O impacto da partilha social, da autoeficácia e da literacia em saúde no bem-estar dos cuidadores de crianças e jovens com paralisia cerebral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7131 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto da partilha social, da autoeficácia e da literacia em saúde no bem-estar dos cuidadores de crianças e jovens com paralisia cerebral. Foi utilizada uma amostra composta por 48 cuidadores. O protocolo de investigação foi composto por questionário sociodemográfico e as seguintes medidas: Mental Health Continuum – MHC-SF (Keyes et al., 2008);Escala de Autoeficácia do Cuidador – EAEC (adaptação de Mata, 2012); Questionário de Partilha Social das Emoções construído para este estudo, tal como o teste de Literacia em Saúde – Paralisia Cerebral. Os resultados indicaram que a partilha social é uma estratégia de regulação emocional eficaz e que a sua utilização se associa a níveis elevados de bem- estar psicológico. Verificou-se ainda uma relação entre a autoeficácia e o bem-estar. |
id |
RCAP_3dcfc41b2ae0db175e0c94b21dd61bd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7131 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto da partilha social, da autoeficácia e da literacia em saúde no bem-estar dos cuidadores de crianças e jovens com paralisia cerebralMESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDEPSICOLOGIAPSICOLOGIA DA SAÚDECRIANÇAS DEFICIENTESJOVENS DEFICIENTESPARALISIA CEREBRALCUIDADOS DE SAÚDEINTERAÇÃO SOCIALBEM-ESTARAUTO-EFICÁCIACOMPORTAMENTO EMOCIONALLITERACIA EMOCIONALSAÚDEAVALIAÇÃO PSICOLÓGICATESTES PSICOLÓGICOSMHC-SF (ESCALA...)EAECPSYCHOLOGYHEALTH PSYCHOLOGYYOUNG PEOPLE WITH DISABILITIESCEREBRAL PALSYHEALTH CARESOCIAL INTERACTIONWELL-BEINGSELF EFFICACYEMOTIONAL BEHAVIOUREMOTIONAL LITERACYHEALTHPSYCHOLOGICAL ASSESSMENTPSYCHOLOGICAL TESTSO presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto da partilha social, da autoeficácia e da literacia em saúde no bem-estar dos cuidadores de crianças e jovens com paralisia cerebral. Foi utilizada uma amostra composta por 48 cuidadores. O protocolo de investigação foi composto por questionário sociodemográfico e as seguintes medidas: Mental Health Continuum – MHC-SF (Keyes et al., 2008);Escala de Autoeficácia do Cuidador – EAEC (adaptação de Mata, 2012); Questionário de Partilha Social das Emoções construído para este estudo, tal como o teste de Literacia em Saúde – Paralisia Cerebral. Os resultados indicaram que a partilha social é uma estratégia de regulação emocional eficaz e que a sua utilização se associa a níveis elevados de bem- estar psicológico. Verificou-se ainda uma relação entre a autoeficácia e o bem-estar.This study aimed to evaluate the impact of social sharing of emotion, self-efficacy and health literacy on well-being of caregivers of children and young people with cerebral palsy. A sample was used consisting of 48 caregivers. The research protocol consisted on a sociodemographic questionnaire and the following measures: Mental Health Continuum – MHC-SF (Keyes et al., 2008); Scale for Caregiving Self-Efficacy - SCSE (adaptation from Mata, 2012), Social Sharing questionnaire of Emotions and a test of Health Literacy – Cerebral Palsy, both built for this study. The results of this paper showed that social sharing of emotion is an effective emotional regulation strategy and its use is associated with high levels of psychological well-being. The results also showed a relationship between self-efficacy and well-being.2016-07-15T10:43:33Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7131TID:201250314porRamos, Filipa Raquel Fragoso Clementeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T01:32:02Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:09.104503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da partilha social, da autoeficácia e da literacia em saúde no bem-estar dos cuidadores de crianças e jovens com paralisia cerebral |
title |
O impacto da partilha social, da autoeficácia e da literacia em saúde no bem-estar dos cuidadores de crianças e jovens com paralisia cerebral |
spellingShingle |
