Valida??o da Vers?o Portuguesa da Center for Epidemiologic Studies Depression Scale for Children (CES-DC)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/796 |
Resumo: | Introdu??o. A Depress?o na inf?ncia e adolesc?ncia, tal como na popula??o adulta, ? uma das perturba??es mentais mais comuns. Uma vez que o seu aparecimento nesta faixa et?ria conduz a graves consequ?ncias na idade adulta, ? fundamental identificar os sintomas depressivos precocemente. Desta forma, os instrumentos de autorrelato t?m um papel fundamental, uma vez que permitem com facilidade, de forma fidedigna e v?lida, ter acesso a formas de pensar, sentir e agir dos sujeitos. Objetivo. Traduzir, adaptar e validar a Center for Epidemiological Studies Depression Scale for Children (CES-DC) (Weissman, Orvash & Padian, 1980) para avalia??o dos adolescentes portugueses. M?todo. A amostra ? constitu?da por 417 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos (M =15.20, DP = 1.72) a frequentar o 3? ciclo do ensino b?sio e ensino secund?rio. Para o estudo da validade convergente e divergente da CES-DC, foram utilizadas as vers?es portuguesas das Depression Anxiety Stress Scales (DASS 21) (Pais-Ribeiro, Honrado & Leal, 2004), do Children's Depresssion Inventory (CID) (Marujo, 1994) e da Students' Life Satisfaction Scale (SLSS) (Marques, Pais-Ribeiro & Lopez, 2007) que avaliam, respetivamente, os estados emocionais negativos (depress?o, ansiedade e stress), a sintomatologia depressiva e a satisfa??o global com a vida. A CES-DC foi traduzida e adaptada para Portugu?s seguindo o m?todo de tradu??o e retrovers?o, tendo em conta a equival?ncia lingu?stica e sem?ntica (International Test Commission, 2010). Resultados. Os dados obtidos mostram que a escala possui uma excelente consist?ncia interna (? =.90) e uma boa estabilidade temporal para um intervalo de 3 semanas (r(81) =.72). A an?lise fatorial explorat?ria apontou a solu??o de t?s fatores (fator humor, fator interpessoal e fator felicidade) que explicam 54% da vari?ncia. A CES-DC apresenta uma associa??o positiva e elevada com as escalas que avaliam sintomas depressivos, corroborando a sua validade convergente. Por sua vez, tal como esperado, apresenta uma associa??o moderada e negativa com a satisfa??o global com a vida. O g?nero e a idade mostraram influenciar os valores m?dios dos sintomas depressivos. As raparigas exibem valores mais elevados de sintomatologia depressiva, comparativamente aos rapazes. O grupo dos mais novos (12-14 anos) revela menor sintomatologia quando comparado com os outros grupos de idade. Discuss?o. Os resultados relativos ?s caracter?sticas psicom?tricas da vers?o portuguesa foram ligeiramente superiores aos dos estudos da vers?o original (Faulstich et al.,1986) e das vers?es chinesa e Africana (Li et al., 2010; Betancourt et al., 2012). Relativamente ? dimensionalidade, os nossos resultados est?o em conson?ncia com os da vers?o original onde foram igualmente apurados 3 fatores a explicar 44 % da vari?ncia total. Quanto aos resultados em fun??o do g?nero e idade, estes s?o apoiados por uma vasta literatura que aponta no mesmo sentido. Conclus?o. N?o obstante poderem ser apontadas algumas limita??es ao presente estudo, os resultados confirmam a adequa??o e robustez da CES-DC na popula??o portuguesa, sugerindo, constituir um question?rio ?til na avalia??o de sintomas depressivos nos adolescentes. / Aims: Depression is one of the most common mental disorders in children, and in adolescents, as in adults. Once its occurrence during childhood and adolescence leads to serious consequences in adulthood, its early detection is an important goal. Self-report instruments have a key role on accessing thoughts, feelings and behaviors in an easily, reliably and validly way. The aim of the current study is to assess psychometric properties (reliability and validity) of the Portuguese translation of the Center for Epidemiological Studies-Depression Scale for Children (CES-DC). Methods: A school-based sample of 417 adolescents aged 12?18 years (M = 15,20, SD = 1,72) was involved in this study. Translation and Back Translation was made. To study convergent and divergent validity there were used the Portuguese versions of the Depression Anxiety Stress Scales (DASS 21), of the Children's Depression Inventory (CDI), and of the Students' Life Satisfaction Scale (SLSS) which measure, respectively, negative emotional states (depression, anxiety and stress), depressive symptoms and global life satisfaction. Results: Factor analysis revealed three factors (mood, interpersonal relationships and happiness) that explain 54% of the variance. The results show that the scale has an excellent internal consistency (? = 0,90), good temporal stability (r = 0,72) as an adequate convergent and divergent validity. Results showed that depressive symptoms varied in function of age and gender. Conclusions: The results of the present study provide initial adequate validity and reliability of the CES-DC. Nevertheless some limitations to this study, the results suggest that CES-DC can be a useful questionnaire in the assessment of depressive symptoms in Portuguese adolescents. |
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Valida??o da Vers?o Portuguesa da Center for Epidemiologic Studies Depression Scale for Children (CES-DC)Adolescentes - AdolescentsAvalia??o - AssessmentCES-??DC - CES-??DCDepress?o - DepressionEstudo instrumental - Instrumental studyIntrodu??o. A Depress?o na inf?ncia e adolesc?ncia, tal como na popula??o adulta, ? uma das perturba??es mentais mais comuns. Uma vez que o seu aparecimento nesta faixa et?ria conduz a graves consequ?ncias na idade adulta, ? fundamental identificar os sintomas depressivos precocemente. Desta forma, os instrumentos de autorrelato t?m um papel fundamental, uma vez que permitem com facilidade, de forma fidedigna e v?lida, ter acesso a formas de pensar, sentir e agir dos sujeitos. Objetivo. Traduzir, adaptar e validar a Center for Epidemiological Studies Depression Scale for Children (CES-DC) (Weissman, Orvash & Padian, 1980) para avalia??o dos adolescentes portugueses. M?todo. A amostra ? constitu?da por 417 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos (M =15.20, DP = 1.72) a frequentar o 3? ciclo do ensino b?sio e ensino secund?rio. Para o estudo da validade convergente e divergente da CES-DC, foram utilizadas as vers?es portuguesas das Depression Anxiety Stress Scales (DASS 21) (Pais-Ribeiro, Honrado & Leal, 2004), do Children's Depresssion Inventory (CID) (Marujo, 1994) e da Students' Life Satisfaction Scale (SLSS) (Marques, Pais-Ribeiro & Lopez, 2007) que avaliam, respetivamente, os estados emocionais negativos (depress?o, ansiedade e stress), a sintomatologia depressiva e a satisfa??o global com a vida. A CES-DC foi traduzida e adaptada para Portugu?s seguindo o m?todo de tradu??o e retrovers?o, tendo em conta a equival?ncia lingu?stica e sem?ntica (International Test Commission, 2010). Resultados. Os dados obtidos mostram que a escala possui uma excelente consist?ncia interna (? =.90) e uma boa estabilidade temporal para um intervalo de 3 semanas (r(81) =.72). A an?lise fatorial explorat?ria apontou a solu??o de t?s fatores (fator humor, fator interpessoal e fator felicidade) que explicam 54% da vari?ncia. A CES-DC apresenta uma associa??o positiva e elevada com as escalas que avaliam sintomas depressivos, corroborando a sua validade convergente. Por sua vez, tal como esperado, apresenta uma associa??o moderada e negativa com a satisfa??o global com a vida. O g?nero e a idade mostraram influenciar os valores m?dios dos sintomas depressivos. As raparigas exibem valores mais elevados de sintomatologia depressiva, comparativamente aos rapazes. O grupo dos mais novos (12-14 anos) revela menor sintomatologia quando comparado com os outros grupos de idade. Discuss?o. Os resultados relativos ?s caracter?sticas psicom?tricas da