Desenvolvimento da consciência fonológica em contexto de jardim de infância - aprender a rimar é possível a brincar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cláudia Patrícia de Bernardo Ferreira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/14884
Resumo: O presente relatório de investigação surgiu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e intitula-se Desenvolvimento da consciência fonológica em contexto de Jardim de Infância - Aprender a rimar é possível a brincar. O estudo foi realizado num Estabelecimento de Ensino Particular, em Faro, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. Em contexto de jardim de infância, durante a prática, verificámos que uma das necessidades do grupo era desenvolver a consciência fonológica. A educadora sugeriu que realizássemos um espaço de partilha de lengalengas e trava-línguas. Nestes textos, verificámos algo em comum: as rimas. As rimas para além de serem muito apelativas para as crianças, contribuem para o desenvolvimento da consciência fonológica. Neste sentido, colocámos as seguintes questões: Será que um grupo de 4/5 anos consegue identificar rimas? Será possível estimular a sensibilidade à rima? Os objetivos do presente estudo são: avaliar a capacidade de identificação de rimas por parte de crianças com 4/5 anos; colocar as crianças em contacto com situações de rima, através de materiais diversos: lengalengas, histórias, canções e jogos; produzir e aplicar jogos didáticos que utilizem as rimas e avaliar o impacto dos vários materiais ao nível da noção de rima. A metodologia utilizada na investigação assume uma natureza mista, pois a investigação apresenta um estudo interpretativo e descritivo (método qualitativo), mas, concomitantemente, também apresenta um lado concreto e objetivo (método quantitativo). A recolha de dados incidiu nos seguintes instrumentos: observação participante; notas de campo; documentação e baterias de avaliação. Os resultados demonstram que as crianças desenvolveram a noção de rima, depois de realizar as atividades propostas.
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