O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Miguel Soares Baptista
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/45937
Resumo: O presente Relatório enquadrou-se na realização da Prática de Ensino Supervisionada (PES), que decorreu na Escola B 2, 3/S Mestre Martins Correia, localizada na Golegã, durante o ano letivo de 2016/2017. Os seus objetivos visaram articular o património cultural existente no concelho da Golegã e o ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O cumprimento destes objetivos exigiu, em primeiro lugar, um levantamento do património cultural existente no concelho da Golegã e em alguns concelhos limítrofes, como o Entroncamento e Torres Novas e, posteriormente, uma seleção de alguns monumentos e equipamentos museológicos aí existentes. Foram alvo de uma primeira seleção e estudo a Igreja Matriz, o Pelourinho, a Casa-Estúdio de Carlos Relvas e os Museus Municipais da Máquina de Escrever e de Martins Correia, localizados na Golegã; o Museu Nacional Ferroviário, sedeado no Entroncamento e as Ruínas Romanas de Vila Cardílio, situadas em Torres Novas. Foi possível, deste modo, verificar quais os que se enquadravam melhor no Programa de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e, mais concretamente, do 8º, 10º, 11º e 12º anos letivos, que integraram a PES. Por fim, foram realizados três estudos de caso, que incidiram sobre as referidas Igreja Matriz, Ruínas Romanas de Vila Cardílio e Museu Nacional Ferroviário, tendo sido planificadas aulas, visitas de estudo e um conjunto de materiais e instrumentos pedagógicos, tais como apresentações powerpoint, fichas de trabalho, cronologias e guiões de visita guiada. Estabeleceu-se, desta forma, uma articulação entre os Programas e as Metas Curriculares da disciplina de História e o património e equipamentos culturais e museológicos dos quais os concelhos da Golegã, Entroncamento e Torres Novas se encontram dotados.
id RCAP_3dd16163b8a25c33f6d69080f6d34b87
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/45937
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioGolegãPatrimónio culturalEnsino de HistóriaPedagogiaPatrimónio localIgreja Matriz da GolegãMuseu Nacional FerroviárioRuínas Romanas de Vila CardílioPedagogyLocal HeritageHeritage SurveyParish Church of GolegãThe National Railway MuseumThe Roman Ruins of Vila CardílioO presente Relatório enquadrou-se na realização da Prática de Ensino Supervisionada (PES), que decorreu na Escola B 2, 3/S Mestre Martins Correia, localizada na Golegã, durante o ano letivo de 2016/2017. Os seus objetivos visaram articular o património cultural existente no concelho da Golegã e o ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O cumprimento destes objetivos exigiu, em primeiro lugar, um levantamento do património cultural existente no concelho da Golegã e em alguns concelhos limítrofes, como o Entroncamento e Torres Novas e, posteriormente, uma seleção de alguns monumentos e equipamentos museológicos aí existentes. Foram alvo de uma primeira seleção e estudo a Igreja Matriz, o Pelourinho, a Casa-Estúdio de Carlos Relvas e os Museus Municipais da Máquina de Escrever e de Martins Correia, localizados na Golegã; o Museu Nacional Ferroviário, sedeado no Entroncamento e as Ruínas Romanas de Vila Cardílio, situadas em Torres Novas. Foi possível, deste modo, verificar quais os que se enquadravam melhor no Programa de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e, mais concretamente, do 8º, 10º, 11º e 12º anos letivos, que integraram a PES. Por fim, foram realizados três estudos de caso, que incidiram sobre as referidas Igreja Matriz, Ruínas Romanas de Vila Cardílio e Museu Nacional Ferroviário, tendo sido planificadas aulas, visitas de estudo e um conjunto de materiais e instrumentos pedagógicos, tais como apresentações powerpoint, fichas de trabalho, cronologias e guiões de visita guiada. Estabeleceu-se, desta forma, uma articulação entre os Programas e as Metas Curriculares da disciplina de História e o património e equipamentos culturais e museológicos dos quais os concelhos da Golegã, Entroncamento e Torres Novas se encontram dotados.The following Report was written as part of the Supervised Teaching Internship which was held in the school B 2, 3/S Mestre Martins Correia, in Golegã, during the 2016/2017 school year. The objectives that guided this report aimed to establish a connection between the Golegã cultural heritage and the History School Program in the Basic and Secondary teaching levels. The completion of this Work Project Report required a survey of the Golegã, Entroncamento and Torres Novas cultural heritage. The chapter that dealed with the local heritage studied the Parish Church, the “Pelourinho”, The House of Carlos Relvas, the Typewriter and the Martins Correia Municipal Museums, located in Golegã, the National Railway Museum, in Entroncamento and the Roman Ruins of Vila Cardilio, located in