vers?o portuguesa foram ligeiramente superiores aos dos estudos da vers?o original (Faulstich et al.,1986) e das vers?es chinesa e Africana (Li et al., 2010; Betancourt et al., 2012). Relativamente ? dimensionalidade, os nossos resultados est?o em conson?ncia com os da vers?o original onde foram igualmente apurados 3 fatores a explicar 44 % da vari?ncia total. Quanto aos resultados em fun??o do g?nero e idade, estes s?o apoiados por uma vasta literatura que aponta no mesmo sentido. Conclus?o. N?o obstante poderem ser apontadas algumas limita??es ao presente estudo, os resultados confirmam a adequa??o e robustez da CES-DC na popula??o portuguesa, sugerindo, constituir um question?rio ?til na avalia??o de sintomas depressivos nos adolescentes. / Aims: Depression is one of the most common mental disorders in children, and in adolescents, as in adults. Once its occurrence during childhood and adolescence leads to serious consequences in adulthood, its early detection is an important goal. Self-report instruments have a key role on accessing thoughts, feelings and behaviors in an easily, reliably and validly way. The aim of the current study is to assess psychometric properties (reliability and validity) of the Portuguese translation of the Center for Epidemiological Studies-Depression Scale for Children (CES-DC). Methods: A school-based sample of 417 adolescents aged 12?18 years (M = 15,20, SD = 1,72) was involved in this study. Translation and Back Translation was made. To study convergent and divergent validity there were used the Portuguese versions of the Depression Anxiety Stress Scales (DASS 21), of the Children's Depression Inventory (CDI), and of the Students' Life Satisfaction Scale (SLSS) which measure, respectively, negative emotional states (depression, anxiety and stress), depressive symptoms and global life satisfaction. Results: Factor analysis revealed three factors (mood, interpersonal relationships and happiness) that explain 54% of the variance. The results show that the scale has an excellent internal consistency (? = 0,90), good temporal stability (r = 0,72) as an adequate convergent and divergent validity. Results showed that depressive symptoms varied in function of age and gender. Conclusions: The results of the present study provide initial adequate validity and reliability of the CES-DC. Nevertheless some limitations to this study, the results suggest that CES-DC can be a useful questionnaire in the assessment of depressive symptoms in Portuguese adolescents.Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento2018-01-29T11:14:57Z2015-04-01T00:00:00Z2015-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/796por2183-4938Carvalho, CamilaCunha, MarinaCherpe, S?niaGalhardo, AnaCouto, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:43ZPortal AgregadorONG |
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Introdu??o. A Depress?o na inf?ncia e adolesc?ncia, tal como na popula??o adulta, ? uma das perturba??es mentais mais comuns. Uma vez que o seu aparecimento nesta faixa et?ria conduz a graves consequ?ncias na idade adulta, ? fundamental identificar os sintomas depressivos precocemente. Desta forma, os instrumentos de autorrelato t?m um papel fundamental, uma vez que permitem com facilidade, de forma fidedigna e v?lida, ter acesso a formas de pensar, sentir e agir dos sujeitos. Objetivo. Traduzir, adaptar e validar a Center for Epidemiological Studies Depression Scale for Children (CES-DC) (Weissman, Orvash & Padian, 1980) para avalia??o dos adolescentes portugueses. M?todo. A amostra ? constitu?da por 417 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos (M =15.20, DP = 1.72) a frequentar o 3? ciclo do ensino b?sio e ensino secund?rio. Para o estudo da validade convergente e divergente da CES-DC, foram utilizadas as vers?es portuguesas das Depression Anxiety Stress Scales (DASS 21) (Pais-Ribeiro, Honrado & Leal, 2004), do Children's Depresssion Inventory (CID) (Marujo, 