O processo de avaliação da criança nas equipas locais de intervenção do distrito de Braga
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/82531 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Intervenção Precoce) |
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O processo de avaliação da criança nas equipas locais de intervenção do distrito de BragaThe child assessment process in local intervention teams in the district of BragaAvaliação na intervenção precoce na infânciaEquipas locais de intervençãoProfissionaisAssessment in early childhood interventionLocal intervention teamsProfessionalsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Intervenção Precoce)A presente investigação tem como finalidade a análise e compreensão das perspetivas dos profissionais de Intervenção Precoce na Infância sobre o funcionamento do processo de avaliação da criança nas Equipas Locais de Intervenção (ELI´s), bem como conhecer e compreender os procedimentos adotados em cada uma das etapas do processo de avaliação: planificação, condução da avaliação, e partilha de resultados. Para dar resposta aos objetivos do estudo, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com oito profissionais das ELI´s do distrito de Braga, com experiência de participação em momentos de avaliação durante, no mínimo, um ano. Como principais resultados deste estudo, destaca-se o facto de todas as participantes mencionarem a ausência de um momento único destinado à planificação da avaliação. Paralelamente, conclui-se que uma das práticas menos valorizadas pelas participantes se relaciona com a promoção de um papel mais ativo das famílias no momento de avaliação. A maioria das participantes não atribui importância à utilização do ecomapa enquanto instrumento de avaliação das redes de apoio formais e informais da família, questionando apenas as famílias, num primeiro momento, acerca das pessoas mais significativas para os elementos do agregado familiar. As profissionais consideram ainda que as famílias selecionam, na sua maioria, como local para a realização da avaliação o contexto de jardim de infância, o que dificulta o seu envolvimento neste processo. Todas as participantes indicam que existe partilha de resultados da avaliação com a família, e que os objetivos de intervenção são definidos em conjunto e têm por base as prioridades e preocupações da família, os seus momentos de rotina, e os contextos naturais. Globalmente, as participantes reconhecem os benefícios das práticas recomendadas para avaliação em Intervenção Precoce na Infância (IPI), ainda assim, é evidente o desfasamento entre aquilo que são as práticas ideais e as práticas implementadas nas diferentes etapas do momento de avaliação, nomeadamente no que diz respeito à abordagem centrada na família, ao modelo transdisciplinar, e à valorização dos momentos de rotina, nos contextos naturais, da criança e da sua família.This research aims to analyze and understand the perspectives of early childhood intervention professionals on the functioning of the child evaluation process in local intervention teams, as well as to know and understand the procedures adopted in each of the stages of the evaluation process: planning, conducting the assessment, and sharing of results. To meet the objectives of the study, semi-structured interviews were conducted with eight in local intervention teams professionals in the district of Braga, with experience of participation in assessment moments for at least one year. As main results of this study, we highlight the fact that all participants mention the absence of a single moment for assessment planning. At the same time, we concluded that one of the practices least valued by the participants is related to the promotion of a more active role of families at the time of assessment. Most participants do not attach importance to the use of the ecomap as an instrument for assessing the formal and formal support networks of the family, questioning only the families, at first, about the most significant people of the elements of the household. The professionals also consider that the majority of families select the context of kindergarten as the place to perform the evaluation, which hinders their involvement in this process. All participants indicate that there is sharing of assessment results with the family, and that the intervention objectives are defined together, and are based on the priorities and concerns of the family, on their routine moments, and on their natural contexts. Overall, participants recognize the benefits of the best practices for assessment in Early Childhood Intervention; nevertheless, the gap between the ideal practices and the practices implemented in the different stages of the assessment moment is obvious, particularly with regard to the family-centered approach, to the transdisciplinary model, and to the valorization of routine moments, in their natural contexts, of the child and of his/her family.Pereira, Ana Paula da SilvaUniversidade do MinhoRibeiro, Bárbara Micaela Silva2022-12-202022-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82531por203173317info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:40.864607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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