As múltiplas funções do docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Sofia Maria Azevedo Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/11895
Resumo: Este relatório consiste numa análise reflexiva do meu percurso profissional como docente do ensino básico e secundário. A minha reflexão é sustentada por referenciais teóricos que me permitiram enquadrar os diferentes níveis e contextos de atuação em que me envolvi no âmbito das várias funções que tenho vindo a desempenhar na escola Didáxis – Cooperativa de Ensino. Ser professora de Português e de Francês tem sido a minha principal função, mas não a posso descontextualizar de todas as outras que tenho exercido e que, pelas dinâmicas que lhes estão inerentes, muito contribuíram para a formação da minha identidade profissional: diretora de turma, coordenadora de departamento curricular e coordenadora de orientação educativa. Na minha atuação enquanto diretora de turma destaco a posição privilegiada que ocupo no estabelecimento de pontes nevrálgicas entre a escola e a família e entre o Conselho de Turma e a Direção Pedagógica. As funções que tenho desempenhado ao nível dos órgãos de gestão intermédia têm-me permitido trabalhar com o objetivo de promover um ensino cuja organização curricular atenda às múltiplas realidades e motivações dos alunos. A reflexão sistemática sobre as práticas pedagógicas, alicerçada em ações cíclicas de formação contínua, deve desencadear posturas explícitas da responsabilidade de se ser docente como forma de percecionar e gerir as permanentes oportunidades de aperfeiçoamento de todo o processo de ensino e aprendizagem.
id RCAP_3d8aa31a95087b056b70c22f2cd18908
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/11895
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As múltiplas funções do docenteEducaçãoReflexãoFunçõesGestãoCurrículoDiversidadeIgualdadeFormaçãoEducationReflectionFunctionsManagementCurriculumDiversityEqualityTrainingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório consiste numa análise reflexiva do meu percurso profissional como docente do ensino básico e secundário. A minha reflexão é sustentada por referenciais teóricos que me permitiram enquadrar os diferentes níveis e contextos de atuação em que me envolvi no âmbito das várias funções que tenho vindo a desempenhar na escola Didáxis – Cooperativa de Ensino. Ser professora de Português e de Francês tem sido a minha principal função, mas não a posso descontextualizar de todas as outras que tenho exercido e que, pelas dinâmicas que lhes estão inerentes, muito contribuíram para a formação da minha identidade profissional: diretora de turma, coordenadora de departamento curricular e coordenadora de orientação educativa. Na minha atuação enquanto diretora de turma destaco a posição privilegiada que ocupo no estabelecimento de pontes nevrálgicas entre a escola e a família e entre o Conselho de Turma e a Direção Pedagógica. As funções que tenho desempenhado ao nível dos órgãos de gestão intermédia têm-me permitido trabalhar com o objetivo de promover um ensino cuja organização curricular atenda às múltiplas realidades e motivações dos alunos. A reflexão sistemática sobre as práticas pedagógicas, alicerçada em ações cíclicas de formação contínua, deve desencadear posturas explícitas da responsabilidade de se ser docente como forma de percecionar e gerir as permanentes oportunidades de aperfeiçoamento de todo o processo de ensino e aprendizagem.This report presents a reflective analysis of my career as a teacher in the middle and secondary schools. My reflection is supported by several theoretical frameworks that allowed me to fit the different levels and contexts of action I got involved in the various functions that I have been performed in my current school: Didáxis – Cooperativa de Ensino. Being a Portuguese and French languages teacher has been my main function. The dynamics inherent to the other functions that I have been performing have greatly contributed to the formation of my professional identity: head of the class, department curriculum coordinator and coordinator of educational orientation. The role of head of the class has given me the privilege to build bridges both between the school and the students’ homes and between the school educational board and the classroom teachers. The roles that I have been playing at the middle-level management have allowed me to work towards the promotion of the school educational project to meet the multiple realities and motivations of the students. The systematic reflection on teaching practices, supported by the frequent enrolment in continuing education classes, should drive teachers to explicitly assume the responsibility to catch the permanent existing opportunities to improve the teaching-learning process.Roldão, Maria do CéuVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMachado, Sofia Maria Azevedo Rodrigues2013-07-09T07:35:46Z2012-10-3120122012-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/11895porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-19T01:38:45Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/11895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:09:39.472276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As múltiplas funções do docente
title As múltiplas funções do docente
spellingShingle As múltiplas funções do docente
Machado, Sofia Maria Azevedo Rodrigues
Educação
Reflexão
Funções
Gestão
Currículo
Diversidade
Igualdade
Formação
Education
Reflection
Functions
Management
Curriculum
Diversity
Equality
Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As múltiplas funções do docente
title_full As múltiplas funções do docente
title_fullStr As múltiplas funções do docente
title_full_unstemmed As múltiplas funções do docente
title_sort As múltiplas funções do docente
author Machado, Sofia Maria Azevedo Rodrigues
author_facet Machado, Sofia Maria Azevedo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roldão, Maria do Céu
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Sofia Maria Azevedo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Reflexão
Funções
Gestão
Currículo
Diversidade
Igualdade
Formação
Education
Reflection
Functions
Management
Curriculum
Diversity
Equality
Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Reflexão
Funções
Gestão
Currículo
Diversidade
Igualdade
Formação
Education
Reflection
Functions
Management
Curriculum
Diversity
Equality
Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório consiste numa análise reflexiva do meu percurso profissional como docente do ensino básico e secundário. A minha reflexão é sustentada por referenciais teóricos que me permitiram enquadrar os diferentes níveis e contextos de atuação em que me envolvi no âmbito das várias funções que tenho vindo a desempenhar na escola Didáxis – Cooperativa de Ensino. Ser professora de Português e de Francês tem sido a minha principal função, mas não a posso descontextualizar de todas as outras que tenho exercido e que, pelas dinâmicas que lhes estão inerentes, muito contribuíram para a formação da minha identidade profissional: diretora de turma, coordenadora de departamento curricular e coordenadora de orientação educativa. Na minha atuação enquanto diretora de turma destaco a posição privilegiada que ocupo no estabelecimento de pontes nevrálgicas entre a escola e a família e entre o Conselho de Turma e a Direção Pedagógica. As funções que tenho desempenhado ao nível dos órgãos de gestão intermédia têm-me permitido trabalhar com o objetivo de promover um ensino cuja organização curricular atenda às múltiplas realidades e motivações dos alunos. A reflexão sistemática sobre as práticas pedagógicas, alicerçada em ações cíclicas de formação contínua, deve desencadear posturas explícitas da responsabilidade de se ser docente como forma de percecionar e gerir as permanentes oportunidades de aperfeiçoamento de todo o processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-31
2012
2012-10-31T00:00:00Z
2013-07-09T07:35:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/11895
url http://hdl.handle.net/10400.14/11895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131769117605888