Comunicação interna na Novartis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caleiras, Maria Cândida Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13183
Resumo: A Comunicação Interna (CI) é atualmente considerada uma das principais ferramentas estratégicas no seio das organizações modernas, sendo mesmo apontada como o vetor fundamental para o sucesso das mesmas, não só na sua vertente social mas também económica. Por outro lado é essencial que a CI seja percebida e adequada a cada membro da organização, sendo necessário avaliar as preferências dos seus colaboradores. Esta só é eficaz se for veiculada através de formatos úteis e aceitáveis por estes. Parece, assim necessária e importante, uma melhor compreensão de como uma organização usa a comunicação, de que forma a veicula, para construir significados, criar conhecimentos e tomar decisões. Deste modo, este trabalho pretendeu demonstrar como os colaboradores da Novartis percecionam o processo e os instrumentos de comunicação interna utilizados pela empresa. Na base de sustentação de todo o estudo esteve a pesquisa bibliográfica e a realização de um inquérito por questionário online, resultando numa amostra de 91 inquiridos. O tratamento estatístico dos dados foi realizado em Excel. Com esta investigação conseguimos verificar que a Novartis já tem uma política de CI muito abrangente, e uma preocupação de transmitir toda a informação a todos os colaboradores. Por sua vez, estes consideram-na fundamental para o sucesso da organização, reconhecendo, no entanto, que este processo é feito de uma forma indistinta, perdendo-se, por vezes, o interesse na informação. Daí os resultados, também, revelarem alguma discrepância no que diz respeito às preferências pelo uso de determinados meios e aos motivos das respetivas escolhas.
id RCAP_3dd5e08628d815ea9fc52d66dc7e7e98
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13183
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação interna na NovartisComunicação OrganizacionalComportamento OrganizacionalRelações LaboraisEstudos de CasoComunicação InterpessoalA Comunicação Interna (CI) é atualmente considerada uma das principais ferramentas estratégicas no seio das organizações modernas, sendo mesmo apontada como o vetor fundamental para o sucesso das mesmas, não só na sua vertente social mas também económica. Por outro lado é essencial que a CI seja percebida e adequada a cada membro da organização, sendo necessário avaliar as preferências dos seus colaboradores. Esta só é eficaz se for veiculada através de formatos úteis e aceitáveis por estes. Parece, assim necessária e importante, uma melhor compreensão de como uma organização usa a comunicação, de que forma a veicula, para construir significados, criar conhecimentos e tomar decisões. Deste modo, este trabalho pretendeu demonstrar como os colaboradores da Novartis percecionam o processo e os instrumentos de comunicação interna utilizados pela empresa. Na base de sustentação de todo o estudo esteve a pesquisa bibliográfica e a realização de um inquérito por questionário online, resultando numa amostra de 91 inquiridos. O tratamento estatístico dos dados foi realizado em Excel. Com esta investigação conseguimos verificar que a Novartis já tem uma política de CI muito abrangente, e uma preocupação de transmitir toda a informação a todos os colaboradores. Por sua vez, estes consideram-na fundamental para o sucesso da organização, reconhecendo, no entanto, que este processo é feito de uma forma indistinta, perdendo-se, por vezes, o interesse na informação. Daí os resultados, também, revelarem alguma discrepância no que diz respeito às preferências pelo uso de determinados meios e aos motivos das respetivas escolhas.Sobreira, Rosa Maria Campos, 1969-Repositório ComumCaleiras, Maria Cândida Rodrigues2016-04-15T12:06:02Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13183201334852porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:00.607004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação interna na Novartis
title Comunicação interna na Novartis
spellingShingle Comunicação interna na Novartis
Caleiras, Maria Cândida Rodrigues
Comunicação Organizacional
Comportamento Organizacional
Relações Laborais
Estudos de Caso
Comunicação Interpessoal
title_short Comunicação interna na Novartis
title_full Comunicação interna na Novartis
title_fullStr Comunicação interna na Novartis
title_full_unstemmed Comunicação interna na Novartis
title_sort Comunicação interna na Novartis
author Caleiras, Maria Cândida Rodrigues
author_facet Caleiras, Maria Cândida Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sobreira, Rosa Maria Campos, 1969-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Caleiras, Maria Cândida Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Organizacional
Comportamento Organizacional
Relações Laborais
Estudos de Caso
Comunicação Interpessoal
topic Comunicação Organizacional
Comportamento Organizacional
Relações Laborais
Estudos de Caso
Comunicação Interpessoal
description A Comunicação Interna (CI) é atualmente considerada uma das principais ferramentas estratégicas no seio das organizações modernas, sendo mesmo apontada como o vetor fundamental para o sucesso das mesmas, não só na sua vertente social mas também económica. Por outro lado é essencial que a CI seja percebida e adequada a cada membro da organização, sendo necessário avaliar as preferências dos seus colaboradores. Esta só é eficaz se for veiculada através de formatos úteis e aceitáveis por estes. Parece, assim necessária e importante, uma melhor compreensão de como uma organização usa a comunicação, de que forma a veicula, para construir significados, criar conhecimentos e tomar decisões. Deste modo, este trabalho pretendeu demonstrar como os colaboradores da Novartis percecionam o processo e os instrumentos de comunicação interna utilizados pela empresa. Na base de sustentação de todo o estudo esteve a pesquisa bibliográfica e a realização de um inquérito por questionário online, resultando numa amostra de 91 inquiridos. O tratamento estatístico dos dados foi realizado em Excel. Com esta investigação conseguimos verificar que a Novartis já tem uma política de CI muito abrangente, e uma preocupação de transmitir toda a informação a todos os colaboradores. Por sua vez, estes consideram-na fundamental para o sucesso da organização, reconhecendo, no entanto, que este processo é feito de uma forma indistinta, perdendo-se, por vezes, o interesse na informação. Daí os resultados, também, revelarem alguma discrepância no que diz respeito às preferências pelo uso de determinados meios e aos motivos das respetivas escolhas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-15T12:06:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13183
201334852
url http://hdl.handle.net/10400.26/13183
identifier_str_mv 201334852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015104761856