Conjugação de aulas individuais e partilhadas no ensino do piano: motivação e aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Carolina Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6295
Resumo: O presente Relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Superior Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas e complementares. A primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, análise e reflexão da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu durante o ano letivo de 2017/18 na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes na disciplina de instrumento. A segunda parte descreve o Projeto de Ensino Artístico que se articulou com a prática letiva da disciplina de piano, que oriento na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes intitulado: Conjugação de aulas individuais e partilhadas no ensino do piano: motivação e aprendizagens. A temática deste estudo desencadeou uma discussão teórica sobre questões inerentes à motivação, às aprendizagens e ao envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem do piano. A análise dos dados recolhidos ao longo do ano letivo através de instrumentos diversificados, permite considerar que o método de ensino sob a qual incide a investigação possibilita diversas dinâmicas de aprendizagem produzindo resultados positivos no campo da motivação, das aprendizagens e do envolvimento dos discentes.
id RCAP_3d8075d44fe9e448956a9575ac037dbc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conjugação de aulas individuais e partilhadas no ensino do piano: motivação e aprendizagensAulas individuaisAulas partilhadasMotivação para a aprendizagemEnvolvimento na aprendizagemAutoeficáciaIndividual lessonsShared lessonsMotivation in music learningInvolvement in learningSelf-efficacyDomínio/Área Científica:HumanidadesO presente Relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Superior Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas e complementares. A primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, análise e reflexão da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu durante o ano letivo de 2017/18 na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes na disciplina de instrumento. A segunda parte descreve o Projeto de Ensino Artístico que se articulou com a prática letiva da disciplina de piano, que oriento na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes intitulado: Conjugação de aulas individuais e partilhadas no ensino do piano: motivação e aprendizagens. A temática deste estudo desencadeou uma discussão teórica sobre questões inerentes à motivação, às aprendizagens e ao envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem do piano. A análise dos dados recolhidos ao longo do ano letivo através de instrumentos diversificados, permite considerar que o método de ensino sob a qual incide a investigação possibilita diversas dinâmicas de aprendizagem produzindo resultados positivos no campo da motivação, das aprendizagens e do envolvimento dos discentes.Abstract : This Report was carried out as part of the Masters’ Degree in Music Education at Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Superior Politécnico de Castelo Branco and it is divided in two different parts that complement each other. In the first section, the supervised teaching practice that took place at Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes during the academic year of 2017/18 is presented, described, analyzed and reflected upon, focusing on the practical curricular units of instrumental practice and group practice. The second section concerns the Artistic Studies Project incorporated in the group practice entitled Conjugation of individual and shared lessons in piano teaching: motivation and learning. The theme of this study triggered a theoretical discussion about issues inherent in motivation, learning and the student’s involvement in the piano learning process. The analysis of the collected data throughout the school year through a variety of instruments allows us to consider that the teaching method under which the research is carried out enables several learning dynamics that bring positive results in the fields of motivation, learning and student involvement.Pereira, Cristina Maria GonçalvesWalton, Jill Heather LawsonRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAlves, Carolina Santos2018-12-10T18:08:44Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6295TID:202100030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:10Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:58.567661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conjugação de aulas individuais e partilhadas no ensino do piano: motivação e aprendizagens
title Conjugação de aulas individuais e partilhadas no ensino do piano: motivação e aprendizagens
spellingShingle Conjugação de aulas individuais e partilhadas no ensino do piano: motivação e aprendizagens
Alves, Carolina Santos
Aulas individuais
Aulas partilhadas
Motivação para a aprendizagem
Envolvimento na aprendizagem
Autoeficácia
Individual lessons
Shared lessons
Motivation in music learning
Involvement in learning
Self-efficacy
Domínio/Área Científica:Humanidades
title_short Conjugação de aulas individuais e partilhadas no ensino do piano: motivação e aprendizagens
title_full Conjugação de aulas individuais e partilhadas no ensino do piano: motivação e aprendizagens
title_fullStr Conjugação de aulas individuais e partilhadas no ensino do piano: motivação e aprendizagens
title_full_unstemmed Conjugação de aulas individuais e partilhadas no ensino do piano: motivação e aprendizagens
title_sort Conjugação de aulas individuais e partilhadas no ensino do piano: motivação e aprendizagens
author Alves, Carolina Santos
author_facet Alves, Carolina Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Cristina Maria Gonçalves
Walton, Jill Heather Lawson
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Carolina Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Aulas individuais
Aulas partilhadas
Motivação para a aprendizagem
Envolvimento na aprendizagem
Autoeficácia
Individual lessons
Shared lessons
Motivation in music learning
Involvement in learning
Self-efficacy
Domínio/Área Científica:Humanidades
topic Aulas individuais
Aulas partilhadas
Motivação para a aprendizagem
Envolvimento na aprendizagem
Autoeficácia
Individual lessons
Shared lessons
Motivation in music learning
Involvement in learning
Self-efficacy
Domínio/Área Científica:Humanidades
description O presente Relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Superior Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas e complementares. A primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, análise e reflexão da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu durante o ano letivo de 2017/18 na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes na disciplina de instrumento. A segunda parte descreve o Projeto de Ensino Artístico que se articulou com a prática letiva da disciplina de piano, que oriento na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes intitulado: Conjugação de aulas individuais e partilhadas no ensino do piano: motivação e aprendizagens. A temática deste estudo desencadeou uma discussão teórica sobre questões inerentes à motivação, às aprendizagens e ao envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem do piano. A análise dos dados recolhidos ao longo do ano letivo através de instrumentos diversificados, permite considerar que o método de ensino sob a qual incide a investigação possibilita diversas dinâmicas de aprendizagem produzindo resultados positivos no campo da motivação, das aprendizagens e do envolvimento dos discentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10T18:08:44Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6295
TID:202100030
url http://hdl.handle.net/10400.11/6295
identifier_str_mv TID:202100030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130831600484352