33Zoai:repositorio.ual.pt:11144/6394Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:34:03.720774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A (in)efetividade jurisdicional e arbitragem em matéria tributária no brasil
title A (in)efetividade jurisdicional e arbitragem em matéria tributária no brasil
spellingShingle A (in)efetividade jurisdicional e arbitragem em matéria tributária no brasil
Valença, Nelson Bruno do Rego
Meios alternativos de solução de conflito.
Arbitragem Tributária.
Direito Comparado
title_short A (in)efetividade jurisdicional e arbitragem em matéria tributária no brasil
title_full A (in)efetividade jurisdicional e arbitragem em matéria tributária no brasil
title_fullStr A (in)efetividade jurisdicional e arbitragem em matéria tributária no brasil
title_full_unstemmed A (in)efetividade jurisdicional e arbitragem em matéria tributária no brasil
title_sort A (in)efetividade jurisdicional e arbitragem em matéria tributária no brasil
author Valença, Nelson Bruno do Rego
author_facet Valença, Nelson Bruno do Rego
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valença, Nelson Bruno do Rego
dc.subject.por.fl_str_mv Meios alternativos de solução de conflito.
Arbitragem Tributária.
Direito Comparado
topic Meios alternativos de solução de conflito.
Arbitragem Tributária.
Direito Comparado
description O presente trabalho tem por finalidade examinar a possibilidade de utilização da arbitragem como meio alternativo de resolução de conflitos em matéria tributária no Brasil. Para tanto, inicialmente serão abordados princípios constitucionais da efetividade jurisdicional, inafastabilidade do controle jurisdicional, duração razoável do processo e acesso à justiça, temas relevantes ante o cenário de congestionamento que vive o Judiciário brasileiro, que vive realidade de processo moroso, ineficaz e que não represente resultado prático, frustrando a realização do direito material. Apresentaremos estudos estatísticos realizados anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acerca do funcionamento do Judiciário e que apontam alta taxa de congestionamento dos processos judiciais, bem como dados divulgados pela Procuradoria da Fazenda Nacional (PFN) acerca do tempo de trâmite das execuções fiscais e custos para manutenção dos processos. Além disso, abordaremos a evolução da arbitragem no Brasil e no mundo, inclusive como meio de solução de conflitos envolvendo Direito Público, introduzindo debate acerca da viabilidade da arbitragem como meio de solução de conflito envolvendo a Administração Pública. Mais adiante, o presente trabalho apresentará países em que a arbitragem em matéria tributária já é uma realidade, quais sejam, Estados Unidos, Venezuela e Cabo Verde e, em capítulo específico, Portugal, merecendo destaque em razão de seu pioneirismo sobre o tema. Após, apresentaremos as principais vantagens apontadas pela doutrina quanto à utilização da arbitragem como meio de solucionar conflitos entre contribuinte e Fisco, além dos obstáculos que são apontados à implementação do citado meio alternativo no âmbito em questão. Ao final, serão apresentados os projetos de lei que objetivam a implementação da arbitragem tributária no Brasil, destacando as principais diferenças entre eles, como as críticas aos projetos, bem como, através do Direito Comparado, serão apresentadas hipóteses de utilização da arbitragem em matéria tributária no Brasil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-10T14:09:11Z
2023-05-09T00:00:00Z
2023-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/6394
TID:203288874
url http://hdl.handle.net/11144/6394
identifier_str_mv TID:203288874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136818436767744