Gestão do conhecimento e empreendedorismo: inovação, marketing e competitividade empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, João
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14703
Resumo: Este livro pretende ser um contributo para o debate e reflexão de temas relativos ao empreendedorismo e à forma como é gerido o conhecimento nas organizações, visto como plataforma de sustentação da competitividade empresarial e do crescimento económico. Desta forma, é importante, analisar as dinâmicas geradoras de conhecimento entre empresas portuguesas e espanholas, medindo o grau de criatividade e inovação empresarial existente entre a Galiza e o Norte de Portugal. A obtenção dessa informação foi feita fazendo uso de questionários, dirigidos a pequenas e médias empresas do Norte de Portugal e a Região da Galiza. O objectivo foi medir o grau de aproveitamento do conhecimento gerado nas empresas, identificando as facilidades/ dificuldades sentidas no lançamento de novos negócios/produtos, medindo o esforço inovador na empresa, tipo de resultados que decorreram da inovação, bem como os recursos de suporte a essa mesma inovação. Os resultados que podem advir dos processos de tratamento e uso do conhecimento organizacional são apontados como vantagens competitivas significativas para as organizações. A economia mundial e mais especificamente, a economia ibérica, têm tudo a ganhar na captação de sinergias resultantes das várias parcerias que se podem estabelecer no âmbito da gestão do conhecimento gerado por ambos Países.
id RCAP_3dad869f5de6ef2952146049cc6079c1
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14703
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão do conhecimento e empreendedorismo: inovação, marketing e competitividade empresarialGestão do conhecimentoInovaçãoMarketingEmpreendedorismoCompetitividade empresarialDesenvolvimento económico regionalEste livro pretende ser um contributo para o debate e reflexão de temas relativos ao empreendedorismo e à forma como é gerido o conhecimento nas organizações, visto como plataforma de sustentação da competitividade empresarial e do crescimento económico. Desta forma, é importante, analisar as dinâmicas geradoras de conhecimento entre empresas portuguesas e espanholas, medindo o grau de criatividade e inovação empresarial existente entre a Galiza e o Norte de Portugal. A obtenção dessa informação foi feita fazendo uso de questionários, dirigidos a pequenas e médias empresas do Norte de Portugal e a Região da Galiza. O objectivo foi medir o grau de aproveitamento do conhecimento gerado nas empresas, identificando as facilidades/ dificuldades sentidas no lançamento de novos negócios/produtos, medindo o esforço inovador na empresa, tipo de resultados que decorreram da inovação, bem como os recursos de suporte a essa mesma inovação. Os resultados que podem advir dos processos de tratamento e uso do conhecimento organizacional são apontados como vantagens competitivas significativas para as organizações. A economia mundial e mais especificamente, a economia ibérica, têm tudo a ganhar na captação de sinergias resultantes das várias parcerias que se podem estabelecer no âmbito da gestão do conhecimento gerado por ambos Países.This books intended as a contribution to the debate and reflection on topics relating to entrepreneurship and the way knowledge is managed in organizations, as a platform for support of business competitiveness and economic growth. Thus, it is important to analyze the dynamic generation of knowledge between Portuguese and Spanish companies, measuring the degree of creativity and business innovation between Galicia and northern Portugal. That information was obtained by making use of questionnaires, aimed to small and medium enterprises in northern Portugal and Galicia. The aim was to measure the degree of utilization of knowledge generated in the companies, identifying the facilities / difficulties experienced in launching new business / product, measuring the innovative effort, and support resources to that innovation. The results that may arise from the treatment processes and use of organizational knowledge are pointed out as a significant competitive advantage for organizations. The world economy and more specifically, the Iberian economy, have everything to gain in the capture of synergies arising from the various partnerships that can be established in the management of knowledge generated by both countries.Novas Edições AcadémicasBiblioteca Digital do IPBFranco, João2017-12-13T09:18:25Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14703porFranco, João (2017). Gestão do conhecimento e empreendedorismo: inovação, marketing e competitividade empresarial. [S.l.]: Novas Edições Académicas. ISBN 978-620-2-04543-8978-620-2-04543-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:31Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:29.867619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento e empreendedorismo: inovação, marketing e competitividade empresarial
title Gestão do conhecimento e empreendedorismo: inovação, marketing e competitividade empresarial
spellingShingle Gestão do conhecimento e empreendedorismo: inovação, marketing e competitividade empresarial
Franco, João
Gestão do conhecimento
Inovação
Marketing
Empreendedorismo
Competitividade empresarial
Desenvolvimento económico regional
title_short Gestão do conhecimento e empreendedorismo: inovação, marketing e competitividade empresarial
title_full Gestão do conhecimento e empreendedorismo: inovação, marketing e competitividade empresarial
title_fullStr Gestão do conhecimento e empreendedorismo: inovação, marketing e competitividade empresarial
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento e empreendedorismo: inovação, marketing e competitividade empresarial
title_sort Gestão do conhecimento e empreendedorismo: inovação, marketing e competitividade empresarial
author Franco, João
author_facet Franco, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, João
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Inovação
Marketing
Empreendedorismo
Competitividade empresarial
Desenvolvimento económico regional
topic Gestão do conhecimento
Inovação
Marketing
Empreendedorismo
Competitividade empresarial
Desenvolvimento económico regional
description Este livro pretende ser um contributo para o debate e reflexão de temas relativos ao empreendedorismo e à forma como é gerido o conhecimento nas organizações, visto como plataforma de sustentação da competitividade empresarial e do crescimento económico. Desta forma, é importante, analisar as dinâmicas geradoras de conhecimento entre empresas portuguesas e espanholas, medindo o grau de criatividade e inovação empresarial existente entre a Galiza e o Norte de Portugal. A obtenção dessa informação foi feita fazendo uso de questionários, dirigidos a pequenas e médias empresas do Norte de Portugal e a Região da Galiza. O objectivo foi medir o grau de aproveitamento do conhecimento gerado nas empresas, identificando as facilidades/ dificuldades sentidas no lançamento de novos negócios/produtos, medindo o esforço inovador na empresa, tipo de resultados que decorreram da inovação, bem como os recursos de suporte a essa mesma inovação. Os resultados que podem advir dos processos de tratamento e uso do conhecimento organizacional são apontados como vantagens competitivas significativas para as organizações. A economia mundial e mais especificamente, a economia ibérica, têm tudo a ganhar na captação de sinergias resultantes das várias parcerias que se podem estabelecer no âmbito da gestão do conhecimento gerado por ambos Países.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13T09:18:25Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14703
url http://hdl.handle.net/10198/14703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Franco, João (2017). Gestão do conhecimento e empreendedorismo: inovação, marketing e competitividade empresarial. [S.l.]: Novas Edições Académicas. ISBN 978-620-2-04543-8
978-620-2-04543-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Novas Edições Académicas
publisher.none.fl_str_mv Novas Edições Académicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135292326674432