O impacto da partilha social, da autoeficácia e da literacia em saúde no bem-estar dos cuidadores de crianças e jovens com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Filipa Raquel Fragoso Clemente
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7131
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto da partilha social, da autoeficácia e da literacia em saúde no bem-estar dos cuidadores de crianças e jovens com paralisia cerebral. Foi utilizada uma amostra composta por 48 cuidadores. O protocolo de investigação foi composto por questionário sociodemográfico e as seguintes medidas: Mental Health Continuum – MHC-SF (Keyes et al., 2008);Escala de Autoeficácia do Cuidador – EAEC (adaptação de Mata, 2012); Questionário de Partilha Social das Emoções construído para este estudo, tal como o teste de Literacia em Saúde – Paralisia Cerebral. Os resultados indicaram que a partilha social é uma estratégia de regulação emocional eficaz e que a sua utilização se associa a níveis elevados de bem- estar psicológico. Verificou-se ainda uma relação entre a autoeficácia e o bem-estar.
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Ramos, Filipa Raquel Fragoso Clemente
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PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DA SAÚDE
CRIANÇAS DEFICIENTES
JOVENS DEFICIENTES
PARALISIA CEREBRAL
CUIDADOS DE SAÚDE
INTERAÇÃO SOCIAL
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AUTO-EFICÁCIA
COMPORTAMENTO EMOCIONAL
LITERACIA EMOCIONAL
SAÚDE
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
TESTES PSICOLÓGICOS
MHC-SF (ESCALA...)
EAEC
PSYCHOLOGY
HEALTH PSYCHOLOGY
YOUNG PEOPLE WITH DISABILITIES
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