A satisfação dos pacientes e a qualidade dos serviços : um estudo de caso em medicina dentária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Isadora Souza de Moraes Gameiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10690
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_3da92cc1cc718be5a2d41c01319996bd
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10690
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A satisfação dos pacientes e a qualidade dos serviços : um estudo de caso em medicina dentáriaSatisfaçãoQualidade dos ServiçosFidelizaçãoSERVQUALM GameiroSatisfactionQuality of ServicesLoyaltyMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialO presente trabalho final de mestrado consiste em um estudo de caso em medicina dentária, que tem como finalidade investigar o grau de satisfação dos pacientes e a qualidade dos serviços prestados por uma empresa singular, a M Gameiro. A escolha do tema baseou-se na crescente importância e valorização da qualidade dos serviços. Para analisar tais informações o método adotado foi o SERVQUAL, um dos métodos de avaliação da qualidade dos serviços mais utilizados, tendo sido para isso realizadas algumas adaptações ao modelo de forma a este refletir a realidade da empresa e o perfil dos seus pacientes. A M Gameiro, Médicos Dentistas Lda., é uma empresa familiar, que presta cuidados de saúde oral desde 2009 no Montijo, respondendo às necessidades de um segmento específico de pacientes cujo perfil corresponde maioritariamente a pacientes particulares. Os resultados demonstraram que a maioria dos pacientes se encontram totalmente satisfeitos ou muito satisfeitos com a M Gameiro, sendo que na maioria das dimensões da qualidade dos serviços a empresa em questão ultrapassa as expectativas dos pacientes.This research consists in a case study in the field of dentistry, which the main objective is to investigate the degree of satisfaction of the patients and the quality of the services delivered by a singular company, M Gameiro. The choice of these theme was based on the continuous growth of importance and valorisation of the quality of the services. To better analyse those informations, the method applied was SERVQUAL, one of the most used methods to evaluate the quality of the services, and, to better fit the reality of the company and to define the profile of its patients, some adaptations were made. M Gameiro, Médicos Dentistas Lda., is a family company that delivers services in the dentistry field since 2009 at Montijo, satisfying the necessities of a specific segment of patients which profile corresponds mainly to private patients. The results showed that most of the patients are totally satisfied or a lot satisfied with M Gameiro and in most of the quality dimensions of the services the company exceeds the patient's expectations.Instituto Superior de Economia e GestãoSoares, José CelestinoRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Isadora Souza de Moraes Gameiro2016-01-18T14:45:52Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10690porFerreira, Isadora Souza de Moraes Gameiro (2015). "A satisfação dos pacientes e a qualidade dos serviços : um estudo de caso em medicina dentária". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:06.743638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A satisfação dos pacientes e a qualidade dos serviços : um estudo de caso em medicina dentária
title A satisfação dos pacientes e a qualidade dos serviços : um estudo de caso em medicina dentária
spellingShingle A satisfação dos pacientes e a qualidade dos serviços : um estudo de caso em medicina dentária
Ferreira, Isadora Souza de Moraes Gameiro
Satisfação
Qualidade dos Serviços
Fidelização
SERVQUAL
M Gameiro
Satisfaction
Quality of Services
Loyalty
title_short A satisfação dos pacientes e a qualidade dos serviços : um estudo de caso em medicina dentária
title_full A satisfação dos pacientes e a qualidade dos serviços : um estudo de caso em medicina dentária
title_fullStr A satisfação dos pacientes e a qualidade dos serviços : um estudo de caso em medicina dentária
title_full_unstemmed A satisfação dos pacientes e a qualidade dos serviços : um estudo de caso em medicina dentária
title_sort A satisfação dos pacientes e a qualidade dos serviços : um estudo de caso em medicina dentária
author Ferreira, Isadora Souza de Moraes Gameiro
author_facet Ferreira, Isadora Souza de Moraes Gameiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, José Celestino
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Isadora Souza de Moraes Gameiro
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação
Qualidade dos Serviços
Fidelização
SERVQUAL
M Gameiro
Satisfaction
Quality of Services
Loyalty
topic Satisfação
Qualidade dos Serviços
Fidelização
SERVQUAL
M Gameiro
Satisfaction
Quality of Services
Loyalty
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-18T14:45:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10690
url http://hdl.handle.net/10400.5/10690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, Isadora Souza de Moraes Gameiro (2015). "A satisfação dos pacientes e a qualidade dos serviços : um estudo de caso em medicina dentária". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131053544177664