O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/45937 |
Resumo: | O presente Relatório enquadrou-se na realização da Prática de Ensino Supervisionada (PES), que decorreu na Escola B 2, 3/S Mestre Martins Correia, localizada na Golegã, durante o ano letivo de 2016/2017. Os seus objetivos visaram articular o património cultural existente no concelho da Golegã e o ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O cumprimento destes objetivos exigiu, em primeiro lugar, um levantamento do património cultural existente no concelho da Golegã e em alguns concelhos limítrofes, como o Entroncamento e Torres Novas e, posteriormente, uma seleção de alguns monumentos e equipamentos museológicos aí existentes. Foram alvo de uma primeira seleção e estudo a Igreja Matriz, o Pelourinho, a Casa-Estúdio de Carlos Relvas e os Museus Municipais da Máquina de Escrever e de Martins Correia, localizados na Golegã; o Museu Nacional Ferroviário, sedeado no Entroncamento e as Ruínas Romanas de Vila Cardílio, situadas em Torres Novas. Foi possível, deste modo, verificar quais os que se enquadravam melhor no Programa de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e, mais concretamente, do 8º, 10º, 11º e 12º anos letivos, que integraram a PES. Por fim, foram realizados três estudos de caso, que incidiram sobre as referidas Igreja Matriz, Ruínas Romanas de Vila Cardílio e Museu Nacional Ferroviário, tendo sido planificadas aulas, visitas de estudo e um conjunto de materiais e instrumentos pedagógicos, tais como apresentações powerpoint, fichas de trabalho, cronologias e guiões de visita guiada. Estabeleceu-se, desta forma, uma articulação entre os Programas e as Metas Curriculares da disciplina de História e o património e equipamentos culturais e museológicos dos quais os concelhos da Golegã, Entroncamento e Torres Novas se encontram dotados. |
id |
RCAP_3dd16163b8a25c33f6d69080f6d34b87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/45937 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioGolegãPatrimónio culturalEnsino de HistóriaPedagogiaPatrimónio localIgreja Matriz da GolegãMuseu Nacional FerroviárioRuínas Romanas de Vila CardílioPedagogyLocal HeritageHeritage SurveyParish Church of GolegãThe National Railway MuseumThe Roman Ruins of Vila CardílioO presente Relatório enquadrou-se na realização da Prática de Ensino Supervisionada (PES), que decorreu na Escola B 2, 3/S Mestre Martins Correia, localizada na Golegã, durante o ano letivo de 2016/2017. Os seus objetivos visaram articular o património cultural existente no concelho da Golegã e o ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O cumprimento destes objetivos exigiu, em primeiro lugar, um levantamento do património cultural existente no concelho da Golegã e em alguns concelhos limítrofes, como o Entroncamento e Torres Novas e, posteriormente, uma seleção de alguns monumentos e equipamentos museológicos aí existentes. Foram alvo de uma primeira seleção e estudo a Igreja Matriz, o Pelourinho, a Casa-Estúdio de Carlos Relvas e os Museus Municipais da Máquina de Escrever e de Martins Correia, localizados na Golegã; o Museu Nacional Ferroviário, sedeado no Entroncamento e as Ruínas Romanas de Vila Cardílio, situadas em Torres Novas. Foi possível, deste modo, verificar quais os que se enquadravam melhor no Programa de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e, mais concretamente, do 8º, 10º, 11º e 12º anos letivos, que integraram a PES. Por fim, foram realizados três estudos de caso, que incidiram sobre as referidas Igreja Matriz, Ruínas Romanas de Vila Cardílio e Museu Nacional Ferroviário, tendo sido planificadas aulas, visitas de estudo e um conjunto de materiais e instrumentos pedagógicos, tais como apresentações powerpoint, fichas de trabalho, cronologias e guiões de visita guiada. Estabeleceu-se, desta forma, uma articulação entre os Programas e as Metas Curriculares da disciplina de História e o património e equipamentos culturais e museológicos dos quais os concelhos da Golegã, Entroncamento e Torres Novas se encontram dotados.The following Report was written as part of the Supervised Teaching Internship which was held in the school B 2, 3/S Mestre Martins Correia, in Golegã, during the 2016/2017 school year. The objectives that guided this report aimed to establish a connection between the Golegã cultural heritage and the History School Program in the Basic and Secondary teaching levels. The completion of this Work Project Report required a survey of the Golegã, Entroncamento and Torres Novas cultural heritage. The chapter that dealed with the local heritage studied the Parish Church, the “Pelourinho”, The House of Carlos Relvas, the Typewriter and the Martins Correia Municipal Museums, located in Golegã, the National Railway Museum, in Entroncamento and the Roman Ruins of Vila Cardilio, located in Torres Novas. The sudy of this