Rimas e desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17209 |
Resumo: | O presente estudo pretendia desenvolver a consciência fonológica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, que incidiu sobre a manipulação de sílabas, constituintes silábicos e fonemas, a correspondência grafema-fonema e a abordagem da rima. Recolhemos dados relativos ao seu desempenho em atividades envolvendo a consciência fonológica e a sua competência para fazer uso dos conhecimentos adquiridos sobre a rima em diversas situações de leitura e escrita. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre a rima e desenvolvido competências relacionadas com a consciência fonológica, que atenuaram as suas dificuldades em leitura e escrita. |
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Rimas e desenvolvimento da consciência fonológica no 1º cicloAprendizagem da leituraAprendizagem da escritaFonologiaEnsino básico 1º cicloRimas - Consciência fonológicaO presente estudo pretendia desenvolver a consciência fonológica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, que incidiu sobre a manipulação de sílabas, constituintes silábicos e fonemas, a correspondência grafema-fonema e a abordagem da rima. Recolhemos dados relativos ao seu desempenho em atividades envolvendo a consciência fonológica e a sua competência para fazer uso dos conhecimentos adquiridos sobre a rima em diversas situações de leitura e escrita. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre a rima e desenvolvido competências relacionadas com a consciência fonológica, que atenuaram as suas dificuldades em leitura e escrita.This study aimed to develop the phonological awareness of children attending Primary Education, who presented a poor performance in reading and writing. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention focused on the manipulation of syllables, their components and phonemes, the correspondence grapheme/phoneme and the study of rhyme. We collected data concerning the pupils’ phonological awareness and their ability to use rhymes in reading and writing, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that the pupils had acquired knowledge concerning the rhyme and developed competences related to the phonological awareness, which led to a better performance in reading and writing.Universidade de Aveiro2017-04-06T14:55:02Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17209TID:201571838porCruz, Daniela Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:00:57Zoai:ria.ua.pt:10773/17209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:00:57Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo pretendia desenvolver a consciência fonológica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, que incidiu sobre a manipulação de sílabas, constituintes silábicos e fonemas, a correspondência grafema-fonema e a abordagem da rima. Recolhemos dados relativos ao seu desempenho em atividades envolvendo a consciência fonológica e a sua competência para fazer uso dos conhecimentos adquiridos sobre a rima em diversas situações de leitura e escrita. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre a rima e desenvolvido competências relacionadas com a consciência fonológica, que atenuaram as suas dificuldades em leitura e escrita. |
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