Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8141
Resumo: Resumo: Tendo em conta que o contacto com a linguagem escrita e a possibilidade de constatar o seu funcionamento, antes do ensino formal, facilita a sua aprendizagem, procurou-se construir um programa de computador em formato de livro interactivo, com tarefas e jogos que desenvolvam competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, sobre a forma de actividades lúdicas (Jogos Fonológicos, Jogos de Manipulação de Correspondência Grafo-Fonética e Jogos de Recomposição de Palavras). Para testar a sua eficácia, o programa foi aplicado em crianças de 4/5 anos de idade, a frequentar o pré-escolar, verificando-se que as situações de descoberta estimulantes e com significado disponibilizadas, permitiram um treino de competências que levou as crianças a pensar sobre a linguagem escrita e evoluir na compreensão da lógica alfabética do sistema de escrita, até à compreensão do Princípio Alfabético.
id RCAP_647ec36db51c55b0950f5febd47c11c9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8141
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem EscritaPrograma de Treino MultimédiaLivro interactivoConsciência FonológicaConhecimento das letrasPrincípio AlfabéticoResumo: Tendo em conta que o contacto com a linguagem escrita e a possibilidade de constatar o seu funcionamento, antes do ensino formal, facilita a sua aprendizagem, procurou-se construir um programa de computador em formato de livro interactivo, com tarefas e jogos que desenvolvam competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, sobre a forma de actividades lúdicas (Jogos Fonológicos, Jogos de Manipulação de Correspondência Grafo-Fonética e Jogos de Recomposição de Palavras). Para testar a sua eficácia, o programa foi aplicado em crianças de 4/5 anos de idade, a frequentar o pré-escolar, verificando-se que as situações de descoberta estimulantes e com significado disponibilizadas, permitiram um treino de competências que levou as crianças a pensar sobre a linguagem escrita e evoluir na compreensão da lógica alfabética do sistema de escrita, até à compreensão do Princípio Alfabético.2013-01-30T22:02:41Z2013-01-302008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8141http://hdl.handle.net/10174/8141porMoreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis. Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita, Aprendizagem Formal e Informal – AFI 2012 – Atas do Encontro , 1, 117-130, 2012.http://www.aisti.eu/risti/RISTI%20N2.pdfnd272Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:48:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:23.089064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita
title Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita
spellingShingle Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita
Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis
Programa de Treino Multimédia
Livro interactivo
Consciência Fonológica
Conhecimento das letras
Princípio Alfabético
title_short Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita
title_full Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita
title_fullStr Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita
title_full_unstemmed Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita
title_sort Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita
author Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis
author_facet Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Treino Multimédia
Livro interactivo
Consciência Fonológica
Conhecimento das letras
Princípio Alfabético
topic Programa de Treino Multimédia
Livro interactivo
Consciência Fonológica
Conhecimento das letras
Princípio Alfabético
description Resumo: Tendo em conta que o contacto com a linguagem escrita e a possibilidade de constatar o seu funcionamento, antes do ensino formal, facilita a sua aprendizagem, procurou-se construir um programa de computador em formato de livro interactivo, com tarefas e jogos que desenvolvam competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, sobre a forma de actividades lúdicas (Jogos Fonológicos, Jogos de Manipulação de Correspondência Grafo-Fonética e Jogos de Recomposição de Palavras). Para testar a sua eficácia, o programa foi aplicado em crianças de 4/5 anos de idade, a frequentar o pré-escolar, verificando-se que as situações de descoberta estimulantes e com significado disponibilizadas, permitiram um treino de competências que levou as crianças a pensar sobre a linguagem escrita e evoluir na compreensão da lógica alfabética do sistema de escrita, até à compreensão do Princípio Alfabético.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2013-01-30T22:02:41Z
2013-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8141
http://hdl.handle.net/10174/8141
url http://hdl.handle.net/10174/8141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis. Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita, Aprendizagem Formal e Informal – AFI 2012 – Atas do Encontro , 1, 117-130, 2012.
http://www.aisti.eu/risti/RISTI%20N2.pdf
nd
272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136507473166336