monuments and museums aimed to clarify which ones could be framed in the objectives of the 8th, 10th 11th and 12th school years, taught under the Supervised Teaching Internship. The last chapter of this report approaches three case studies, about the Golegã Parish Church, the Roman Ruins of Vila Cardílio and the National Railway Museum. As part of these three case studies, we created school lessons and visit plans, didactic and pedagogic instruments like powerpoint presentations, tests, chronologies and school visit guides. This work established a connection between the History School Programs and the museums and cultural heritage of these three municipalities, Golegã, Entroncamento and Torres Novas.Gouveia, António CamõesRUNSerra, Miguel Soares Baptista2021-04-30T00:30:31Z2018-04-302018-03-202018-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/45937TID:201916860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:24:19Zoai:run.unl.pt:10362/45937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:31:55.775262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
title |
O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
spellingShingle |
O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Serra, Miguel Soares Baptista Golegã Património cultural Ensino de História Pedagogia Património local Igreja Matriz da Golegã Museu Nacional Ferroviário Ruínas Romanas de Vila Cardílio Pedagogy Local Heritage Heritage Survey Parish Church of Golegã The National Railway Museum The Roman Ruins of Vila Cardílio |
title_short |
O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
title_full |
O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
title_fullStr |
O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
title_full_unstemmed |
O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
title_sort |
O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
author |
Serra, Miguel Soares Baptista |
author_facet |
Serra, Miguel Soares Baptista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gouveia, António Camões RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serra, Miguel Soares Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Golegã Património cultural Ensino de História Pedagogia Património local Igreja Matriz da Golegã Museu Nacional Ferroviário Ruínas Romanas de Vila Cardílio Pedagogy Local Heritage Heritage Survey Parish Church of Golegã The National Railway Museum The Roman Ruins of Vila Cardílio |
topic |
Golegã Património cultural Ensino de História Pedagogia Património local Igreja Matriz da Golegã Museu Nacional Ferroviário Ruínas Romanas de Vila Cardílio Pedagogy Local Heritage Heritage Survey Parish Church of Golegã The National Railway Museum The Roman Ruins of Vila Cardílio |
description |
O presente Relatório enquadrou-se na realização da Prática de Ensino Supervisionada (PES), que decorreu na Escola B 2, 3/S Mestre Martins Correia, localizada na Golegã, durante o ano letivo de 2016/2017. Os seus objetivos visaram articular o património cultural existente no concelho da Golegã e o ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O cumprimento destes objetivos exigiu, em primeiro lugar, um levantamento do património cultural existente no concelho da Golegã e em alguns concelhos limítrofes, como o Entroncamento e Torres Novas e, posteriormente, uma seleção de alguns monumentos e equipamentos museológicos aí existentes. Foram alvo de uma primeira seleção e estudo a Igreja Matriz, o Pelourinho, a Casa-Estúdio de Carlos Relvas e os Museus Municipais da Máquina de Escrever e de Martins Correia, localizados na Golegã; o Museu Nacional Ferroviário, sedeado no Entroncamento e as Ruínas Romanas de Vila Cardílio, situadas em Torres Novas. Foi possível, deste modo, verificar quais os que se enquadravam melhor no Programa de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e, mais concretamente, do 8º, 10º, 11º e 12º anos letivos, que integraram a PES. Por fim, foram realizados três estudos de caso, que incidiram sobre as referidas Igreja Matriz, Ruínas Romanas de Vila Cardílio e Museu Nacional Ferroviário, tendo sido planificadas aulas, visitas de estudo e um conjunto de materiais e instrumentos pedagógicos, tais como apresentações powerpoint, fichas de trabalho, cronologias e guiões de visita guiada. Estabeleceu-se, desta forma, uma articulação entre os Programas e as Metas Curriculares da disciplina de História e o património e equipamentos culturais e museológicos dos quais os concelhos da Golegã, Entroncamento e Torres Novas se encontram dotados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-30 2018-03-20 2018-04-30T00:00:00Z 2021-04-30T00:30:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/45937 TID:201916860 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/45937 |
identifier_str_mv |
TID:201916860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137941882142720 |