Intervenção de conservação e restauro de uma escultura em madeira policromada do séc. XVIII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Ana Catarina Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32896
Resumo: O estágio centrou-se no tratamento de conservação e restauro de uma escultura em madeira policromada, Deus Pai, datada dos finais do Séc. XVIII cedida pelo Museu da Misericórdia do Porto. A intervenção decorreu nas Oficinas do Centro de Conservação e Restauro da Universidade Católica Portuguesa- Escola das Artes. Foi realizado o levantamento histórico e iconográfico da obra, o estudo analítico e posterior intervenção de conservação e restauro. A escultura Deus Pai, tratando-se de um objeto religioso e com um propósito museológico, foi submetida a um tratamento conservativo. Desta forma não se cria um “falso histórico” devido à ausência de documentos e fotografias do mesmo, assim como à reduzida ou inexistência de obras com o mesmo caracter iconográfico, semelhantes à obra em estudo. Realizaram-se estudos que permitiram a compreensão do contexto histórico e artístico dos materiais e das técnicas decorativas, tendo sido realizados as seguintes técnicas analíticas: fluorescência induzida por radiação ultra-violeta, fotografias a dino-lite, identificação da madeira, raman e xrf. O bem cultural, foi intervencionado tendo em consideração a estabilização física, a restituição da funcionalidade e a devolução de leitura que foi alterada com o aparecimento da camada de preparação aquando do destacamento da policromia. Existiram diversos desafios durante o processo, que geraram dúvidas, porém após um consenso foram ultrapassados tendo em conta a escultura e a sua finalidade artística. A falta de documentação com informações relativas à escultura, tornou-a num desafio, sendo necessária uma extensa pesquisa de forma a decifrar a sua atribuição e data de execução. Quanto ao autor e local onde permaneceu até pertencer ao Museu da Santa Casa da Misericórdia ainda é uma incógnita.
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