Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1170 |
Resumo: | Leitura e Compreensão é um estudo que se integra no âmbito da Psicologia Cognitiva e tem por finalidade ajudar a perceber se a activação semântica dos processos cognitivos, quando se recorre à leitura silenciosa e ao uso de estratégias diversificadas, pode conduzir à melhoria da compreensão dos textos lidos. Seleccionámos dois grupos de alunos do 9º ano que funcionaram como grupo de controlo e grupo experimental; depois de ambos os grupos terem realizado duas provas de compreensão como pré-teste, o grupo experimental exercitou estratégias de leitura em alternância com provas de compreensão, ao longo de 10 semanas, durante o 2º e 3º período do ano lectivo de 2008/2009. O grupo de controlo realizou as provas de leitura e compreensão, ao mesmo tempo que o grupo experimental, sem qualquer treino de estratégias de leitura. A análise dos resultados revela que os alunos do grupo experimental apresentam melhorias significativas após terem sido sujeitos a um treino de leitura compreensiva segundo o modelo do Duplo Canal, na sua componente de activação do armazém semântico |
id |
RCAP_3de0290616b64b8d8c12a7a642529e67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1170 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºanoLEITURACOMPREENSÃO DA LEITURAPSICOLOGIA COGNITIVAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOPEDAGOGIAENSINO BÁSICOREADINGREADING COMPREHENSIONCOGNITIVE PSYCHOLOGYEDUCATIONPEDAGOGYPRIMARY EDUCATIONLeitura e Compreensão é um estudo que se integra no âmbito da Psicologia Cognitiva e tem por finalidade ajudar a perceber se a activação semântica dos processos cognitivos, quando se recorre à leitura silenciosa e ao uso de estratégias diversificadas, pode conduzir à melhoria da compreensão dos textos lidos. Seleccionámos dois grupos de alunos do 9º ano que funcionaram como grupo de controlo e grupo experimental; depois de ambos os grupos terem realizado duas provas de compreensão como pré-teste, o grupo experimental exercitou estratégias de leitura em alternância com provas de compreensão, ao longo de 10 semanas, durante o 2º e 3º período do ano lectivo de 2008/2009. O grupo de controlo realizou as provas de leitura e compreensão, ao mesmo tempo que o grupo experimental, sem qualquer treino de estratégias de leitura. A análise dos resultados revela que os alunos do grupo experimental apresentam melhorias significativas após terem sido sujeitos a um treino de leitura compreensiva segundo o modelo do Duplo Canal, na sua componente de activação do armazém semânticoReading and Comprehension is a study which purpose is to help understand whether the activation of cognitive semantics processes may lead to the improvement of the comprehension, when we use silent reading and other strategies. We select two groups of 9th grade. One worked as a control group, the other as an experimental group. After both groups have done two reading comprehension exercises, the experimental group practised reading strategies as well as reading comprehension exercises, for ten weeks, during the second and third terms of 2008/2009 school year. The control group accomplished the comprehension exercises at the same time as the experimental group, without practising any reading strategies. The analysis of the results tells us that the students of the experimental group show great improvement after being submitted to a dual route reading exercises, in what concerns the activation of the semantic component.2011-05-17T15:09:42Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1170TID:101379056porCortiço, Ana Cristina Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:13Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:02.633362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºano |
title |
Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºano |
spellingShingle |
Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºano Cortiço, Ana Cristina Pereira LEITURA COMPREENSÃO DA LEITURA PSICOLOGIA COGNITIVA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO PEDAGOGIA ENSINO BÁSICO READING READING COMPREHENSION COGNITIVE PSYCHOLOGY EDUCATION PEDAGOGY PRIMARY EDUCATION |
title_short |
Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºano |
title_full |
Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºano |
title_fullStr |
Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºano |
title_full_unstemmed |
Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºano |
title_sort |
Leitura e compreensão : um estudo de activação semântica em alunos do 9ºano |
author |
Cortiço, Ana Cristina Pereira |
author_facet |
Cortiço, Ana Cristina Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortiço, Ana Cristina Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LEITURA COMPREENSÃO DA LEITURA PSICOLOGIA COGNITIVA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO PEDAGOGIA ENSINO BÁSICO READING READING COMPREHENSION COGNITIVE PSYCHOLOGY EDUCATION PEDAGOGY PRIMARY EDUCATION |
topic |
LEITURA COMPREENSÃO DA LEITURA PSICOLOGIA COGNITIVA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO PEDAGOGIA ENSINO BÁSICO READING READING COMPREHENSION COGNITIVE PSYCHOLOGY EDUCATION PEDAGOGY PRIMARY EDUCATION |
description |
Leitura e Compreensão é um estudo que se integra no âmbito da Psicologia Cognitiva e tem por finalidade ajudar a perceber se a activação semântica dos processos cognitivos, quando se recorre à leitura silenciosa e ao uso de estratégias diversificadas, pode conduzir à melhoria da compreensão dos textos lidos. Seleccionámos dois grupos de alunos do 9º ano que funcionaram como grupo de controlo e grupo experimental; depois de ambos os grupos terem realizado duas provas de compreensão como pré-teste, o grupo experimental exercitou estratégias de leitura em alternância com provas de compreensão, ao longo de 10 semanas, durante o 2º e 3º período do ano lectivo de 2008/2009. O grupo de controlo realizou as provas de leitura e compreensão, ao mesmo tempo que o grupo experimental, sem qualquer treino de estratégias de leitura. A análise dos resultados revela que os alunos do grupo experimental apresentam melhorias significativas após terem sido sujeitos a um treino de leitura compreensiva segundo o modelo do Duplo Canal, na sua componente de activação do armazém semântico |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2011-05-17T15:09:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1170 TID:101379056 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1170 |
identifier_str_mv |
TID:101379056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131267505061888 |