A violência no espaço escolar: representações dos professores de Simões - PI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria das Graças de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6909
Resumo: Tomou-se como foco geral da pesquisa a representação de professores de duas escolas de ensino fundamental de Simões-Piauí sobre a violência e suas diversas formas, em especial as que ocorrem no espaço escolar. Como objetivos específicos pretendeu-se (i) explorar as representações dos professores sobre violência na escola, (ii) identificar e caracterizar os tipos mais comuns de violência observados e vividos pelos professores nas suas escolas e (iii) as estratégias e/ou medidas por si adotadas para lidarem com a violência nestes espaços. Tratouse de uma pesquisa exploratória e descritiva, com recurso a questionário, em que participaram professores das referidas escolas. Os resultados indicam que os professores representam a violência como uma ação maléfica intencional, ou seja, como ato de ferir ou maltratar o outro. Distingue-se no conteúdo dessa representação a presença relativamente equilibrada dos três principais tipos de violência, física, psicológica e social ou moral, prevalecendo ligeiramente esta última.Com relação à violência observada, em que sobressai a violência entre alunos, os diversos tipos de violência (patrimonial, física, negligência, psicológica) foram percebidos de maneira equilibrada, com exceção da violência sexual, cujo registo foi bastante menor. No que toca à violência sofrida, destaca-se a violência psicológica e, com metade da incidência, aviolência física e negligência. Deste modo, a distribuição dos tipos de violência observada e vivida não se apresentam inteiramente coincidentes. Sobre as estratégias as palestras são a referência principal, o que situa a intervenção num plano ainda muito tradicional. O estudo permitiu-nos concluir que a violência no ambiente escolar ainda é muito presente, necessitando ser mais estudada e discutida.
id RCAP_3d8226cb3a25a2438b7cc2b92a8769ab
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6909
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A violência no espaço escolar: representações dos professores de Simões - PIMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOVIOLÊNCIA ESCOLARMEIO ESCOLARREPRESENTAÇÕES SOCIAISESTUDOS DE CASOBRASILPIAUÍEDUCATIONSCHOOL VIOLENCESCHOOL ENVIRONMENTSOCIAL REPRESENTATIONSCASE STUDIESBRAZILPIAUÍTomou-se como foco geral da pesquisa a representação de professores de duas escolas de ensino fundamental de Simões-Piauí sobre a violência e suas diversas formas, em especial as que ocorrem no espaço escolar. Como objetivos específicos pretendeu-se (i) explorar as representações dos professores sobre violência na escola, (ii) identificar e caracterizar os tipos mais comuns de violência observados e vividos pelos professores nas suas escolas e (iii) as estratégias e/ou medidas por si adotadas para lidarem com a violência nestes espaços. Tratouse de uma pesquisa exploratória e descritiva, com recurso a questionário, em que participaram professores das referidas escolas. Os resultados indicam que os professores representam a violência como uma ação maléfica intencional, ou seja, como ato de ferir ou maltratar o outro. Distingue-se no conteúdo dessa representação a presença relativamente equilibrada dos três principais tipos de violência, física, psicológica e social ou moral, prevalecendo ligeiramente esta última.Com relação à violência observada, em que sobressai a violência entre alunos, os diversos tipos de violência (patrimonial, física, negligência, psicológica) foram percebidos de maneira equilibrada, com exceção da violência sexual, cujo registo foi bastante menor. No que toca à violência sofrida, destaca-se a violência psicológica e, com metade da incidência, aviolência física e negligência. Deste modo, a distribuição dos tipos de violência observada e vivida não se apresentam inteiramente coincidentes. Sobre as estratégias as palestras são a referência principal, o que situa a intervenção num plano ainda muito tradicional. O estudo permitiu-nos concluir que a violência no ambiente escolar ainda é muito presente, necessitando ser mais estudada e discutida.It was taken as the general focus of the research the representation of teachers from two elementary schools Simões, Piauí on violence and its various forms, especially those that occur at school. The specific objectives was intended (i) to explore the representations of teachers about violence at school, (ii) identify and characterize the most common types of observed violence and experienced by teachers in their schools and (iii) the strategies and / or measures for They adopted to deal with violence in these areas. This was an exploratory and descriptive research, using questionnaire, attended by teachers of these schools. The results indicate that teachers represent violence