Práticas das equipas locais de intervenção no processo de avaliação de crianças referenciadas para o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Diana Patrícia da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/30213
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
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spelling Práticas das equipas locais de intervenção no processo de avaliação de crianças referenciadas para o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na InfânciaIntervenção precoceAvaliaçãoEquipas locais de intervençãoEarly interventionEvaluationEarly intervention local teams37637.015.3Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)Este estudo tem por finalidade conhecer e compreender as práticas adotadas pelas Equipas Locais de Intervenção (ELI), na avaliação das crianças referenciadas para o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), bem como conhecer e compreender os procedimentos adotados pelas ELI, em cada uma das etapas do processo de avaliação: planificação e condução da avaliação e na partilha de resultados. Para a realização deste estudo, de natureza qualitativa, realizou-se uma entrevista semiestruturada a oito profissionais que fazem parte de uma Equipa Local de Intervenção, da região norte do país. Globalmente, os resultados obtidos indicam que após a referenciação da criança para o SNIPI há um primeiro momento de avaliação, que tem como objetivo determinar a elegibilidade da criança para os serviços de intervenção precoce (IP). Esta avaliação ocorre num dos centros de saúde da área geográfica de intervenção da ELI e estão presentes neste momento a família, a criança, todos os profissionais da equipa e o educador-de-infância da criança, após consentimento da família. De forma a avaliar a criança, os profissionais recorrem ao diálogo com os elementos significativos da vida da criança e à interação lúdica com a mesma. Os profissionais focam a avaliação nas preocupações e prioridades da família, nas rotinas da criança e no seu desempenho nas diferentes áreas de desenvolvimento. A família é envolvida na avaliação da criança, quando: partilha de informação acerca da mesma com a equipa técnica; discute os resultados da avaliação; e quando desempenha o papel de facilitadora da interação. Verificou-se que não ocorre a planificação da avaliação com a família, pelo que esta não é auscultada em relação às suas preferências no que diz respeito à condução da avaliação (dia, local, etc.). Durante a avaliação, a equipa recorre a uma entrevista semiestruturada e à utilização de material lúdico e didático para avaliar a criança, sendo que estes materiais são escolhidos pelos profissionais. No início da avaliação a equipa explora as preocupações e necessidades da família e existe a partilha de informação sobre o desempenho da criança durante e no final da avaliação. São entregues à família cópias de todos os documentos resultantes da avaliação e identifica-se a área de intervenção prioritária e os recursos necessários para responder às preocupações da família.This study aims to know and understand the practices adopted by Early Intervention Local Teams (ELI) in the evaluation of children referred to the National System of Early Childhood Intervention (SNIPI) and know and understand the procedures adopted by the ELI, in each stage of the assessment process: planning and assessment conducting and sharing of results. For this study, of qualitative nature, a semi-structured interview was conducted with eight professionals who are part of a Early Intervention Local Team, in the northern region of the country. Globally, the results indicate that after the referral of the child for SNIPI there’s a first moment of evaluation, which aims to determine the child's eligibility for early intervention services (IP). This moment is developed in one of the health centres contained in the geographical scope of the ELI and the elements present in that moment are the family, the child, the whole early intervention team and the child’s early childhood educator, after the family’s permission. In order to evaluate the child, professionals use dialogue with the significant individuals of the child's life and interact in playful communication with the child. Professionals focus the evaluation in the concerns and priorities of the family, the child’s routines and their performance in different development areas. The family is involved in the child’s assessment when: shares information about the child with the early intervention team, discusses the results of the assessment and when plays the facilitator role in the evaluation moment interacting directly with the child. It was found that the evaluation planning with the family doesn’t occur, so it’s not auscultated their preferences regarding the conduct of the evaluation (date, place, etc.). During the assessment, the team uses a semi-structured interview and recreational and educational material chosen by professionals to evaluate the child. At the beginning of the evaluation team explores the concerns and needs of the family and shares information about the child's performance during and at the end of the evaluation. Copies of all documents of the evaluation are delivered to the family and the priority area of intervention is identified and all the resources needed to address the concerns of the family.Serrano, Ana MariaUniversidade do MinhoCouto, Diana Patrícia da Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30213por201407515info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:27.278152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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