Estratégias e Processos de Ensino Aprendizagem com crianças com Perturbação de Hiperactividade com défice de atenção.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/4048 |
Resumo: | Parece consensual definir a hiperactividade como uma perturbação genética do foro neurológico caracterizada por graus excessivos de desatenção, sobreactividade e impulsividade. A PHDA afecta frequentemente o desempenho da criança em contexto escolar podendo traduzir-se em dificuldades de aprendizagem, baixo nível de socialização e auto-estima. Esta perturbação associa-se a problemas de aprendizagem pelo que importa que a acção educativa escolar se oriente precocemente para a sua prevenção e intervenção. A investigação apresentada tem como objectivos identificar concepções de professores sobre a aprendizagem e processos de ensino/aprendizagem utilizados com estes alunos. O estudo, de carácter exploratório, realizou-se com 20 professores do 1º Ciclo de Ensino Básico a leccionar em escolas da rede pública do Concelho de Évora, Portugal. Os dados foram recolhidos através de um questionário constituído por questões abertas e tratados através de análises qualitativas e quantitativas. Os professores consideram a hiperactividade como manifestando-se sobretudo a nível comportamental enfatizando as dificuldades da criança em estar atenta/concentrada, controlar a sua impulsividades e actividade motora. É dada grande primazia às actividades promotoras de concentração, à redução do tempo de trabalho, à criação de regras e rotinas e à estruturação das tarefas em tempos curtos. Consideram ainda adequada a utilização práticas de ensino dinâmicas e variadas para que a criança se mantenha interessada e atenta. Verificam-se consensos entre as concepções dos professores e a literatura neste domínio. As principais discrepâncias reportam-se à escassa consideração pelos professores da aprendizagem cooperativa e vicariante, adaptação dos ambientes de aprendizagem e tempo. |
id |
RCAP_3dc2f163bbdb1397c60fcdcb008372aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/4048 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias e Processos de Ensino Aprendizagem com crianças com Perturbação de Hiperactividade com défice de atenção.HiperactividadeEnsinoAprendizagemProf 1º CicloParece consensual definir a hiperactividade como uma perturbação genética do foro neurológico caracterizada por graus excessivos de desatenção, sobreactividade e impulsividade. A PHDA afecta frequentemente o desempenho da criança em contexto escolar podendo traduzir-se em dificuldades de aprendizagem, baixo nível de socialização e auto-estima. Esta perturbação associa-se a problemas de aprendizagem pelo que importa que a acção educativa escolar se oriente precocemente para a sua prevenção e intervenção. A investigação apresentada tem como objectivos identificar concepções de professores sobre a aprendizagem e processos de ensino/aprendizagem utilizados com estes alunos. O estudo, de carácter exploratório, realizou-se com 20 professores do 1º Ciclo de Ensino Básico a leccionar em escolas da rede pública do Concelho de Évora, Portugal. Os dados foram recolhidos através de um questionário constituído por questões abertas e tratados através de análises qualitativas e quantitativas. Os professores consideram a hiperactividade como manifestando-se sobretudo a nível comportamental enfatizando as dificuldades da criança em estar atenta/concentrada, controlar a sua impulsividades e actividade motora. É dada grande primazia às actividades promotoras de concentração, à redução do tempo de trabalho, à criação de regras e rotinas e à estruturação das tarefas em tempos curtos. Consideram ainda adequada a utilização práticas de ensino dinâmicas e variadas para que a criança se mantenha interessada e atenta. Verificam-se consensos entre as concepções dos professores e a literatura neste domínio. As principais discrepâncias reportam-se à escassa consideração pelos professores da aprendizagem cooperativa e vicariante, adaptação dos ambientes de aprendizagem e tempo.Colegio Oficial de Psicologos de Castilla y Leon2012-01-24T10:38:58Z2012-01-242011-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4048http://hdl.handle.net/10174/4048porGrácio, L & Gaitas , H. (2011). Estratégias e Processos de Ensino Aprendizagem com crianças com Perturbação de Hiperactividade com défice de atenção. VI Congreso Internacional de Psicología y Educación y III Congreso Nacional de Psicologia de la Educacion, Universidad de Valladolid, 20, 30,31 de Março e 1 de Abril de 2011, pp. 6751-6764mlg@uevora.ptnd681Grácio, LuísaGaitas, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:41:41Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4048Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:23.777490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias e Processos de Ensino Aprendizagem com crianças com Perturbação de Hiperactividade com défice de atenção. |