Torres Novas. The sudy of this monuments and museums aimed to clarify which ones could be framed in the objectives of the 8th, 10th 11th and 12th school years, taught under the Supervised Teaching Internship. The last chapter of this report approaches three case studies, about the Golegã Parish Church, the Roman Ruins of Vila Cardílio and the National Railway Museum. As part of these three case studies, we created school lessons and visit plans, didactic and pedagogic instruments like powerpoint presentations, tests, chronologies and school visit guides. This work established a connection between the History School Programs and the museums and cultural heritage of these three municipalities, Golegã, Entroncamento and Torres Novas.Gouveia, António CamõesRUNSerra, Miguel Soares Baptista2021-04-30T00:30:31Z2018-04-302018-03-202018-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/45937TID:201916860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:24:19Zoai:run.unl.pt:10362/45937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:31:55.775262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
title O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
spellingShingle O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Serra, Miguel Soares Baptista
Golegã
Património cultural
Ensino de História
Pedagogia
Património local
Igreja Matriz da Golegã
Museu Nacional Ferroviário
Ruínas Romanas de Vila Cardílio
Pedagogy
Local Heritage
Heritage Survey
Parish Church of Golegã
The National Railway Museum
The Roman Ruins of Vila Cardílio
title_short O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
title_full O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
title_fullStr O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
title_full_unstemmed O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
title_sort O património cultural do Concelho da Golegã e a sua aplicação no ensino da disciplina de história no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
author Serra, Miguel Soares Baptista
author_facet Serra, Miguel Soares Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, António Camões
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Miguel Soares Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Golegã
Património cultural
Ensino de História
Pedagogia
Património local
Igreja Matriz da Golegã
Museu Nacional Ferroviário
Ruínas Romanas de Vila Cardílio
Pedagogy
Local Heritage
Heritage Survey
Parish Church of Golegã
The National Railway Museum
The Roman Ruins of Vila Cardílio
topic Golegã
Património cultural
Ensino de História
Pedagogia
Património local
Igreja Matriz da Golegã
Museu Nacional Ferroviário
Ruínas Romanas de Vila Cardílio
Pedagogy
Local Heritage
Heritage Survey
Parish Church of Golegã
The National Railway Museum
The Roman Ruins of Vila Cardílio
description O presente Relatório enquadrou-se na realização da Prática de Ensino Supervisionada (PES), que decorreu na Escola B 2, 3/S Mestre Martins Correia, localizada na Golegã, durante o ano letivo de 2016/2017. Os seus objetivos visaram articular o património cultural existente no concelho da Golegã e o ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O cumprimento destes objetivos exigiu, em primeiro lugar, um levantamento do património cultural existente no concelho da Golegã e em alguns concelhos limítrofes, como o Entroncamento e Torres Novas e, posteriormente, uma seleção de alguns monumentos e equipamentos museológicos aí existentes. Foram alvo de uma primeira seleção e estudo a Igreja Matriz, o Pelourinho, a Casa-Estúdio de Carlos Relvas e os Museus Municipais da Máquina de Escrever e de Martins Correia, localizados na Golegã; o Museu Nacional Ferroviário, sedeado no Entroncamento e as Ruínas Romanas de Vila Cardílio, situadas em Torres Novas. Foi possível, deste modo, verificar quais os que se enquadravam melhor no Programa de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e, mais concretamente, do 8º, 10º, 11º e 12º anos letivos, que integraram a PES. Por fim, foram realizados três estudos de caso, que incidiram sobre as referidas Igreja Matriz, Ruínas Romanas de Vila Cardílio e Museu Nacional Ferroviário, tendo sido planificadas aulas, visitas de estudo e um conjunto de materiais e instrumentos pedagógicos, tais como apresentações powerpoint, fichas de trabalho, cronologias e guiões de visita guiada. Estabeleceu-se, desta forma, uma articulação entre os Programas e as Metas Curriculares da disciplina de História e o património e equipamentos culturais e museológicos dos quais os concelhos da Golegã, Entroncamento e Torres Novas se encontram dotados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
2018-03-20
2018-04-30T00:00:00Z
2021-04-30T00:30:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/45937
TID:201916860
url http://hdl.handle.net/10362/45937
identifier_str_mv TID:201916860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137941882142720