Articulação curricular como problema da gestão escolar : estudo do trabalho colaborativo em dois departamentos numa escola básica 2-3 com ensino secundário da lezíria do Tejo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2078 |
Resumo: | Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 |
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Articulação curricular como problema da gestão escolar : estudo do trabalho colaborativo em dois departamentos numa escola básica 2-3 com ensino secundário da lezíria do TejoAdministração educacionalTrabalho colaborativoOrganização curricularTrabalhos de projecto de mestrado - 2009Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009O presente estudo interroga-se sobre o que se passa no seio da escola enquanto organização e pretende conhecer e compreender o tipo de trabalho que os professores realizam nos seus grupos, nos departamentos curriculares a que pertencem e qual o papel do gestor na promoção da articulação curricular. O estudo decorreu ao longo do ano lectivo de 2008/2009 numa Escola da Lezíria do Tejo. A investigação desenvolve-se a partir de três grandes eixos de análise: os departamentos curriculares, como lugar de múltiplas interacções entre professores; o trabalho colaborativo; e a articulação curricular. O estudo fundamenta-se em estudos sobre os grupos disciplinares e os departamentos curriculares como unidades básicas de coordenação dos professores, sobre as culturas colaborativas, e acerca do papel da articulação curricular na promoção do sucesso educativo. O estudo utiliza como instrumentos de recolha de dados o questionário e a entrevista semi-estruturada. No questionário abordam-se as relações interpessoais, relacionadas com a prática profissional nos departamentos e os factores que influenciam o trabalho colaborativo. Nas entrevistas abordam-se as percepções de gestores escolares (de topo e intermédios) sobre os conceitos de articulação curricular, as suas vantagens e as estratégias a implementar na escola. O estudo oferece um retrato dos padrões, da intensidade e dos conteúdos das práticas colaborativas entre professsores, bem como dos factores que facilitam ou dificultam a existência de actividades de articulação curricular nos departamentos. A partir destes resultados, o trabalho discute o papel do gestor escolar na promoção da articulação curricular e estratégias a adoptar.This study questions about what happens at school as an organization and intends to clarify and understand the type of work teachers develop within the different teams and school departments and the way school leaders may promote curriculum articulation. This study occurred throughout the year 2008 /2009 in a school located in Lezíria do Tejo. The research is developed according to three large analysis dimensions: The school departments as a place of multiple interactions among teachers; the collaborative work and the curriculum articulation. The theoretical basis refers the teacher's teams and school departments as fundamental units of teacher's coordination, the collaborative cultures and the role of curriculum articulation in promoting school achievement. As a method we used questionnaires to gather data and semi-structured interviews. The questionnaire deals with the interpersonal relationships, related to the professional practice within the school departments and the factors that encourage collaborative work. In the interviews this article addresses the perceptions of school administrators (top and intermediate) on the concepts of curricular articulation, its advantages and strategies to implement in school. The study provides a picture of the patterns, intensity and content of collaborative practices between professors, and the factors that facilitate or hinder the existence of curricular activities in the departments. From these results, the papper discusses school manager's role in promotion curriculum articulation and strategies.Carvalho, Luís Miguel, 1960-Repositório da Universidade de LisboaBraz, José Joaquim de Jesus, 1957-2010-12-09T13:13:20Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/2078porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000578502info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:33.275181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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