Efeitos de curto e médio prazo de um programa de educação parental desenvolvido na região centro de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Cristina Maria Nunes Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8084
Resumo: A educação parental surge como um campo emergente e fundamental na resposta aos problemas que os pais, atualmente, enfrentam na educação dos seus filhos. Focaliza- se nos pais, visando a mudança das suas interações com os filhos, com a finalidade de as tornar mais eficazes na promoção do desenvolvimento e adaptação da criança/adolescente. A intervenção na parentalidade apresenta-se sob diversas modalidades, formatos e contextos e baseia-se em distintos pressupostos teóricos. Neste contexto, os programas de educação parental constituem um recurso devidamente estruturado que disponibiliza aos pais, educadores e famílias um variado leque de ferramentas e estratégias que possibilitam um melhor desempenho da sua função parental, desenvolvimento e satisfação das necessidades das crianças. Com este estudo, de caráter quantitativo, pretende-se perceber qual o impacto que a participação no programa de educação parental Em Busca do Tesouro das Famílias teve nos participantes. A investigação baseou-se na recolha de dados em três momentos diferentes (antes da frequência do programa, no terminus do programa e quatro anos após a conclusão do mesmo), através da aplicação dos instrumentos recomendados pela autora do programa. De acordo com os resultados obtidos neste estudo, pode-se dizer que na generalidade o programa de educação parental “Em busca do tesouro das famílias”, teve um impacto positivo nos participantes, pois é possível observar que quatro anos após a conclusão da frequência do programa, há competências que se evidenciam como adquiridas e consolidadas. Não obstante, é possível verificar pelos resultados obtidos nos três momentos que há competências que apresentam uma tendência negativa no último momento avaliado o que nos leva a refletir sobre a necessidade do cumprimento da duração do programa conforme sugerido pela autora, que prevê um follow-up, desejável, até um ano após a intervenção.
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