Abordagem baseada na resolução de problemas: sua eficácia na aprendizagem de conceitos de estudo do meio e no desenvolvimento de competências de produção de textos expositivos em alunos do 4.º ano de escolaridade
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6590 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais |
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Abordagem baseada na resolução de problemas: sua eficácia na aprendizagem de conceitos de estudo do meio e no desenvolvimento de competências de produção de textos expositivos em alunos do 4.º ano de escolaridadeResolução de problemasTexto expositivoEscritaEstudo do meioIntegração curricularLearning strategiesExpository textWritingScience learningCurricular IntegrationDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e SociaisEsta investigação teve como finalidade verificar a eficácia da metodologia designada por Abordagem Baseada na Resolução de Problemas, designada por ABRP, na aprendizagem da língua e de conceitos do Estudo do Meio em alunos do 4.º ano de escolaridade. A investigação constituiu uma investigação-ação quanto ao seu propósito, tendo-se recorrido a técnicas e métodos de teor qualitativo e quantitativo ao longo do processo de intervenção. Os participantes foram duas turmas de 4.º ano de escolaridade, uma com 23 alunos e a outra com 20, semelhantes em termos do seu desempenho escolar e da sua proveniência socioeconómica (média-baixa). A primeira turma constituiu o grupo experimental, tendo nela sido aplicadas três atividades construídas na base dos princípios da ABRP; a segunda turma funcionou como grupo de controlo. As atividades centraram-se em temas do Estudo do Meio (astros, ciclo da água e fenómenos físicos da água, aspetos físicos da costa portuguesa), e procuraram também desenvolver as competências dos alunos no que se refere ao domínio das características do texto expositivo (Língua Portuguesa). A ambas as turmas, foi aplicado um pré-teste e um pós-teste que visou precisamente avaliar o desempenho dos alunos das duas turmas no que se refere ao domínio das referidas competências. O grupo experimental, que vivenciou as atividades ABRP, melhorou significativamente as suas aprendizagens, tanto em relação aos conteúdos de Estudo do Meio, como da aplicação das características do texto expositivo nas suas produções. Pelos resultados obtidos, pode afirmar-se que as atividades baseadas na metodologia ABRP revelam um potencial integrador e contribuem para a aprendizagem das duas áreas curriculares referidas.ABSTRACT This research aimed to verify the effectiveness of the methodology referred to as Problem Based Learning (PBL), in the learning of Language and Science Learning concepts in students of the 4th grade. The research model was an action- research as its purpose, with resource to techniques and methods of qualitative and quantitative contents. The participants were two groups of the 4th grade, one with 23 students and the other with 20, similar in terms of their academic performance and lower-middle socioeconomic origin. The first group was the experimental group, there were three activities applied, based on the principles of PBL, and second acted as the control group. The activities focused on environmental study themes stars, water cycle and physical phenomena of water, physical aspects of the Portuguese coast), but also sought to develop students' skills in relation to the field of expository text features (Portuguese language). Both groups were administered a pre-test and post-test that aimed to accurately assess the performance of students from both groups in relation to the acquisition of the same competences. The experimental group, who experienced the ABRP activities, significantly, improved their learning, both in the contents of environmental studies, and in the application of expository text features. From the results we can say that the activities based on the ABRP methodology reveal an integrative potential and contribute to the related learning of simultaneously both curricular areas.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaAlmeida, AntónioGonçalves, CarolinaRCIPLVaz, Maria Odete Monteiro2016-11-17T13:56:34Z2016-11-042016-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6590TID:201329794porVaz, M. O. M. (2016). Abordagem baseada na resolução de problemas: sua eficácia na aprendizagem de conceitos de estudo do meio e no desenvolvimento de competências de produção de textos expositivos em alunos do 4.º ano de escolaridade [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:41.851666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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