BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR! A presença das Artes na formação de professores e educadores de infância da Universidade de Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezelga, Isabel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24913
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e212018167-184.
Resumo: Este artigo discute o espaço/tempo, as práticas e o estatuto simbólico que a educação artística tem na formação de professores e educadores de infância, tendo como base: o desenho curricular da Licenciatura em Educação Básica e dos dois Mestrados de Educação Pré-Escolar e Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo da Universidade de Évora; as Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar; e a experiência enquanto docente, investigadora e coordenadora de projetos artísticos educacionais, que há muito vem lutando por aproximar dois campos científicos e visões/interpretações do mundo, por vezes distintas. Pretende justificar a urgente necessidade de imersão nos processos de criação, reflexão e desenvolvimento de parcerias vivas com os contextos de produção e divulgação cultural e artística, como condição para o desenvolvimento de uma Educação Artística de qualidade
id RCAP_3df60fea772081c052aba1d76966b3b6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24913
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR! A presença das Artes na formação de professores e educadores de infância da Universidade de ÉvoraFormação de professoresEducação infantilProcessos de mediação artísticaEste artigo discute o espaço/tempo, as práticas e o estatuto simbólico que a educação artística tem na formação de professores e educadores de infância, tendo como base: o desenho curricular da Licenciatura em Educação Básica e dos dois Mestrados de Educação Pré-Escolar e Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo da Universidade de Évora; as Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar; e a experiência enquanto docente, investigadora e coordenadora de projetos artísticos educacionais, que há muito vem lutando por aproximar dois campos científicos e visões/interpretações do mundo, por vezes distintas. Pretende justificar a urgente necessidade de imersão nos processos de criação, reflexão e desenvolvimento de parcerias vivas com os contextos de produção e divulgação cultural e artística, como condição para o desenvolvimento de uma Educação Artística de qualidadeUnisul2019-02-26T12:16:35Z2019-02-262018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/24913http://hdl.handle.net/10174/24913https://doi.org/http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e212018167-184.porBezelga, I. (2018).BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR! A presença das Artes na formação de professores e educadores de infância da Universidade de Évora. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, [S.l.], v. 12, n. 21, p. 167-184, jul. 2018.imgb@uevora.pt229Bezelga, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:18:22Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:29.599116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR! A presença das Artes na formação de professores e educadores de infância da Universidade de Évora
title BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR! A presença das Artes na formação de professores e educadores de infância da Universidade de Évora
spellingShingle BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR! A presença das Artes na formação de professores e educadores de infância da Universidade de Évora
Bezelga, Isabel
Formação de professores
Educação infantil
Processos de mediação artística
title_short BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR! A presença das Artes na formação de professores e educadores de infância da Universidade de Évora
title_full BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR! A presença das Artes na formação de professores e educadores de infância da Universidade de Évora
title_fullStr BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR! A presença das Artes na formação de professores e educadores de infância da Universidade de Évora
title_full_unstemmed BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR! A presença das Artes na formação de professores e educadores de infância da Universidade de Évora
title_sort BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR! A presença das Artes na formação de professores e educadores de infância da Universidade de Évora
author Bezelga, Isabel
author_facet Bezelga, Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezelga, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação infantil
Processos de mediação artística
topic Formação de professores
Educação infantil
Processos de mediação artística
description Este artigo discute o espaço/tempo, as práticas e o estatuto simbólico que a educação artística tem na formação de professores e educadores de infância, tendo como base: o desenho curricular da Licenciatura em Educação Básica e dos dois Mestrados de Educação Pré-Escolar e Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo da Universidade de Évora; as Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar; e a experiência enquanto docente, investigadora e coordenadora de projetos artísticos educacionais, que há muito vem lutando por aproximar dois campos científicos e visões/interpretações do mundo, por vezes distintas. Pretende justificar a urgente necessidade de imersão nos processos de criação, reflexão e desenvolvimento de parcerias vivas com os contextos de produção e divulgação cultural e artística, como condição para o desenvolvimento de uma Educação Artística de qualidade
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2019-02-26T12:16:35Z
2019-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24913
http://hdl.handle.net/10174/24913
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e212018167-184.
url http://hdl.handle.net/10174/24913
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e212018167-184.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bezelga, I. (2018).BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR! A presença das Artes na formação de professores e educadores de infância da Universidade de Évora. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, [S.l.], v. 12, n. 21, p. 167-184, jul. 2018.
imgb@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisul
publisher.none.fl_str_mv Unisul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136636584329216