Consumo responsável na moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Karla Kaline Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9712
Resumo: A sociedade de consumo e o sistema de moda, estiveram associados a um modo de produção onde a individualidade foi priorizada em detrimento do socioambiental. As consequências negativas dos modos de produção e consumo capitalistas fez surgir um novo tipo de consumidor responsável e sustentável. Este trabalho tem como objetivo principal contribuir para o entendimento da problemática entre o consumo responsável e sustentável na moda, e as novas prerrogativas de consumo na hipermodernidade, além de investigar quais são os fatores atuais que podem ajudar a compor um entendimento de como será o consumo de moda futuramente. Foi feita uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico sobre a sociedade de consumo, focando as características da sociedade hipermoderna caracterizada por Lipovetsky (2017). Foram feitas também análises do sistema de moda, e sua relação com o consumo responsável e sustentável e os coortes geracionais. Foi realizada, também, uma análise da relação entre os grupos geracionais e o consumo responsável e sustentável, de acordo com suas características e como elas podem influenciar a forma de consumo futuramente. Verificou-se que o estudo das gerações de facto, é importante para entender o comportamento do consumidor, baseado nas vivências sociais e históricas, além do contexto político e económico em que vivem/viveram para entender como o modo de consumo está a mudar. Conclui-se que análises mais aprofundadas sobre a relação entre grupos geracionais, consumo responsável e hiperconsumo são essenciais para compreender como a sociedade de consumo atual se comportará nas próximas décadas. Quais serão suas prioridades, valores e comportamento de consumo.
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