Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marta
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gonçalves, Carolina, Silva, Encarnação
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13448
Resumo: Neste texto, apresenta-se um estudo sobre o impacto que o ensino explícito e sistemático do processo de escrita e dos seus subprocessos: a planificação, a textualização, a revisão e a edição têm na qualidade de textos expositivos produzidos por alunos de 4.º ano de escolaridade, em Portugal. Foi desenvolvida uma interven-ção no sentido de ensinar explicitamente estes subprocessos, aplicados aos textos expositivos. O desenho investigativo contemplou um diagnóstico da situação através da realização de um pré-teste; uma intervenção didática, visando implementar um conjunto de sequências didáticas em que a dimensão processual da escrita era objeto de ensino explícito; e, por último, a realização de um pós-teste para avaliar o impac-to da intervenção na qualidade dos textos. Constata-se que, a partir de uma análise mista dos pré e pós-testes, houve uma progressão do grupo experimental, no que se refere à interiorização da dimensão processual da escrita e à qualidade dos textos.
id RCAP_3dc4c6b76870e55362eae5df70d07696
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13448
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivoEscritaDimensão processual da escritaTexto expositivoWritingProcedural dimension of writingExpository textNeste texto, apresenta-se um estudo sobre o impacto que o ensino explícito e sistemático do processo de escrita e dos seus subprocessos: a planificação, a textualização, a revisão e a edição têm na qualidade de textos expositivos produzidos por alunos de 4.º ano de escolaridade, em Portugal. Foi desenvolvida uma interven-ção no sentido de ensinar explicitamente estes subprocessos, aplicados aos textos expositivos. O desenho investigativo contemplou um diagnóstico da situação através da realização de um pré-teste; uma intervenção didática, visando implementar um conjunto de sequências didáticas em que a dimensão processual da escrita era objeto de ensino explícito; e, por último, a realização de um pós-teste para avaliar o impac-to da intervenção na qualidade dos textos. Constata-se que, a partir de uma análise mista dos pré e pós-testes, houve uma progressão do grupo experimental, no que se refere à interiorização da dimensão processual da escrita e à qualidade dos textos.Abstract: In this text, we present a study focused on the impact of explicit and systematic teaching of the writing process and its subprocesses have in the quality of expository texts produced: planning, textualization, revision and editing, by students of 4th grade in Portugal. An intervention was developed to explicitly teach these subprocesses, applied to expository texts. The research design contemplated a diagnosis of the situation by a pre-test; a didactic intervention, aiming to implement a set of didactic sequences in which the procedural dimension of writing was the object of explicit teaching; and, finally, a post-test to evaluate the impact of intervention on the quality of texts. In conclusion, from a mixed analysis of the pre- and post-tests, we can observe there was a progression of the experimental group, regarding the internalization of the procedural dimension of writing and the quality oftexts.RCIPLRodrigues, MartaGonçalves, CarolinaSilva, Encarnação2021-06-15T09:51:54Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13448porRodrigues, M., Gonçalves, C. & Silva, E. (2020). Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo. _Calidoscópio. 18 (1): 20-46 janeiro-abril 2020, 20-46. doi: 10.4013/cld.2020.181.0210.4013/cld.2020.181.02info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:10Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:23.767037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo
title Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo
spellingShingle Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo
Rodrigues, Marta
Escrita
Dimensão processual da escrita
Texto expositivo
Writing
Procedural dimension of writing
Expository text
title_short Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo
title_full Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo
title_fullStr Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo
title_full_unstemmed Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo
title_sort Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo
author Rodrigues, Marta
author_facet Rodrigues, Marta
Gonçalves, Carolina
Silva, Encarnação
author_role author
author2 Gonçalves, Carolina
Silva, Encarnação
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marta
Gonçalves, Carolina
Silva, Encarnação
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Dimensão processual da escrita
Texto expositivo
Writing
Procedural dimension of writing
Expository text
topic Escrita
Dimensão processual da escrita
Texto expositivo
Writing
Procedural dimension of writing
Expository text
description Neste texto, apresenta-se um estudo sobre o impacto que o ensino explícito e sistemático do processo de escrita e dos seus subprocessos: a planificação, a textualização, a revisão e a edição têm na qualidade de textos expositivos produzidos por alunos de 4.º ano de escolaridade, em Portugal. Foi desenvolvida uma interven-ção no sentido de ensinar explicitamente estes subprocessos, aplicados aos textos expositivos. O desenho investigativo contemplou um diagnóstico da situação através da realização de um pré-teste; uma intervenção didática, visando implementar um conjunto de sequências didáticas em que a dimensão processual da escrita era objeto de ensino explícito; e, por último, a realização de um pós-teste para avaliar o impac-to da intervenção na qualidade dos textos. Constata-se que, a partir de uma análise mista dos pré e pós-testes, houve uma progressão do grupo experimental, no que se refere à interiorização da dimensão processual da escrita e à qualidade dos textos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2021-06-15T09:51:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13448
url http://hdl.handle.net/10400.21/13448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, M., Gonçalves, C. & Silva, E. (2020). Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo. _Calidoscópio. 18 (1): 20-46 janeiro-abril 2020, 20-46. doi: 10.4013/cld.2020.181.02
10.4013/cld.2020.181.02
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133484885737472