Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/13913 |
Resumo: | As investigações que têm ajudado a perceber as dificuldades que as crianças enfrentam durante a aprendizagem da leitura e da escrita e a forma como o ensino pode ser estruturado no sentido de ajudar a ultrapassar essas dificuldades, têm identificado, fundamentalmente, como factores determinantes, a consciência fonológica, o conhecimento das letras, e as conceptualizaçõs infantis sobre a escrita. Neste sentido, e partindo dos pressupostos que o contacto com a linguagem escrita e a possibilidade de a experimentar e constatar o seu funcionamento, mesmo antes do ensino formal, são determinantes para facilitar a sua aprendizagem, e ainda que qualquer aprendizagem é mais fácil se for interiorizada por vontade própria e não imposta, procurou-se construir um programa de computador que apresente tarefas e jogos que desenvolvem competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, sobre a forma de actividades lúdicas e estimulantes. Os resultados mostraram que as crianças, submetidas ao treino disponibilizado pelo programa, atingiram níveis elevados de consciência fonológica e de conhecimento das letras, atingindo, a maioria das crianças, a compreensão do Princípio Alfabético. |
id |
RCAP_3dd3eee8de7a392c034e83a36af316f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/13913 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio AlfabéticoPrograma de Treino MultimédiaConsciência FonológicaConhecimento das Letrasprincípio AlfabéticoAs investigações que têm ajudado a perceber as dificuldades que as crianças enfrentam durante a aprendizagem da leitura e da escrita e a forma como o ensino pode ser estruturado no sentido de ajudar a ultrapassar essas dificuldades, têm identificado, fundamentalmente, como factores determinantes, a consciência fonológica, o conhecimento das letras, e as conceptualizaçõs infantis sobre a escrita. Neste sentido, e partindo dos pressupostos que o contacto com a linguagem escrita e a possibilidade de a experimentar e constatar o seu funcionamento, mesmo antes do ensino formal, são determinantes para facilitar a sua aprendizagem, e ainda que qualquer aprendizagem é mais fácil se for interiorizada por vontade própria e não imposta, procurou-se construir um programa de computador que apresente tarefas e jogos que desenvolvem competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, sobre a forma de actividades lúdicas e estimulantes. Os resultados mostraram que as crianças, submetidas ao treino disponibilizado pelo programa, atingiram níveis elevados de consciência fonológica e de conhecimento das letras, atingindo, a maioria das crianças, a compreensão do Princípio Alfabético.Saarbrucken: Novas Edições Académicas2015-03-31T15:48:08Z2015-03-312015-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/13913http://hdl.handle.net/10174/13913porMoreira, M.L. (2015) Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético. Saarbrucken: Novas Edições Académicas.978-3-639-61038-3naonaomlrm@uevora.pt681Moreira, Maria de Lurdesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:19.548812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético |
title |
Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético |
spellingShingle |
Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético Moreira, Maria de Lurdes Programa de Treino Multimédia Consciência Fonológica Conhecimento das Letras princípio Alfabético |
title_short |
Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético |
title_full |
Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético |
title_fullStr |
Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético |
title_full_unstemmed |
Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético |
title_sort |
Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético |
author |
Moreira, Maria de Lurdes |
author_facet |
Moreira, Maria de Lurdes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Maria de Lurdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de Treino Multimédia Consciência Fonológica Conhecimento das Letras princípio Alfabético |
topic |
Programa de Treino Multimédia Consciência Fonológica Conhecimento das Letras princípio Alfabético |
description |
As investigações que têm ajudado a perceber as dificuldades que as crianças enfrentam durante a aprendizagem da leitura e da escrita e a forma como o ensino pode ser estruturado no sentido de ajudar a ultrapassar essas dificuldades, têm identificado, fundamentalmente, como factores determinantes, a consciência fonológica, o conhecimento das letras, e as conceptualizaçõs infantis sobre a escrita. Neste sentido, e partindo dos pressupostos que o contacto com a linguagem escrita e a possibilidade de a experimentar e constatar o seu funcionamento, mesmo antes do ensino formal, são determinantes para facilitar a sua aprendizagem, e ainda que qualquer aprendizagem é mais fácil se for interiorizada por vontade própria e não imposta, procurou-se construir um programa de computador que apresente tarefas e jogos que desenvolvem competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, sobre a forma de actividades lúdicas e estimulantes. Os resultados mostraram que as crianças, submetidas ao treino disponibilizado pelo programa, atingiram níveis elevados de consciência fonológica e de conhecimento das letras, atingindo, a maioria das crianças, a compreensão do Princípio Alfabético. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-31T15:48:08Z 2015-03-31 2015-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/13913 http://hdl.handle.net/10174/13913 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/13913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Moreira, M.L. (2015) Viagem ao País das Letras. Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético. Saarbrucken: Novas Edições Académicas. 978-3-639-61038-3 nao nao mlrm@uevora.pt 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Saarbrucken: Novas Edições Académicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Saarbrucken: Novas Edições Académicas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136558041792512 |