Apoio domiciliário : resposta educativa para as crianças com NEE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sílvia Julieta Moreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15717
Resumo: Dedicamos este estudo às crianças privadas de ir à escola, uma vez que são portadoras de deficiências profundas. O objetivo principal desta investigação é conhecer a realidade educativa do Apoio Domiciliário como resposta educativa a crianças com NEE (Necessidades Educativas Especiais), passando pelo entendimento das estratégias e metodologias de ensino - aprendizagem que se desenvolve neste formato de apoio. Quisemos avaliar a sobrecarga das cuidadoras, tentando perceber até que ponto, cuidar de uma criança dependente de um adulto, pode ter ou não sobrecarga para os seus cuidadores. Numa primeira parte da nossa investigação procedeu-se à revisão da literatura, repensando questões teóricas-conceituais relativamente ao tema em estudo, referindo-se primordialmente a questões relacionadas com o Apoio Domiciliário. Na segunda parte, realizamos todo o trabalho empírico, com recurso a entrevistas aos seguintes participantes: duas encarregadas de educação, duas professoras de Educação Especial numa Unidade de Apoio Especializada à Multideficiência, uma professora de Educação Especial que leciona Apoio Domiciliário e uma subcoordenadora de Educação Especial. Aplicou-se a escala de sobrecarga de Zarit às encarregadas de educação dos alunos que usufruem de Apoio Domiciliário. A análise dos dados recolhidos possibilitou uma melhor compreensão da temática, tendo em consideração a peculiaridade do contexto. Por fim, apresentamos os resultados e algumas considerações finais tendo em conta toda a parte teórica e a parte empírica do nosso trabalho, fazendo uma articulação entre as diferentes partes da nossa investigação.
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