Valida??o da Vers?o Portuguesa da Center for Epidemiologic Studies Depression Scale for Children (CES-DC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Camila Cura Mariano de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cunha, Marina (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/424
Resumo: A Depress?o na inf?ncia e adolesc?ncia, tal como na popula??o adulta, ? uma das perturba??es mentais mais comuns. Uma vez que o seu aparecimento nestas faixas et?rias conduz a graves consequ?ncias na idade adulta, ? fundamental identificar os sintomas depressivos precocemente. Desta forma, os instrumentos de autorrelato t?m um papel fundamental, uma vez que permitem com facilidade, de forma fidedigna e v?lida, ter acesso a formas de pensar, sentir e agir dos sujeitos. O objetivo do presente trabalho consistiu na tradu??o, adapta??o e estudo da Center for Epidemiological Studies Depression Scale for Children (CES-DC) (Weissman, Orvash & Padian, 1980) para os adolescentes portugueses. A amostra ? constitu?da por 417 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos a frequentar o 3? ciclo do ensino b?sio e ensino secund?rio. Para o estudo da validade convergente e divergente da CES-DC, foram utilizados a Depression Anxiety Stress Scales (DASS 21) (Lovibond & Lovibond, 1995), o Children's Depresssion Inventory (CID) (Marujo, 1994) e a Students' Life Satisfaction Scale (SLSS) (Marques, Pais-Ribeiro & Lopez, 2007) que avaliam, respetivamente, os estados emocionais negativos (depress?o, ansiedade e stress), a sintomatologia depressiva e a satisfa??o global com a vida. Os resultados obtidos mostram que a escala possui uma boa consist?ncia interna, uma estabilidade temporal adequada, assim como uma boa validade. Sugerem, ainda, tratar-se de uma escala tridimensional: fator humor, fator interpessoal e fator felicidade. Estes dados permitem o avan?o da Psicologia, no que diz respeito ? avalia??o e pr?tica cl?nica com adolescentes. A utilidade do question?rio deve ser verificada noutras faixas et?rias, principalmente, nas de menos de 12 anos de idade, e tamb?m numa amostra cl?nica. N?o obstante as limita??es apontadas, os resultados sugerem que a CES-DC ? um question?rio ?til na avalia??o de sintomas depressivos nos adolescentes. / Depression in children and adolescents, as well as in adults, is one of the most common mental disorders. Since its appearance in these age groups leads to serious consequences in adulthood, it is critical to identify depressive symptoms in early stages. Therefore, self-report instruments play a key role in this contexto since they allow to easily, reliably and validly have access to ways the subject thinks, feels and acts. The aim of this study was to translate, adapt and study the Center for Epidemiological Studies Depression Scale for Children (CES-DC) (Weissman, Orvash & Padian, 1980) for portuguese adolescents. The sample consists of 417 adolescents, aged between 12 and 18 years old, attending the 3rd cycle of basic education and secondary education schools. To study the convergent and divergent validity of the CES-DC, the Depression Anxiety Stress Scales (DASS 21) (Lovibond & Lovibond, 1995) was used, along with the Children's depression Inventory (CDI) (Sailor, 1994) and the Students' Life Satisfaction Scale (SLSS) (Marques, Pais-Ribeiro & Lopez, 2007) that evaluate, respectively, the negative emotional states (depression, anxiety and stress), depressive symptoms and overall satisfaction with life. The results show that the evaluated scale presents a good internal consistency, an adequate temporal stability as well as good validity. They also suggest that this is a three-dimensional scale: humor factor, interpersonal factor and happiness factor. These data allow for the progress of psychology, regarding the assessment and clinical practice among adolescents. The usefulness of the questionnaire should be verified in other age groups, especially in children with less than 12 years old and in a clinical sample. Despite these limitations, the results suggest that CES-DC is useful in the assessment questionnaire of depressive symptoms in adolescents.
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