Estratégias do/a educador/a na inclusão de uma criança com NEE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Diana Martins Ramos das
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14480
Resumo: Relatório apresentado no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II, 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_d9b90f0e5dbf18e27191e2ef244dcaba
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14480
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias do/a educador/a na inclusão de uma criança com NEEInclusãoNecessidades educativas especiaisEducação de infânciaEstratégias educativasInclusionSpecial educational needsChild careEducational strategiesRelatório apresentado no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II, 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, cujo objetivo é a reflexão sobre uma intervenção num determinado contexto, tendo sido realizada uma investigação com base num tema pertinente, quer para a organização socioeducativa, bem como para o grupo onde o estágio foi realizado. Desta forma, o tema surge no decorrer das primeiras semanas de estágio, com base na observação realizada e a captação dos interesses e dificuldades do grupo. No decorrer desta observação constatei que uma das crianças com necessidades educativas especiais (NEE), devido às suas dificuldades especificas, não demonstrava uma integração plena no grupo. Assim sendo, a problemática emergente prende-se à questão da inclusão de crianças com NEE, revelando-se fundamental para este contexto em específico. Trata-se de um grupo heterogéneo de 20 crianças, entre os quatro e os seis anos de idade, sendo que duas destas crianças apresentavam NEE, uma com Trissomia 21, e outra com um diagnóstico ainda em aberto, no entanto, as suas dificuldades prendem-se ao nível cognitivo, na comunicação e nos seus comportamentos prossociais, sendo esta última a criança alvo da presente investigação. Deste modo surge o tema “Estratégias do/a Educador/a na Inclusão de uma Criança com NEE”. É nesta fase que as crianças adquirem competências sociais que as ajudam a compreender e aceitar as diferenças e dificuldades de cada um. Assim sendo, é importante que todas as crianças desta sala participem neste estudo, de forma a adquirirem competências e valores que aos façam crescer cidadãos conscientes e solidários promovendo a inclusão de todos os indivíduos. Tendo por base esta situação, como futura educadora de infância, tive necessidade de investigar e saber mais sobre este tema, não só para contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem destas crianças, bem como outras crianças, em situações semelhantes, ao longo do meu futuro profissional.ABSTRACT The present report refers to Professional Supervised Practice II, aiming to reflect about an intervention in a certain context. The research was conducted based in a relevant matter for both socio-educative organisation and the group where the internship was completed. Therefore, the theme was developed on the first two weeks of the internship, based on observing, appealed interests and group difficulties. During this observation it was noticed that a child with special educational needs, did not showed a full integration with the group, due to his specific difficulties. Therefore, the emergent issue that needs to be tackle is the inclusion of children with special needs, which reveled to be fundamental in this specific context. It is a heterogenic group of 20 children, ages between four and six years old, with two children with special educational needs, one with Trisomy 21 and the other one with an open diagnostic. However, their difficulties are related with cognitive level of communication and their prosocial behavior. Thus, the second child, with an open diagnostic, was the target of the present research. Therefore, the research theme is “Educator Strategies to include a Special Educational Necessities Child”. It is in this stage that children acquire social competences that helps to understand and accept the differences and the difficulties of each other. Thus, it is important that every child from the playroom engage in this study, so that they can acquire competences and values to make them grow as conscious and solidary citizens, promoting the inclusion of all individuals. Having in mind this situation, as future kindergarten teacher, there was a need to research and to know more about this thematic, not only to contribute to these children development and learning, but also with other children along my professional future.Rosa, ManuelaRCIPLNeves, Diana Martins Ramos das2022-03-16T10:43:33Z2021-07-212021-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14480TID:202935620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:42Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:16.852451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias do/a educador/a na inclusão de uma criança com NEE
title Estratégias do/a educador/a na inclusão de uma criança com NEE
spellingShingle Estratégias do/a educador/a na inclusão de uma criança com NEE
Neves, Diana Martins Ramos das
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Educação de infância
Estratégias educativas
Inclusion
Special educational needs
Child care
Educational strategies
title_short Estratégias do/a educador/a na inclusão de uma criança com NEE
title_full Estratégias do/a educador/a na inclusão de uma criança com NEE
title_fullStr Estratégias do/a educador/a na inclusão de uma criança com NEE
title_full_unstemmed Estratégias do/a educador/a na inclusão de uma criança com NEE
title_sort Estratégias do/a educador/a na inclusão de uma criança com NEE
author Neves, Diana Martins Ramos das
author_facet Neves, Diana Martins Ramos das
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Diana Martins Ramos das
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Necessidades educativas especiais
Educação de infância
Estratégias educativas
Inclusion
Special educational needs
Child care
Educational strategies
topic Inclusão
Necessidades educativas especiais
Educação de infância
Estratégias educativas
Inclusion
Special educational needs
Child care
Educational strategies
description Relatório apresentado no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II, 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-21
2021-07-21T00:00:00Z
2022-03-16T10:43:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14480
TID:202935620
url http://hdl.handle.net/10400.21/14480
identifier_str_mv TID:202935620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494596599808