Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortiço, Ana Cristina Pereira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1170
Resumo: Leitura e Compreensão é um estudo que se integra no âmbito da Psicologia Cognitiva e tem por finalidade ajudar a perceber se a activação semântica dos processos cognitivos, quando se recorre à leitura silenciosa e ao uso de estratégias diversificadas, pode conduzir à melhoria da compreensão dos textos lidos. Seleccionámos dois grupos de alunos do 9º ano que funcionaram como grupo de controlo e grupo experimental; depois de ambos os grupos terem realizado duas provas de compreensão como pré-teste, o grupo experimental exercitou estratégias de leitura em alternância com provas de compreensão, ao longo de 10 semanas, durante o 2º e 3º período do ano lectivo de 2008/2009. O grupo de controlo realizou as provas de leitura e compreensão, ao mesmo tempo que o grupo experimental, sem qualquer treino de estratégias de leitura. A análise dos resultados revela que os alunos do grupo experimental apresentam melhorias significativas após terem sido sujeitos a um treino de leitura compreensiva segundo o modelo do Duplo Canal, na sua componente de activação do armazém semântico
id RCAP_3de0290616b64b8d8c12a7a642529e67
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1170
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºanoLEITURACOMPREENSÃO DA LEITURAPSICOLOGIA COGNITIVAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOPEDAGOGIAENSINO BÁSICOREADINGREADING COMPREHENSIONCOGNITIVE PSYCHOLOGYEDUCATIONPEDAGOGYPRIMARY EDUCATIONLeitura e Compreensão é um estudo que se integra no âmbito da Psicologia Cognitiva e tem por finalidade ajudar a perceber se a activação semântica dos processos cognitivos, quando se recorre à leitura silenciosa e ao uso de estratégias diversificadas, pode conduzir à melhoria da compreensão dos textos lidos. Seleccionámos dois grupos de alunos do 9º ano que funcionaram como grupo de controlo e grupo experimental; depois de ambos os grupos terem realizado duas provas de compreensão como pré-teste, o grupo experimental exercitou estratégias de leitura em alternância com provas de compreensão, ao longo de 10 semanas, durante o 2º e 3º período do ano lectivo de 2008/2009. O grupo de controlo realizou as provas de leitura e compreensão, ao mesmo tempo que o grupo experimental, sem qualquer treino de estratégias de leitura. A análise dos resultados revela que os alunos do grupo experimental apresentam melhorias significativas após terem sido sujeitos a um treino de leitura compreensiva segundo o modelo do Duplo Canal, na sua componente de activação do armazém semânticoReading and Comprehension is a study which purpose is to help understand whether the activation of cognitive semantics processes may lead to the improvement of the comprehension, when we use silent reading and other strategies. We select two groups of 9th grade. One worked as a control group, the other as an experimental group. After both groups have done two reading comprehension exercises, the experimental group practised reading strategies as well as reading comprehension exercises, for ten weeks, during the second and third terms of 2008/2009 school year. The control group accomplished the comprehension exercises at the same time as the experimental group, without practising any reading strategies. The analysis of the results tells us that the students of the experimental group show great improvement after being submitted to a dual route reading exercises, in what concerns the activation of the semantic component.2011-05-17T15:09:42Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1170TID:101379056porCortiço, Ana Cristina Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:13Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:02.633362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºano
title Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºano
spellingShingle Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºano
Cortiço, Ana Cristina Pereira
LEITURA
COMPREENSÃO DA LEITURA
PSICOLOGIA COGNITIVA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
ENSINO BÁSICO
READING
READING COMPREHENSION
COGNITIVE PSYCHOLOGY
EDUCATION
PEDAGOGY
PRIMARY EDUCATION
title_short Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºano
title_full Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºano
title_fullStr Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºano
title_full_unstemmed Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºano
title_sort Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºano
author Cortiço, Ana Cristina Pereira
author_facet Cortiço, Ana Cristina Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortiço, Ana Cristina Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv LEITURA
COMPREENSÃO DA LEITURA
PSICOLOGIA COGNITIVA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
ENSINO BÁSICO
READING
READING COMPREHENSION
COGNITIVE PSYCHOLOGY
EDUCATION
PEDAGOGY
PRIMARY EDUCATION
topic LEITURA
COMPREENSÃO DA LEITURA
PSICOLOGIA COGNITIVA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
ENSINO BÁSICO
READING
READING COMPREHENSION
COGNITIVE PSYCHOLOGY
EDUCATION
PEDAGOGY
PRIMARY EDUCATION
description Leitura e Compreensão é um estudo que se integra no âmbito da Psicologia Cognitiva e tem por finalidade ajudar a perceber se a activação semântica dos processos cognitivos, quando se recorre à leitura silenciosa e ao uso de estratégias diversificadas, pode conduzir à melhoria da compreensão dos textos lidos. Seleccionámos dois grupos de alunos do 9º ano que funcionaram como grupo de controlo e grupo experimental; depois de ambos os grupos terem realizado duas provas de compreensão como pré-teste, o grupo experimental exercitou estratégias de leitura em alternância com provas de compreensão, ao longo de 10 semanas, durante o 2º e 3º período do ano lectivo de 2008/2009. O grupo de controlo realizou as provas de leitura e compreensão, ao mesmo tempo que o grupo experimental, sem qualquer treino de estratégias de leitura. A análise dos resultados revela que os alunos do grupo experimental apresentam melhorias significativas após terem sido sujeitos a um treino de leitura compreensiva segundo o modelo do Duplo Canal, na sua componente de activação do armazém semântico
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-05-17T15:09:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1170
TID:101379056
url http://hdl.handle.net/10437/1170
identifier_str_mv TID:101379056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131267505061888