Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Hugo Filipe dos Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/24811
Resumo: Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
id RCAP_c3955db22489f939d975626ce747b9ce
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/24811
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketingInovaçãoConhecimentoCompetitividadeTecnologiaInMarketingServiçosInnovationKnowledgeCompetitivenessTechnologyServicesMestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e InovaçãoA presente dissertação tem por tema " Inovação, Conhecimento e Competitividade nos Serviços: o Caso das Empresas de Marketing" e visa investigar o padrão de inovação desta actividade de serviços em Portugal, especificamente no âmbito dos conceitos de referência: inovação, conhecimento e competitividade. Pretende-se analisar, à luz das teorias da inovação e do conhecimento, de que forma a mudança tecnológica e organizacional ocorre nos serviços, concretamente no caso do marketing. Em suma, pretende-se estudar o padrão de inovação na área dos serviços de marketing e qual a natureza e dimensão do fenómeno em Portugal. As empresas de marketing caracterizam-se pela prestação de serviços de publicidade, pela promoção, pela divulgação e pela apresentação atractiva de um determinado produto ou serviço, com o objectivo de o tornarem desejado. O que se procura nesta dissertação é perceber a trajectória e a dinâmica da inovação. A inovação nas empresas de marketing é um processo complexo que depende de um conjunto de variáveis e, nesse sentido, é necessário perceber as características do sector, bem como a natureza das suas estratégias tecnológicas e de inovação, que se traduzem na competitividade das empresas. A análise da inovação nesta área em Portugal, será realizada através de um estudo empírico, concretizado num inquérito remetido via correio electrónico (e-mail) aos membros da APPM (Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing) e às empresas constantes do Anuário de Publicidade que se acredita poder determinar com exactidão a situação e a dinâmica de inovação do marketing em Portugal.The present thesis has for subject "Innovation, Knowledge and Competitiveness in the Services: The case of Marketing Companies" and aims to investigate the standard of this activity of services in Portugal, specifically in the scope of the reference concepts: innovation, knowledge and competitiveness. It is intended to analyse the theories of innovation and knowledge, in what way does technological and organizational change occurs in the services, specifically in case of marketing. In short, it is intended to study the standard of innovation in the arca of marketing services and which is the nature and dimension of the phenomena in Portugal. The marketing companies are characterized for rendering services of advertising, for promotion, for dissemination and for an attractive presentation of one certain product or service, with the purpose of making them desired. The issue here is to perceive the trajectory and the dynamics of the innovation. The innovation in the marketing companies is a complex process that depends on a certain number of variables, and so is necessary to understand the characteristics of the sector, as well as the nature of its technological strategies and of innovation, which result in companies' competitiveness. The analysis of innovation in companies this arca in Portugal, will be carried through an empirical study, materialize in an inquiry sent to PAIVIP members (Portuguese Association of Marketing Professionals) and the Yearbook of Advertising companies, which is believed that could indicate precisely, the situation and dynamic of innovation in marketing in Portugal.Instituto Superior de Economia e GestãoBarata, José MonteiroRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Hugo Filipe dos Santos2022-07-11T14:48:05Z2008-052008-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24811porGonçalves, Hugo Filipe dos Santos (2008). “Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:28Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:46.559372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing
title Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing
spellingShingle Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing
Gonçalves, Hugo Filipe dos Santos
Inovação
Conhecimento
Competitividade
Tecnologia
InMarketing
Serviços
Innovation
Knowledge
Competitiveness
Technology
Services
title_short Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing
title_full Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing
title_fullStr Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing
title_full_unstemmed Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing
title_sort Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing
author Gonçalves, Hugo Filipe dos Santos
author_facet Gonçalves, Hugo Filipe dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barata, José Monteiro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Hugo Filipe dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Conhecimento
Competitividade
Tecnologia
InMarketing
Serviços
Innovation
Knowledge
Competitiveness
Technology
Services
topic Inovação
Conhecimento
Competitividade
Tecnologia
InMarketing
Serviços
Innovation
Knowledge
Competitiveness
Technology
Services
description Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05
2008-05-01T00:00:00Z
2022-07-11T14:48:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/24811
url http://hdl.handle.net/10400.5/24811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, Hugo Filipe dos Santos (2008). “Inovação, conhecimento e competitividade nos serviços : o caso das empresas de marketing”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131182299873280