1994) e da Students' Life Satisfaction Scale (SLSS) (Marques, Pais-Ribeiro & Lopez, 2007) que avaliam, respetivamente, os estados emocionais negativos (depress?o, ansiedade e stress), a sintomatologia depressiva e a satisfa??o global com a vida. A CES-DC foi traduzida e adaptada para Portugu?s seguindo o m?todo de tradu??o e retrovers?o, tendo em conta a equival?ncia lingu?stica e sem?ntica (International Test Commission, 2010). Resultados. Os dados obtidos mostram que a escala possui uma excelente consist?ncia interna (? =.90) e uma boa estabilidade temporal para um intervalo de 3 semanas (r(81) =.72). A an?lise fatorial explorat?ria apontou a solu??o de t?s fatores (fator humor, fator interpessoal e fator felicidade) que explicam 54% da vari?ncia. A CES-DC apresenta uma associa??o positiva e elevada com as escalas que avaliam sintomas depressivos, corroborando a sua validade convergente. Por sua vez, tal como esperado, apresenta uma associa??o moderada e negativa com a satisfa??o global com a vida. O g?nero e a idade mostraram influenciar os valores m?dios dos sintomas depressivos. As raparigas exibem valores mais elevados de sintomatologia depressiva, comparativamente aos rapazes. O grupo dos mais novos (12-14 anos) revela menor sintomatologia quando comparado com os outros grupos de idade. Discuss?o. Os resultados relativos ?s caracter?sticas psicom?tricas da vers?o portuguesa foram ligeiramente superiores aos dos estudos da vers?o original (Faulstich et al.,1986) e das vers?es chinesa e Africana (Li et al., 2010; Betancourt et al., 2012). Relativamente ? dimensionalidade, os nossos resultados est?o em conson?ncia com os da vers?o original onde foram igualmente apurados 3 fatores a explicar 44 % da vari?ncia total. Quanto aos resultados em fun??o do g?nero e idade, estes s?o apoiados por uma vasta literatura que aponta no mesmo sentido. Conclus?o. N?o obstante poderem ser apontadas algumas limita??es ao presente estudo, os resultados confirmam a adequa??o e robustez da CES-DC na popula??o portuguesa, sugerindo, constituir um question?rio ?til na avalia??o de sintomas depressivos nos adolescentes. / Aims: Depression is one of the most common mental disorders in children, and in adolescents, as in adults. Once its occurrence during childhood and adolescence leads to serious consequences in adulthood, its early detection is an important goal. Self-report instruments have a key role on accessing thoughts, feelings and behaviors in an easily, reliably and validly way. The aim of the current study is to assess psychometric properties (reliability and validity) of the Portuguese translation of the Center for Epidemiological Studies-Depression Scale for Children (CES-DC). Methods: A school-based sample of 417 adolescents aged 12?18 years (M = 15,20, SD = 1,72) was involved in this study. Translation and Back Translation was made. To study convergent and divergent validity there were used the Portuguese versions of the Depression Anxiety Stress Scales (DASS 21), of the Children's Depression Inventory (CDI), and of the Students' Life Satisfaction Scale (SLSS) which measure, respectively, negative emotional states (depression, anxiety and stress), depressive symptoms and global life satisfaction. Results: Factor analysis revealed three factors (mood, interpersonal relationships and happiness) that explain 54% of the variance. The results show that the scale has an excellent internal consistency (? = 0,90), good temporal stability (r = 0,72) as an adequate convergent and divergent validity. Results showed that depressive symptoms varied in function of age and gender. Conclusions: The results of the present study provide initial adequate validity and reliability of the CES-DC. Nevertheless some limitations to this study, the results suggest that CES-DC can be a useful questionnaire in the assessment of depressive symptoms in Portuguese adolescents. |
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