O impacto da partilha social, da autoeficácia e da literacia em saúde no bem-estar dos cuidadores de crianças e jovens com paralisia cerebral Ramos, Filipa Raquel Fragoso Clemente MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE PSICOLOGIA PSICOLOGIA DA SAÚDE CRIANÇAS DEFICIENTES JOVENS DEFICIENTES PARALISIA CEREBRAL CUIDADOS DE SAÚDE INTERAÇÃO SOCIAL BEM-ESTAR AUTO-EFICÁCIA COMPORTAMENTO EMOCIONAL LITERACIA EMOCIONAL SAÚDE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA TESTES PSICOLÓGICOS MHC-SF (ESCALA...) EAEC PSYCHOLOGY HEALTH PSYCHOLOGY YOUNG PEOPLE WITH DISABILITIES CEREBRAL PALSY HEALTH CARE SOCIAL INTERACTION WELL-BEING SELF EFFICACY EMOTIONAL BEHAVIOUR EMOTIONAL LITERACY HEALTH PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT PSYCHOLOGICAL TESTS |
title_short |
O impacto da partilha social, da autoeficácia e da literacia em saúde no bem-estar dos cuidadores de crianças e jovens com paralisia cerebral |
title_full |
O impacto da partilha social, da autoeficácia e da literacia em saúde no bem-estar dos cuidadores de crianças e jovens com paralisia cerebral |
title_fullStr |
O impacto da partilha social, da autoeficácia e da literacia em saúde no bem-estar dos cuidadores de crianças e jovens com paralisia cerebral |
title_full_unstemmed |
O impacto da partilha social, da autoeficácia e da literacia em saúde no bem-estar dos cuidadores de crianças e jovens com paralisia cerebral |
title_sort |
O impacto da partilha social, da autoeficácia e da literacia em saúde no bem-estar dos cuidadores de crianças e jovens com paralisia cerebral |
author |
Ramos, Filipa Raquel Fragoso Clemente |
author_facet |
Ramos, Filipa Raquel Fragoso Clemente |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Filipa Raquel Fragoso Clemente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE PSICOLOGIA PSICOLOGIA DA SAÚDE CRIANÇAS DEFICIENTES JOVENS DEFICIENTES PARALISIA CEREBRAL CUIDADOS DE SAÚDE INTERAÇÃO SOCIAL BEM-ESTAR AUTO-EFICÁCIA COMPORTAMENTO EMOCIONAL LITERACIA EMOCIONAL SAÚDE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA TESTES PSICOLÓGICOS MHC-SF (ESCALA...) EAEC PSYCHOLOGY HEALTH PSYCHOLOGY YOUNG PEOPLE WITH DISABILITIES CEREBRAL PALSY HEALTH CARE SOCIAL INTERACTION WELL-BEING SELF EFFICACY EMOTIONAL BEHAVIOUR EMOTIONAL LITERACY HEALTH PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT PSYCHOLOGICAL TESTS |
topic |
MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE PSICOLOGIA PSICOLOGIA DA SAÚDE CRIANÇAS DEFICIENTES JOVENS DEFICIENTES PARALISIA CEREBRAL CUIDADOS DE SAÚDE INTERAÇÃO SOCIAL BEM-ESTAR AUTO-EFICÁCIA COMPORTAMENTO EMOCIONAL LITERACIA EMOCIONAL SAÚDE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA TESTES PSICOLÓGICOS MHC-SF (ESCALA...) EAEC PSYCHOLOGY HEALTH PSYCHOLOGY YOUNG PEOPLE WITH DISABILITIES CEREBRAL PALSY HEALTH CARE SOCIAL INTERACTION WELL-BEING SELF EFFICACY EMOTIONAL BEHAVIOUR EMOTIONAL LITERACY HEALTH PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT PSYCHOLOGICAL TESTS |
description |
O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto da partilha social, da autoeficácia e da literacia em saúde no bem-estar dos cuidadores de crianças e jovens com paralisia cerebral. Foi utilizada uma amostra composta por 48 cuidadores. O protocolo de investigação foi composto por questionário sociodemográfico e as seguintes medidas: Mental Health Continuum – MHC-SF (Keyes et al., 2008);Escala de Autoeficácia do Cuidador – EAEC (adaptação de Mata, 2012); Questionário de Partilha Social das Emoções construído para este estudo, tal como o teste de Literacia em Saúde – Paralisia Cerebral. Os resultados indicaram que a partilha social é uma estratégia de regulação emocional eficaz e que a sua utilização se associa a níveis elevados de bem- estar psicológico. Verificou-se ainda uma relação entre a autoeficácia e o bem-estar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-15T10:43:33Z 2016-01-01T00:00:00Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/7131 TID:201250314 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/7131 |
identifier_str_mv |
TID:201250314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131268413128704 |