as an intentional malevolent action, that is, as an act of harm or mistreat another. It is distinguished in the content of this representation the relatively balanced presence of the three main types of violence, physical, psychological and social or moral, slightly prevailing this última.Com relation to observed violence, which stands violence among students, the various types of violence (balance, physical, neglect, psychological) were perceived in a balanced way, with the exception of sexual violence, which registration was much lower. Regarding the violence suffered, there is psychological violence and half the incidence, aviolência physical and neglect. Thus, the distribution of types of violence observed and lived not have entirely coincidental. About the lectures strategies are the main reference, which situates the action in a still very traditional plan. The study allowed us to conclude that violence in the school environment is still very present and needs to be further studied and discussed.2016-04-04T14:26:24Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6909porCarvalho, Maria das Graças deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:09Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:59.062869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A violência no espaço escolar: representações dos professores de Simões - PI
title A violência no espaço escolar: representações dos professores de Simões - PI
spellingShingle A violência no espaço escolar: representações dos professores de Simões - PI
Carvalho, Maria das Graças de
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
VIOLÊNCIA ESCOLAR
MEIO ESCOLAR
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
PIAUÍ
EDUCATION
SCHOOL VIOLENCE
SCHOOL ENVIRONMENT
SOCIAL REPRESENTATIONS
CASE STUDIES
BRAZIL
PIAUÍ
title_short A violência no espaço escolar: representações dos professores de Simões - PI
title_full A violência no espaço escolar: representações dos professores de Simões - PI
title_fullStr A violência no espaço escolar: representações dos professores de Simões - PI
title_full_unstemmed A violência no espaço escolar: representações dos professores de Simões - PI
title_sort A violência no espaço escolar: representações dos professores de Simões - PI
author Carvalho, Maria das Graças de
author_facet Carvalho, Maria das Graças de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria das Graças de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
VIOLÊNCIA ESCOLAR
MEIO ESCOLAR
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
PIAUÍ
EDUCATION
SCHOOL VIOLENCE
SCHOOL ENVIRONMENT
SOCIAL REPRESENTATIONS
CASE STUDIES
BRAZIL
PIAUÍ
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
VIOLÊNCIA ESCOLAR
MEIO ESCOLAR
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
PIAUÍ
EDUCATION
SCHOOL VIOLENCE
SCHOOL ENVIRONMENT
SOCIAL REPRESENTATIONS
CASE STUDIES
BRAZIL
PIAUÍ
description Tomou-se como foco geral da pesquisa a representação de professores de duas escolas de ensino fundamental de Simões-Piauí sobre a violência e suas diversas formas, em especial as que ocorrem no espaço escolar. Como objetivos específicos pretendeu-se (i) explorar as representações dos professores sobre violência na escola, (ii) identificar e caracterizar os tipos mais comuns de violência observados e vividos pelos professores nas suas escolas e (iii) as estratégias e/ou medidas por si adotadas para lidarem com a violência nestes espaços. Tratouse de uma pesquisa exploratória e descritiva, com recurso a questionário, em que participaram professores das referidas escolas. Os resultados indicam que os professores representam a violência como uma ação maléfica intencional, ou seja, como ato de ferir ou maltratar o outro. Distingue-se no conteúdo dessa representação a presença relativamente equilibrada dos três principais tipos de violência, física, psicológica e social ou moral, prevalecendo ligeiramente esta última.Com relação à violência observada, em que sobressai a violência entre alunos, os diversos tipos de violência (patrimonial, física, negligência, psicológica) foram percebidos de maneira equilibrada, com exceção da violência sexual, cujo registo foi bastante menor. No que toca à violência sofrida, destaca-se a violência psicológica e, com metade da incidência, aviolência física e negligência. Deste modo, a distribuição dos tipos de violência observada e vivida não se apresentam inteiramente coincidentes. Sobre as estratégias as palestras são a referência principal, o que situa a intervenção num plano ainda muito tradicional. O estudo permitiu-nos concluir que a violência no ambiente escolar ainda é muito presente, necessitando ser mais estudada e discutida.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-04T14:26:24Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6909
url http://hdl.handle.net/10437/6909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131266706046976