Efeitos de curto e médio prazo de um programa de educação parental desenvolvido na região centro de Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/8084 |
Resumo: | A educação parental surge como um campo emergente e fundamental na resposta aos problemas que os pais, atualmente, enfrentam na educação dos seus filhos. Focaliza- se nos pais, visando a mudança das suas interações com os filhos, com a finalidade de as tornar mais eficazes na promoção do desenvolvimento e adaptação da criança/adolescente. A intervenção na parentalidade apresenta-se sob diversas modalidades, formatos e contextos e baseia-se em distintos pressupostos teóricos. Neste contexto, os programas de educação parental constituem um recurso devidamente estruturado que disponibiliza aos pais, educadores e famílias um variado leque de ferramentas e estratégias que possibilitam um melhor desempenho da sua função parental, desenvolvimento e satisfação das necessidades das crianças. Com este estudo, de caráter quantitativo, pretende-se perceber qual o impacto que a participação no programa de educação parental Em Busca do Tesouro das Famílias teve nos participantes. A investigação baseou-se na recolha de dados em três momentos diferentes (antes da frequência do programa, no terminus do programa e quatro anos após a conclusão do mesmo), através da aplicação dos instrumentos recomendados pela autora do programa. De acordo com os resultados obtidos neste estudo, pode-se dizer que na generalidade o programa de educação parental “Em busca do tesouro das famílias”, teve um impacto positivo nos participantes, pois é possível observar que quatro anos após a conclusão da frequência do programa, há competências que se evidenciam como adquiridas e consolidadas. Não obstante, é possível verificar pelos resultados obtidos nos três momentos que há competências que apresentam uma tendência negativa no último momento avaliado o que nos leva a refletir sobre a necessidade do cumprimento da duração do programa conforme sugerido pela autora, que prevê um follow-up, desejável, até um ano após a intervenção. |
id |
RCAP_3de25e5d798e95e3ebbb11bfa9f497a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8084 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeitos de curto e médio prazo de um programa de educação parental desenvolvido na região centro de PortugalParentalidadeEducação ParentalProgramas Educação ParentalParentingParental EducationParental Education ProgramsA educação parental surge como um campo emergente e fundamental na resposta aos problemas que os pais, atualmente, enfrentam na educação dos seus filhos. Focaliza- se nos pais, visando a mudança das suas interações com os filhos, com a finalidade de as tornar mais eficazes na promoção do desenvolvimento e adaptação da criança/adolescente. A intervenção na parentalidade apresenta-se sob diversas modalidades, formatos e contextos e baseia-se em distintos pressupostos teóricos. Neste contexto, os programas de educação parental constituem um recurso devidamente estruturado que disponibiliza aos pais, educadores e famílias um variado leque de ferramentas e estratégias que possibilitam um melhor desempenho da sua função parental, desenvolvimento e satisfação das necessidades das crianças. Com este estudo, de caráter quantitativo, pretende-se perceber qual o impacto que a participação no programa de educação parental Em Busca do Tesouro das Famílias teve nos participantes. A investigação baseou-se na recolha de dados em três momentos diferentes (antes da frequência do programa, no terminus do programa e quatro anos após a conclusão do mesmo), através da aplicação dos instrumentos recomendados pela autora do programa. De acordo com os resultados obtidos neste estudo, pode-se dizer que na generalidade o programa de educação parental “Em busca do tesouro das famílias”, teve um impacto positivo nos participantes, pois é possível observar que quatro anos após a conclusão da frequência do programa, há competências que se evidenciam como adquiridas e consolidadas. Não obstante, é possível verificar pelos resultados obtidos nos três momentos que há competências que apresentam uma tendência negativa no último momento avaliado o que nos leva a refletir sobre a necessidade do cumprimento da duração do programa conforme sugerido pela autora, que prevê um follow-up, desejável, até um ano após a intervenção.Parental education appears as an emerging and fundamental field for the answer to theproblems that parents currently face in their children's education. Parental education focus are parents, aiming to change their interactions with their children in order to make them more effective in promoting the development and adaptation of the child/adolescent. Intervention in parenting is presented in different modalities, formats and contexts. This is based on different theoretical assumptions and objectives, mobilizing multiple training strategies, assuming different formats and contests. Thus,parental education programs are a properly structured resource that provides parents, educators and families with a wide range of tools and strategies that enable a better performance of their parental role, development and satisfaction of children's needs. With this quantitative study, the aim is to understand the impact that participation in the parental education program “Em