Comércio de Moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Nathalie Teixeira Laranjeira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9821
Resumo: Estamos perante uma sociedade cada vez mais acelerada e a tendência é para se intensificar ainda mais. A indústria da moda é um dos setores onde este aceleramento é mais notado, o qual arrastou com ele muitas mudanças a todos os níveis. Este trabalho de investigação tem como objetivo analisar uma das grandes tendências que se tem verificado no sector da moda e que, pela sua dimensão e implicações, tem sido motivo de preocupação. Trata-se do redimensionamento e relocalização das lojas físicas, em virtude da evolução das ordens económica e geopolítica mundiais e regionais, ao avanço da tecnologia e dos correspondentes comportamento e lifestyle dos consumidores. Assim, esta dissertação pretende analisar e entender qual poderá ser o futuro das lojas físicas face a estes fatores, considerando como muito importante o crescimento das lojas virtuais. Os objetivos que se procuram alcançar são: o esclarecimento de alguns conceitos que incorporam este tema; as vantagens e desvantagens de ambos nos respetivos canais de distribuição; de que forma os espaços físicos de moda se estão a adaptar às novas realidades tecnológicas, assim como aos diferentes consumidores e preferências de consumo e quais as tendências e estratégias futuras para competirem com o crescimento das lojas virtuais. O desenrolar da investigação, através do estudo de referências bibliográficas e de casos reais, bem como da análise da relação entre ambos, permitiu concluir que o comércio digital continuará a crescer, no entanto, o comércio físico continuará a manter a sua importância. Foi possível observar que existem, na verdade, exemplos de marcas de moda que começaram por atuar apenas no canal online e que encontraram razões para apostar também no físico. Assim como, marcas que sempre atuaram apenas através do físico, perceberam a vantagem do canal online, o que vai de encontro ao estudo da bibliografia, onde foi possível entender que os canais não devem competir entre si, pelo contrário, devem complementarem-se de forma a conseguir uma estratégia omnichannel bem-sucedida.
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Assim, esta dissertação pretende analisar e entender qual poderá ser o futuro das lojas físicas face a estes fatores, considerando como muito importante o crescimento das lojas virtuais. Os objetivos que se procuram alcançar são: o esclarecimento de alguns conceitos que incorporam este tema; as vantagens e desvantagens de ambos nos respetivos canais de distribuição; de que forma os espaços físicos de moda se estão a adaptar às novas realidades tecnológicas, assim como aos diferentes consumidores e preferências de consumo e quais as tendências e estratégias futuras para competirem com o crescimento das lojas virtuais. O desenrolar da investigação, através do estudo de referências bibliográficas e de casos reais, bem como da análise da relação entre ambos, permitiu concluir que o comércio digital continuará a crescer, no entanto, o comércio físico continuará a manter a sua importância. Foi possível observar que existem, na verdade, exemplos de marcas de moda que começaram por atuar apenas no canal online e que encontraram razões para apostar também no físico. Assim como, marcas que sempre atuaram apenas através do físico, perceberam a vantagem do canal online, o que vai de encontro ao estudo da bibliografia, onde foi possível entender que os canais não devem competir entre si, pelo contrário, devem complementarem-se de forma a conseguir uma estratégia omnichannel bem-sucedida.We are facing an increasingly fast-paced society and the tendency is to intensify further. The fashion industry is one of the sectors where this acceleration is most noticeable, which has brought with it many changes at all levels. This research aims at analyzing one of the great trends that has occurred in the fashion sector and which, due to its size and implications, has been a cause for concern. These are the resizing and relocation of physical stores, due to the evolution of global and regional economic and geopolitical orders, the advancement of technology and the corresponding behavior and lifestyle of consumers. Thus, this dissertation intends to analyze and understand what the future of physical stores might be in the face of these factors, considering the growth of virtual stores as very important. The objectives that are sought are: the clarification of some concepts that incorporate this theme; the advantages and disadvantages of both in their respective distribution channels; how fashion physical spaces are adapting to new technological realities, as well as to different consumers and consumer preferences, and what are the trends and future strategies to compete with the growth of virtual stores. The development of research, through the study of bibliographical references and real cases, as well as the analysis of the relationship between the two, has led to the conclusion that digital commerce will continue to grow, but physical commerce will continue to maintain its importance. It was possible to observe that there are, in fact, examples of fashion brands that started by acting only on the online channel and that they found reasons to bet on the physical. Just as, brands that have always acted only through the physical, they have realized the advantage of the online channel, which goes against the study of the bibliography, where it was possible to understand that the channels should not compete with each other, on the contrary, they should complement each other to achieve a successful omnichannel strategy.Miguel, Rui Alberto LopesuBibliorumCorreia, Nathalie Teixeira Laranjeira2020-03-06T16:58:46Z2018-11-162018-10-82018-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9821TID:202354512porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:08Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:53.661364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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