Comunicação interna na Novartis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13183 |
Resumo: | A Comunicação Interna (CI) é atualmente considerada uma das principais ferramentas estratégicas no seio das organizações modernas, sendo mesmo apontada como o vetor fundamental para o sucesso das mesmas, não só na sua vertente social mas também económica. Por outro lado é essencial que a CI seja percebida e adequada a cada membro da organização, sendo necessário avaliar as preferências dos seus colaboradores. Esta só é eficaz se for veiculada através de formatos úteis e aceitáveis por estes. Parece, assim necessária e importante, uma melhor compreensão de como uma organização usa a comunicação, de que forma a veicula, para construir significados, criar conhecimentos e tomar decisões. Deste modo, este trabalho pretendeu demonstrar como os colaboradores da Novartis percecionam o processo e os instrumentos de comunicação interna utilizados pela empresa. Na base de sustentação de todo o estudo esteve a pesquisa bibliográfica e a realização de um inquérito por questionário online, resultando numa amostra de 91 inquiridos. O tratamento estatístico dos dados foi realizado em Excel. Com esta investigação conseguimos verificar que a Novartis já tem uma política de CI muito abrangente, e uma preocupação de transmitir toda a informação a todos os colaboradores. Por sua vez, estes consideram-na fundamental para o sucesso da organização, reconhecendo, no entanto, que este processo é feito de uma forma indistinta, perdendo-se, por vezes, o interesse na informação. Daí os resultados, também, revelarem alguma discrepância no que diz respeito às preferências pelo uso de determinados meios e aos motivos das respetivas escolhas. |
id |
RCAP_3dd5e08628d815ea9fc52d66dc7e7e98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13183 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação interna na NovartisComunicação OrganizacionalComportamento OrganizacionalRelações LaboraisEstudos de CasoComunicação InterpessoalA Comunicação Interna (CI) é atualmente considerada uma das principais ferramentas estratégicas no seio das organizações modernas, sendo mesmo apontada como o vetor fundamental para o sucesso das mesmas, não só na sua vertente social mas também económica. Por outro lado é essencial que a CI seja percebida e adequada a cada membro da organização, sendo necessário avaliar as preferências dos seus colaboradores. Esta só é eficaz se for veiculada através de formatos úteis e aceitáveis por estes. Parece, assim necessária e importante, uma melhor compreensão de como uma organização usa a comunicação, de que forma a veicula, para construir significados, criar conhecimentos e tomar decisões. Deste modo, este trabalho pretendeu demonstrar como os colaboradores da Novartis percecionam o processo e os instrumentos de comunicação interna utilizados pela empresa. Na base de sustentação de todo o estudo esteve a pesquisa bibliográfica e a realização de um inquérito por questionário online, resultando numa amostra de 91 inquiridos. O tratamento estatístico dos dados foi realizado em Excel. Com esta investigação conseguimos verificar que a Novartis já tem uma política de CI muito abrangente, e uma preocupação de transmitir toda a informação a todos os colaboradores. Por sua vez, estes consideram-na fundamental para o sucesso da organização, reconhecendo, no entanto, que este processo é feito de uma forma indistinta, perdendo-se, por vezes, o interesse na informação. Daí os resultados, também, revelarem alguma discrepância no que diz respeito às preferências pelo uso de determinados meios e aos motivos das respetivas escolhas.Sobreira, Rosa Maria Campos, 1969-Repositório ComumCaleiras, Maria Cândida Rodrigues2016-04-15T12:06:02Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13183201334852porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:00.607004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação interna na Novartis |
title |
Comunicação interna na Novartis |
spellingShingle |
Comunicação interna na Novartis Caleiras, Maria Cândida Rodrigues Comunicação Organizacional Comportamento Organizacional Relações Laborais Estudos de Caso Comunicação Interpessoal |
title_short |
Comunicação interna na Novartis |
title_full |
Comunicação interna na Novartis |
title_fullStr |
Comunicação interna na Novartis |
title_full_unstemmed |
Comunicação interna na Novartis |
title_sort |
Comunicação interna na Novartis |
author |
Caleiras, Maria Cândida Rodrigues |
author_facet |
Caleiras, Maria Cândida Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sobreira, Rosa Maria Campos, 1969- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caleiras, Maria Cândida Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Organizacional Comportamento Organizacional Relações Laborais Estudos de Caso Comunicação Interpessoal |
topic |
Comunicação Organizacional Comportamento Organizacional Relações Laborais Estudos de Caso Comunicação Interpessoal |
description |
A Comunicação Interna (CI) é atualmente considerada uma das principais ferramentas estratégicas no seio das organizações modernas, sendo mesmo apontada como o vetor fundamental para o sucesso das mesmas, não só na sua vertente social mas também económica. Por outro lado é essencial que a CI seja percebida e adequada a cada membro da organização, sendo necessário avaliar as preferências dos seus colaboradores. Esta só é eficaz se for veiculada através de formatos úteis e aceitáveis por estes. Parece, assim necessária e importante, uma melhor compreensão de como uma organização usa a comunicação, de que forma a veicula, para construir significados, criar conhecimentos e tomar decisões. Deste modo, este trabalho pretendeu demonstrar como os colaboradores da Novartis percecionam o processo e os instrumentos de comunicação interna utilizados pela empresa. Na base de sustentação de todo o estudo esteve a pesquisa bibliográfica e a realização de um inquérito por questionário online, resultando numa amostra de 91 inquiridos. O tratamento estatístico dos dados foi realizado em Excel. Com esta investigação conseguimos verificar que a Novartis já tem uma política de CI muito abrangente, e uma preocupação de transmitir toda a informação a todos os colaboradores. Por sua vez, estes consideram-na fundamental para o sucesso da organização, reconhecendo, no entanto, que este processo é feito de uma forma indistinta, perdendo-se, por vezes, o interesse na informação. Daí os resultados, também, revelarem alguma discrepância no que diz respeito às preferências pelo uso de determinados meios e aos motivos das respetivas escolhas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-15T12:06:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13183 201334852 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13183 |
identifier_str_mv |
201334852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015104761856 |