Busca do tesouro das Familias” had. This investigation was based on collecting data in three different moments (before attending the program, at the end of the program and four years after its conclusion), through the application of instruments recommended by the author of the program. According to the results obtained in this study, it can be said that, in general, the parental education program “Em Busca do Tesouro das Famílias” had a positive impact on the participants, as it is possible to observe that four years after completing the frequency of the program, there are competences that are evident as acquired and consolidated. Nevertheless, it is possible to verify from the results obtained in the three moments that there are competences that present a negative tendency in the last evaluated moment, which leads us to reflect on the need to comply with the duration of the program as suggested by the author, who foresees a follow-up, desirable, up to one year after the intervention.Martins, EmíliaMendes, FranciscoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuGuimarães, Cristina Maria Nunes Santos2023-05-302024-05-30T00:00:00Z2023-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8084TID:203406567porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-02T02:30:59Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:36.809439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos de curto e médio prazo de um programa de educação parental desenvolvido na região centro de Portugal |
title |
Efeitos de curto e médio prazo de um programa de educação parental desenvolvido na região centro de Portugal |
spellingShingle |
Efeitos de curto e médio prazo de um programa de educação parental desenvolvido na região centro de Portugal Guimarães, Cristina Maria Nunes Santos Parentalidade Educação Parental Programas Educação Parental Parenting Parental Education Parental Education Programs |
title_short |
Efeitos de curto e médio prazo de um programa de educação parental desenvolvido na região centro de Portugal |
title_full |
Efeitos de curto e médio prazo de um programa de educação parental desenvolvido na região centro de Portugal |
title_fullStr |
Efeitos de curto e médio prazo de um programa de educação parental desenvolvido na região centro de Portugal |
title_full_unstemmed |
Efeitos de curto e médio prazo de um programa de educação parental desenvolvido na região centro de Portugal |
title_sort |
Efeitos de curto e médio prazo de um programa de educação parental desenvolvido na região centro de Portugal |
author |
Guimarães, Cristina Maria Nunes Santos |
author_facet |
Guimarães, Cristina Maria Nunes Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Emília Mendes, Francisco Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Cristina Maria Nunes Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parentalidade Educação Parental Programas Educação Parental Parenting Parental Education Parental Education Programs |
topic |
Parentalidade Educação Parental Programas Educação Parental Parenting Parental Education Parental Education Programs |
description |
A educação parental surge como um campo emergente e fundamental na resposta aos problemas que os pais, atualmente, enfrentam na educação dos seus filhos. Focaliza- se nos pais, visando a mudança das suas interações com os filhos, com a finalidade de as tornar mais eficazes na promoção do desenvolvimento e adaptação da criança/adolescente. A intervenção na parentalidade apresenta-se sob diversas modalidades, formatos e contextos e baseia-se em distintos pressupostos teóricos. Neste contexto, os programas de educação parental constituem um recurso devidamente estruturado que disponibiliza aos pais, educadores e famílias um variado leque de ferramentas e estratégias que possibilitam um melhor desempenho da sua função parental, desenvolvimento e satisfação das necessidades das crianças. Com este estudo, de caráter quantitativo, pretende-se perceber qual o impacto que a participação no programa de educação parental Em Busca do Tesouro das Famílias teve nos participantes. A investigação baseou-se na recolha de dados em três momentos diferentes (antes da frequência do programa, no terminus do programa e quatro anos após a conclusão do mesmo), através da aplicação dos instrumentos recomendados pela autora do programa. De acordo com os resultados obtidos neste estudo, pode-se dizer que na generalidade o programa de educação parental “Em busca do tesouro das famílias”, teve um impacto positivo nos participantes, pois é possível observar que quatro anos após a conclusão da frequência do programa, há competências que se evidenciam como adquiridas e consolidadas. Não obstante, é possível verificar pelos resultados obtidos nos três momentos que há competências que apresentam uma tendência negativa no último momento avaliado o que nos leva a refletir sobre a necessidade do cumprimento da duração do programa conforme sugerido pela autora, que prevê um follow-up, desejável, até um ano após a intervenção. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 2023-05-30T00:00:00Z 2024-05-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/8084 TID:203406567 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/8084 |
identifier_str_mv |
TID:203406567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136311277256704 |