title |
Estratégias e Processos de Ensino Aprendizagem com crianças com Perturbação de Hiperactividade com défice de atenção. |
spellingShingle |
Estratégias e Processos de Ensino Aprendizagem com crianças com Perturbação de Hiperactividade com défice de atenção. Grácio, Luísa Hiperactividade Ensino Aprendizagem Prof 1º Ciclo |
title_short |
Estratégias e Processos de Ensino Aprendizagem com crianças com Perturbação de Hiperactividade com défice de atenção. |
title_full |
Estratégias e Processos de Ensino Aprendizagem com crianças com Perturbação de Hiperactividade com défice de atenção. |
title_fullStr |
Estratégias e Processos de Ensino Aprendizagem com crianças com Perturbação de Hiperactividade com défice de atenção. |
title_full_unstemmed |
Estratégias e Processos de Ensino Aprendizagem com crianças com Perturbação de Hiperactividade com défice de atenção. |
title_sort |
Estratégias e Processos de Ensino Aprendizagem com crianças com Perturbação de Hiperactividade com défice de atenção. |
author |
Grácio, Luísa |
author_facet |
Grácio, Luísa Gaitas, Helena |
author_role |
author |
author2 |
Gaitas, Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grácio, Luísa Gaitas, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hiperactividade Ensino Aprendizagem Prof 1º Ciclo |
topic |
Hiperactividade Ensino Aprendizagem Prof 1º Ciclo |
description |
Parece consensual definir a hiperactividade como uma perturbação genética do foro neurológico caracterizada por graus excessivos de desatenção, sobreactividade e impulsividade. A PHDA afecta frequentemente o desempenho da criança em contexto escolar podendo traduzir-se em dificuldades de aprendizagem, baixo nível de socialização e auto-estima. Esta perturbação associa-se a problemas de aprendizagem pelo que importa que a acção educativa escolar se oriente precocemente para a sua prevenção e intervenção. A investigação apresentada tem como objectivos identificar concepções de professores sobre a aprendizagem e processos de ensino/aprendizagem utilizados com estes alunos. O estudo, de carácter exploratório, realizou-se com 20 professores do 1º Ciclo de Ensino Básico a leccionar em escolas da rede pública do Concelho de Évora, Portugal. Os dados foram recolhidos através de um questionário constituído por questões abertas e tratados através de análises qualitativas e quantitativas. Os professores consideram a hiperactividade como manifestando-se sobretudo a nível comportamental enfatizando as dificuldades da criança em estar atenta/concentrada, controlar a sua impulsividades e actividade motora. É dada grande primazia às actividades promotoras de concentração, à redução do tempo de trabalho, à criação de regras e rotinas e à estruturação das tarefas em tempos curtos. Consideram ainda adequada a utilização práticas de ensino dinâmicas e variadas para que a criança se mantenha interessada e atenta. Verificam-se consensos entre as concepções dos professores e a literatura neste domínio. As principais discrepâncias reportam-se à escassa consideração pelos professores da aprendizagem cooperativa e vicariante, adaptação dos ambientes de aprendizagem e tempo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01T00:00:00Z 2012-01-24T10:38:58Z 2012-01-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/4048 http://hdl.handle.net/10174/4048 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/4048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Grácio, L & Gaitas , H. (2011). Estratégias e Processos de Ensino Aprendizagem com crianças com Perturbação de Hiperactividade com défice de atenção. VI Congreso Internacional de Psicología y Educación y III Congreso Nacional de Psicologia de la Educacion, Universidad de Valladolid, 20, 30,31 de Março e 1 de Abril de 2011, pp. 6751-6764 mlg@uevora.pt nd 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colegio Oficial de Psicologos de Castilla y Leon |
publisher.none.fl_str_mv |
Colegio Oficial de Psicologos de Castilla y Leon |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136476834824192 |