Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maria de Lurdes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13913
Resumo: As investigações que têm ajudado a perceber as dificuldades que as crianças enfrentam durante a aprendizagem da leitura e da escrita e a forma como o ensino pode ser estruturado no sentido de ajudar a ultrapassar essas dificuldades, têm identificado, fundamentalmente, como factores determinantes, a consciência fonológica, o conhecimento das letras, e as conceptualizaçõs infantis sobre a escrita. Neste sentido, e partindo dos pressupostos que o contacto com a linguagem escrita e a possibilidade de a experimentar e constatar o seu funcionamento, mesmo antes do ensino formal, são determinantes para facilitar a sua aprendizagem, e ainda que qualquer aprendizagem é mais fácil se for interiorizada por vontade própria e não imposta, procurou-se construir um programa de computador que apresente tarefas e jogos que desenvolvem competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, sobre a forma de actividades lúdicas e estimulantes. Os resultados mostraram que as crianças, submetidas ao treino disponibilizado pelo programa, atingiram níveis elevados de consciência fonológica e de conhecimento das letras, atingindo, a maioria das crianças, a compreensão do Princípio Alfabético.
id RCAP_3dd3eee8de7a392c034e83a36af316f1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13913
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio AlfabéticoPrograma de Treino MultimédiaConsciência FonológicaConhecimento das Letrasprincípio AlfabéticoAs investigações que têm ajudado a perceber as dificuldades que as crianças enfrentam durante a aprendizagem da leitura e da escrita e a forma como o ensino pode ser estruturado no sentido de ajudar a ultrapassar essas dificuldades, têm identificado, fundamentalmente, como factores determinantes, a consciência fonológica, o conhecimento das letras, e as conceptualizaçõs infantis sobre a escrita. Neste sentido, e partindo dos pressupostos que o contacto com a linguagem escrita e a possibilidade de a experimentar e constatar o seu funcionamento, mesmo antes do ensino formal, são determinantes para facilitar a sua aprendizagem, e ainda que qualquer aprendizagem é mais fácil se for interiorizada por vontade própria e não imposta, procurou-se construir um programa de computador que apresente tarefas e jogos que desenvolvem competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, sobre a forma de actividades lúdicas e estimulantes. Os resultados mostraram que as crianças, submetidas ao treino disponibilizado pelo programa, atingiram níveis elevados de consciência fonológica e de conhecimento das letras, atingindo, a maioria das crianças, a compreensão do Princípio Alfabético.Saarbrucken: Novas Edições Académicas2015-03-31T15:48:08Z2015-03-312015-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/13913http://hdl.handle.net/10174/13913porMoreira, M.L. (2015) Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético. Saarbrucken: Novas Edições Académicas.978-3-639-61038-3naonaomlrm@uevora.pt681Moreira, Maria de Lurdesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:19.548812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético
title Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético
spellingShingle Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético
Moreira, Maria de Lurdes
Programa de Treino Multimédia
Consciência Fonológica
Conhecimento das Letras
princípio Alfabético
title_short Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético
title_full Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético
title_fullStr Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético
title_full_unstemmed Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético
title_sort Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético
author Moreira, Maria de Lurdes
author_facet Moreira, Maria de Lurdes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Maria de Lurdes
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Treino Multimédia
Consciência Fonológica
Conhecimento das Letras
princípio Alfabético
topic Programa de Treino Multimédia
Consciência Fonológica
Conhecimento das Letras
princípio Alfabético
description As investigações que têm ajudado a perceber as dificuldades que as crianças enfrentam durante a aprendizagem da leitura e da escrita e a forma como o ensino pode ser estruturado no sentido de ajudar a ultrapassar essas dificuldades, têm identificado, fundamentalmente, como factores determinantes, a consciência fonológica, o conhecimento das letras, e as conceptualizaçõs infantis sobre a escrita. Neste sentido, e partindo dos pressupostos que o contacto com a linguagem escrita e a possibilidade de a experimentar e constatar o seu funcionamento, mesmo antes do ensino formal, são determinantes para facilitar a sua aprendizagem, e ainda que qualquer aprendizagem é mais fácil se for interiorizada por vontade própria e não imposta, procurou-se construir um programa de computador que apresente tarefas e jogos que desenvolvem competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, sobre a forma de actividades lúdicas e estimulantes. Os resultados mostraram que as crianças, submetidas ao treino disponibilizado pelo programa, atingiram níveis elevados de consciência fonológica e de conhecimento das letras, atingindo, a maioria das crianças, a compreensão do Princípio Alfabético.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-31T15:48:08Z
2015-03-31
2015-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13913
http://hdl.handle.net/10174/13913
url http://hdl.handle.net/10174/13913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moreira, M.L. (2015) Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético. Saarbrucken: Novas Edições Académicas.
978-3-639-61038-3
nao
nao
mlrm@uevora.pt
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Saarbrucken: Novas Edições Académicas
publisher.none.fl_str_mv Saarbrucken: Novas Edições Académicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136558041792512