A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/13129 |
Resumo: | Com a curiosidade inicial de conhecer e compreender a organização e funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Colégio Salesianos Évora, centramo-nos em aspectos sociais, dinâmicas e acções dos respectivos docentes. Adoptando a metodologia qualitativa, conjugámos análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas. Entendemos que o Projecto Educativo é orientador da acção, existindo um bom conhecimento da visão, missão e objectivos nele plasmados. Percebemos que existe partilha de responsabilidades e compreendemos que as funções de cada elemento são bem definidas. Reconhecemos na Directora do 1º Ciclo um papel fundamental na gestão intermédia, nas relações que estabelece com os outros membros e com as famílias. As práticas colaborativas no Departamento e entre Departamentos, e as práticas da formação contínua pareceram-nos relevantes no desenvolvimento organizacional. Apontamos necessidades de espaços sociais, onde trabalho colaborativo, partilha de experiências e dinâmicas interactivas sejam alicerces para a construção de projectos comuns e espaços onde todos aprendam; The organization and functioning of the Department of the 1st Cycle of the Salesian College of Évora – Possibilities and Challenges of the Cultures (collaborative) at School Abstract: With the initial curiosity to know and understand the organization and functioning of the Department of the 1st Cycle of the Salesian College of Évora, we will get focused on the social aspects, dynamic and actions of their teachers. Adopting a qualitative methodology and documentary analysis have been conjugated, focus group and semi-structured interviews as well. We believe that the educational project is an advisory action, with a good knowledge and vision of the mission and objectives explained. We realize that there is a shared responsibility and we understand that the functions of each element are very well defined. We recognize the Director person of the 1st Cycle a key role in intermediate management, establishing relations with the other members and their families. Collaborative practices in the Department and between other Departments and the practices of the continuous training seemed relevant to us in the organizational development. We have aim the needs of social spaces, where collaborative work, sharing of experiences and interactive dynamic practices are foundations for the construction of common projects and spaces where all learn. |
id |
RCAP_3dd7ae5dd31ddbe0c15def0ea9c04d82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/13129 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escolaOrganização socialAmbiente escolarProjecto educativoCulturas colaborativasComunidade profissional de aprendizagemSocial organizationSchool environmentEducational projectCollaborative culturesProfessional learning communityCom a curiosidade inicial de conhecer e compreender a organização e funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Colégio Salesianos Évora, centramo-nos em aspectos sociais, dinâmicas e acções dos respectivos docentes. Adoptando a metodologia qualitativa, conjugámos análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas. Entendemos que o Projecto Educativo é orientador da acção, existindo um bom conhecimento da visão, missão e objectivos nele plasmados. Percebemos que existe partilha de responsabilidades e compreendemos que as funções de cada elemento são bem definidas. Reconhecemos na Directora do 1º Ciclo um papel fundamental na gestão intermédia, nas relações que estabelece com os outros membros e com as famílias. As práticas colaborativas no Departamento e entre Departamentos, e as práticas da formação contínua pareceram-nos relevantes no desenvolvimento organizacional. Apontamos necessidades de espaços sociais, onde trabalho colaborativo, partilha de experiências e dinâmicas interactivas sejam alicerces para a construção de projectos comuns e espaços onde todos aprendam; The organization and functioning of the Department of the 1st Cycle of the Salesian College of Évora – Possibilities and Challenges of the Cultures (collaborative) at School Abstract: With the initial curiosity to know and understand the organization and functioning of the Department of the 1st Cycle of the Salesian College of Évora, we will get focused on the social aspects, dynamic and actions of their teachers. Adopting a qualitative methodology and documentary analysis have been conjugated, focus group and semi-structured interviews as well. We believe that the educational project is an advisory action, with a good knowledge and vision of the mission and objectives explained. We realize that there is a shared responsibility and we understand that the functions of each element are very well defined. We recognize the Director person of the 1st Cycle a key role in intermediate management, establishing relations with the other members and their families. Collaborative practices in the Department and between other Departments and the practices of the continuous training seemed relevant to us in the organizational development. We have aim the needs of social spaces, where collaborative work, sharing of experiences and interactive dynamic practices are foundations for the construction of common projects and spaces where all learn.Universidade de Évora2015-03-02T17:09:58Z2015-03-022014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/13129http://hdl.handle.net/10174/13129TID:201232430porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoisabelcavas@gmail.com229Cavas, Isabel de Oliveira Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:12.555815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escola |
title |
A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escola |
spellingShingle |
A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escola Cavas, Isabel de Oliveira Gonçalves Organização social Ambiente escolar Projecto educativo Culturas colaborativas Comunidade profissional de aprendizagem Social organization School environment Educational project Collaborative cultures Professional learning community |
title_short |
A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escola |
title_full |
A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escola |
title_fullStr |
A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escola |
title_full_unstemmed |
A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escola |
title_sort |
A organização e o funcionamento do departamento do 1º ciclo do Colégio Salesianos Évora: possibilidades e desafios das culturas (colaborativas) na escola |
author |
Cavas, Isabel de Oliveira Gonçalves |
author_facet |
Cavas, Isabel de Oliveira Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavas, Isabel de Oliveira Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização social Ambiente escolar Projecto educativo Culturas colaborativas Comunidade profissional de aprendizagem Social organization School environment Educational project Collaborative cultures Professional learning community |
topic |
Organização social Ambiente escolar Projecto educativo Culturas colaborativas Comunidade profissional de aprendizagem Social organization School environment Educational project Collaborative cultures Professional learning community |
description |
Com a curiosidade inicial de conhecer e compreender a organização e funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Colégio Salesianos Évora, centramo-nos em aspectos sociais, dinâmicas e acções dos respectivos docentes. Adoptando a metodologia qualitativa, conjugámos análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas. Entendemos que o Projecto Educativo é orientador da acção, existindo um bom conhecimento da visão, missão e objectivos nele plasmados. Percebemos que existe partilha de responsabilidades e compreendemos que as funções de cada elemento são bem definidas. Reconhecemos na Directora do 1º Ciclo um papel fundamental na gestão intermédia, nas relações que estabelece com os outros membros e com as famílias. As práticas colaborativas no Departamento e entre Departamentos, e as práticas da formação contínua pareceram-nos relevantes no desenvolvimento organizacional. Apontamos necessidades de espaços sociais, onde trabalho colaborativo, partilha de experiências e dinâmicas interactivas sejam alicerces para a construção de projectos comuns e espaços onde todos aprendam; The organization and functioning of the Department of the 1st Cycle of the Salesian College of Évora – Possibilities and Challenges of the Cultures (collaborative) at School Abstract: With the initial curiosity to know and understand the organization and functioning of the Department of the 1st Cycle of the Salesian College of Évora, we will get focused on the social aspects, dynamic and actions of their teachers. Adopting a qualitative methodology and documentary analysis have been conjugated, focus group and semi-structured interviews as well. We believe that the educational project is an advisory action, with a good knowledge and vision of the mission and objectives explained. We realize that there is a shared responsibility and we understand that the functions of each element are very well defined. We recognize the Director person of the 1st Cycle a key role in intermediate management, establishing relations with the other members and their families. Collaborative practices in the Department and between other Departments and the practices of the continuous training seemed relevant to us in the organizational development. We have aim the needs of social spaces, where collaborative work, sharing of experiences and interactive dynamic practices are foundations for the construction of common projects and spaces where all learn. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2015-03-02T17:09:58Z 2015-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/13129 http://hdl.handle.net/10174/13129 TID:201232430 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/13129 |
identifier_str_mv |
TID:201232430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação isabelcavas@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136547118776320 |