A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavas, Isabel de Oliveira Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13129
Resumo: Com a curiosidade inicial de conhecer e compreender a organização e funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Colégio Salesianos Évora, centramo-nos em aspectos sociais, dinâmicas e acções dos respectivos docentes. Adoptando a metodologia qualitativa, conjugámos análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas. Entendemos que o Projecto Educativo é orientador da acção, existindo um bom conhecimento da visão, missão e objectivos nele plasmados. Percebemos que existe partilha de responsabilidades e compreendemos que as funções de cada elemento são bem definidas. Reconhecemos na Directora do 1º Ciclo um papel fundamental na gestão intermédia, nas relações que estabelece com os outros membros e com as famílias. As práticas colaborativas no Departamento e entre Departamentos, e as práticas da formação contínua pareceram-nos relevantes no desenvolvimento organizacional. Apontamos necessidades de espaços sociais, onde trabalho colaborativo, partilha de experiências e dinâmicas interactivas sejam alicerces para a construção de projectos comuns e espaços onde todos aprendam; The organization and functioning of the Department of the 1st Cycle of the Salesian College of Évora – Possibilities and Challenges of the Cultures (collaborative) at School Abstract: With the initial curiosity to know and understand the organization and functioning of the Department of the 1st Cycle of the Salesian College of Évora, we will get focused on the social aspects, dynamic and actions of their teachers. Adopting a qualitative methodology and documentary analysis have been conjugated, focus group and semi-structured interviews as well. We believe that the educational project is an advisory action, with a good knowledge and vision of the mission and objectives explained. We realize that there is a shared responsibility and we understand that the functions of each element are very well defined. We recognize the Director person of the 1st Cycle a key role in intermediate management, establishing relations with the other members and their families. Collaborative practices in the Department and between other Departments and the practices of the continuous training seemed relevant to us in the organizational development. We have aim the needs of social spaces, where collaborative work, sharing of experiences and interactive dynamic practices are foundations for the construction of common projects and spaces where all learn.
id RCAP_3dd7ae5dd31ddbe0c15def0ea9c04d82
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13129
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escolaOrganização socialAmbiente escolarProjecto educativoCulturas colaborativasComunidade profissional de aprendizagemSocial organizationSchool environmentEducational projectCollaborative culturesProfessional learning communityCom a curiosidade inicial de conhecer e compreender a organização e funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Colégio Salesianos Évora, centramo-nos em aspectos sociais, dinâmicas e acções dos respectivos docentes. Adoptando a metodologia qualitativa, conjugámos análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas. Entendemos que o Projecto Educativo é orientador da acção, existindo um bom conhecimento da visão, missão e objectivos nele plasmados. Percebemos que existe partilha de responsabilidades e compreendemos que as funções de cada elemento são bem definidas. Reconhecemos na Directora do 1º Ciclo um papel fundamental na gestão intermédia, nas relações que estabelece com os outros membros e com as famílias. As práticas colaborativas no Departamento e entre Departamentos, e as práticas da formação contínua pareceram-nos relevantes no desenvolvimento organizacional. Apontamos necessidades de espaços sociais, onde trabalho colaborativo, partilha de experiências e dinâmicas interactivas sejam alicerces para a construção de projectos comuns e espaços onde todos aprendam; The organization and functioning of the Department of the 1st Cycle of the Salesian College of Évora – Possibilities and Challenges of the Cultures (collaborative) at School Abstract: With the initial curiosity to know and understand the organization and functioning of the Department of the 1st Cycle of the Salesian College of Évora, we will get focused on the social aspects, dynamic and actions of their teachers. Adopting a qualitative methodology and documentary analysis have been conjugated, focus group and semi-structured interviews as well. We believe that the educational project is an advisory action, with a good knowledge and vision of the mission and objectives explained. We realize that there is a shared responsibility and we understand that the functions of each element are very well defined. We recognize the Director person of the 1st Cycle a key role in intermediate management, establishing relations with the other members and their families. Collaborative practices in the Department and between other Departments and the practices of the continuous training seemed relevant to us in the organizational development. We have aim the needs of social spaces, where collaborative work, sharing of experiences and interactive dynamic practices are foundations for the construction of common projects and spaces where all learn.Universidade de Évora2015-03-02T17:09:58Z2015-03-022014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/13129http://hdl.handle.net/10174/13129TID:201232430porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoisabelcavas@gmail.com229Cavas, Isabel de Oliveira Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:12.555815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escola
title A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escola
spellingShingle A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escola
Cavas, Isabel de Oliveira Gonçalves
Organização social
Ambiente escolar
Projecto educativo
Culturas colaborativas
Comunidade profissional de aprendizagem
Social organization
School environment
Educational project
Collaborative cultures
Professional learning community
title_short A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escola
title_full A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escola
title_fullStr A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escola
title_full_unstemmed A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escola
title_sort A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escola
author Cavas, Isabel de Oliveira Gonçalves
author_facet Cavas, Isabel de Oliveira Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavas, Isabel de Oliveira Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Organização social
Ambiente escolar
Projecto educativo
Culturas colaborativas
Comunidade profissional de aprendizagem
Social organization
School environment
Educational project
Collaborative cultures
Professional learning community
topic Organização social
Ambiente escolar
Projecto educativo
Culturas colaborativas
Comunidade profissional de aprendizagem
Social organization
School environment
Educational project
Collaborative cultures
Professional learning community
description Com a curiosidade inicial de conhecer e compreender a organização e funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Colégio Salesianos Évora, centramo-nos em aspectos sociais, dinâmicas e acções dos respectivos docentes. Adoptando a metodologia qualitativa, conjugámos análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas. Entendemos que o Projecto Educativo é orientador da acção, existindo um bom conhecimento da visão, missão e objectivos nele plasmados. Percebemos que existe partilha de responsabilidades e compreendemos que as funções de cada elemento são bem definidas. Reconhecemos na Directora do 1º Ciclo um papel fundamental na gestão intermédia, nas relações que estabelece com os outros membros e com as famílias. As práticas colaborativas no Departamento e entre Departamentos, e as práticas da formação contínua pareceram-nos relevantes no desenvolvimento organizacional. Apontamos necessidades de espaços sociais, onde trabalho colaborativo, partilha de experiências e dinâmicas interactivas sejam alicerces para a construção de projectos comuns e espaços onde todos aprendam; The organization and functioning of the Department of the 1st Cycle of the Salesian College of Évora – Possibilities and Challenges of the Cultures (collaborative) at School Abstract: With the initial curiosity to know and understand the organization and functioning of the Department of the 1st Cycle of the Salesian College of Évora, we will get focused on the social aspects, dynamic and actions of their teachers. Adopting a qualitative methodology and documentary analysis have been conjugated, focus group and semi-structured interviews as well. We believe that the educational project is an advisory action, with a good knowledge and vision of the mission and objectives explained. We realize that there is a shared responsibility and we understand that the functions of each element are very well defined. We recognize the Director person of the 1st Cycle a key role in intermediate management, establishing relations with the other members and their families. Collaborative practices in the Department and between other Departments and the practices of the continuous training seemed relevant to us in the organizational development. We have aim the needs of social spaces, where collaborative work, sharing of experiences and interactive dynamic practices are foundations for the construction of common projects and spaces where all learn.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-03-02T17:09:58Z
2015-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13129
http://hdl.handle.net/10174/13129
TID:201232430
url http://hdl.handle.net/10174/13129
identifier_str_mv TID:201232430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
isabelcavas@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136547118776320