Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/24811 |
Resumo: | Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação |
id |
RCAP_c3955db22489f939d975626ce747b9ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/24811 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketingInovaçãoConhecimentoCompetitividadeTecnologiaInMarketingServiçosInnovationKnowledgeCompetitivenessTechnologyServicesMestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e InovaçãoA presente dissertação tem por tema " Inovação, Conhecimento e Competitividade nos Serviços: o Caso das Empresas de Marketing" e visa investigar o padrão de inovação desta actividade de serviços em Portugal, especificamente no âmbito dos conceitos de referência: inovação, conhecimento e competitividade. Pretende-se analisar, à luz das teorias da inovação e do conhecimento, de que forma a mudança tecnológica e organizacional ocorre nos serviços, concretamente no caso do marketing. Em suma, pretende-se estudar o padrão de inovação na área dos serviços de marketing e qual a natureza e dimensão do fenómeno em Portugal. As empresas de marketing caracterizam-se pela prestação de serviços de publicidade, pela promoção, pela divulgação e pela apresentação atractiva de um determinado produto ou serviço, com o objectivo de o tornarem desejado. O que se procura nesta dissertação é perceber a trajectória e a dinâmica da inovação. A inovação nas empresas de marketing é um processo complexo que depende de um conjunto de variáveis e, nesse sentido, é necessário perceber as características do sector, bem como a natureza das suas estratégias tecnológicas e de inovação, que se traduzem na competitividade das empresas. A análise da inovação nesta área em Portugal, será realizada através de um estudo empírico, concretizado num inquérito remetido via correio electrónico (e-mail) aos membros da APPM (Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing) e às empresas constantes do Anuário de Publicidade que se acredita poder determinar com exactidão a situação e a dinâmica de inovação do marketing em Portugal.The present thesis has for subject "Innovation, Knowledge and Competitiveness in the Services: The case of Marketing Companies" and aims to investigate the standard of this activity of services in Portugal, specifically in the scope of the reference concepts: innovation, knowledge and competitiveness. It is intended to analyse the theories of innovation and knowledge, in what way does technological and organizational change occurs in the services, specifically in case of marketing. In short, it is intended to study the standard of innovation in the arca of marketing services and which is the nature and dimension of the phenomena in Portugal. The marketing companies are characterized for rendering services of advertising, for promotion, for dissemination and for an attractive presentation of one certain product or service, with the purpose of making them desired. The issue here is to perceive the trajectory and the dynamics of the innovation. The innovation in the marketing companies is a complex process that depends on a certain number of variables, and so is necessary to understand the characteristics of the sector, as well as the nature of its technological strategies and of innovation, which result in companies' competitiveness. The analysis of innovation in companies this arca in Portugal, will be carried through an empirical study, materialize in an inquiry sent to PAIVIP members (Portuguese Association of Marketing Professionals) and the Yearbook of Advertising companies, which is believed that could indicate precisely, the situation and dynamic of innovation in marketing in Portugal.Instituto Superior de Economia e GestãoBarata, José MonteiroRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Hugo Filipe dos Santos2022-07-11T14:48:05Z2008-052008-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24811porGonçalves, Hugo Filipe dos Santos (2008). “Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:28Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:46.559372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing |
title |
Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing |
spellingShingle |
Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing Gonçalves, Hugo Filipe dos Santos Inovação Conhecimento Competitividade Tecnologia InMarketing Serviços Innovation Knowledge Competitiveness Technology Services |
title_short |
Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing |
title_full |
Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing |
title_fullStr |
Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing |
title_full_unstemmed |
Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing |
title_sort |
Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing |
author |
Gonçalves, Hugo Filipe dos Santos |
author_facet |
Gonçalves, Hugo Filipe dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barata, José Monteiro Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Hugo Filipe dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação Conhecimento Competitividade Tecnologia InMarketing Serviços Innovation Knowledge Competitiveness Technology Services |
topic |
Inovação Conhecimento Competitividade Tecnologia InMarketing Serviços Innovation Knowledge Competitiveness Technology Services |
description |
Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05 2008-05-01T00:00:00Z 2022-07-11T14:48:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/24811 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/24811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Hugo Filipe dos Santos (2008). “Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131182299873280 |