O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/115 |
Resumo: | Perspectivar a Educação Digital e as suas potencialidades no processo ensino-aprendizagem (LAMAS & LAMAS, 2011) é um dos actuais desafios da educação na procura do sucesso de todos e de cada um (SANCHES, 2005). Como argumenta George Steiner, “No Musicology, no music criticism, can tell us much as the action of meaning wich is performance” (STEINER, 1989, p. 8). Torna-se fundamental experienciar novas vivências artísticas, contribuir para uma formação mais assertiva implementando níveis mais elevados de performance e reflectir o papel da educação e da formação constante – Long Life Learning –, no fundo, a competência de aprender a aprender (FAURE, 1973). O recurso às novas tecnologias transporta-nos ao trabalho em equipa – colaborativo e cooperativo –, de forma a alcançar novos sentidos nas multiplicidades assumidas no domínio pedagógico-didáctico, bem como a aprender uns com os outros, tirando partido dos contributos de cada um, resultado do confronto de perfis e conhecimentos variados (PESTANA et al., 2011). Este processo convoca o(s) professor(es), induz de forma natural a metacognição – o saber ser, o saber estar e o saber fazer –, de forma a renovar e recriar o saber e a dar resposta aos desafios colocados pelo paradigma actual da educação. |
id |
RCAP_3dfb30470648396e5bf9110afaa9a022 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/115 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADOThe blog as a means of facilitating action-research focused on artistic educationdigital educationblogteaching and learningeducação digitalblogueensino-aprendizagemPerspectivar a Educação Digital e as suas potencialidades no processo ensino-aprendizagem (LAMAS & LAMAS, 2011) é um dos actuais desafios da educação na procura do sucesso de todos e de cada um (SANCHES, 2005). Como argumenta George Steiner, “No Musicology, no music criticism, can tell us much as the action of meaning wich is performance” (STEINER, 1989, p. 8). Torna-se fundamental experienciar novas vivências artísticas, contribuir para uma formação mais assertiva implementando níveis mais elevados de performance e reflectir o papel da educação e da formação constante – Long Life Learning –, no fundo, a competência de aprender a aprender (FAURE, 1973). O recurso às novas tecnologias transporta-nos ao trabalho em equipa – colaborativo e cooperativo –, de forma a alcançar novos sentidos nas multiplicidades assumidas no domínio pedagógico-didáctico, bem como a aprender uns com os outros, tirando partido dos contributos de cada um, resultado do confronto de perfis e conhecimentos variados (PESTANA et al., 2011). Este processo convoca o(s) professor(es), induz de forma natural a metacognição – o saber ser, o saber estar e o saber fazer –, de forma a renovar e recriar o saber e a dar resposta aos desafios colocados pelo paradigma actual da educação.Shaping the Digital Education and its potential in the teaching-learning process (LAMAS & LAMAS, 2011) is one of the current challenges felt in education in the pursuit of success by each and every one (SANCHES, 2005). As George Steiner argues, “No Musicology, no music criticism, can tell us much as the action of meaning wich is performance” (STEINER, 1989, p. 8). To experience new artistic experiences is now fundamental, contributing to a more assertive training, implementing higher levels of performance and reflecting the role of education and constant training – Life Long Learning –learning to learn being the most important competence (FAURE, 1973 ). The use of new technologies brings us to teamwork – collaborative and cooperative – in order to give a new meaning to the multiplicities of the pedagogical-didactic domain as well as to learn from each other, taking advantage of the contributions of the results derives from the confrontation of profiles and diversified knowledge (PESTANA et al., 2011). This process challenges teachers, induing naturally to metacognition – learning to be, learning to live together, learning to do– in order to renew and recreate learning to know and meet the challenges of the nowaday paradigm of education.MUNDIS2014-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/115oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/115ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 5 N.º 1 (2014): 16.ª Edição | ERAS; 49-731647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/115https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/115/123Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessLamas, EstelaVeiga, Paulo2022-09-05T13:57:42Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:47.967915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO The blog as a means of facilitating action-research focused on artistic education |
title |
O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO |
spellingShingle |
O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO Lamas, Estela digital education blog teaching and learning educação digital blogue ensino-aprendizagem |
title_short |
O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO |
title_full |
O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO |
title_fullStr |
O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO |
title_full_unstemmed |
O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO |
title_sort |
O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO |
author |
Lamas, Estela |
author_facet |
Lamas, Estela Veiga, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Veiga, Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lamas, Estela Veiga, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
digital education blog teaching and learning educação digital blogue ensino-aprendizagem |
topic |
digital education blog teaching and learning educação digital blogue ensino-aprendizagem |
description |
Perspectivar a Educação Digital e as suas potencialidades no processo ensino-aprendizagem (LAMAS & LAMAS, 2011) é um dos actuais desafios da educação na procura do sucesso de todos e de cada um (SANCHES, 2005). Como argumenta George Steiner, “No Musicology, no music criticism, can tell us much as the action of meaning wich is performance” (STEINER, 1989, p. 8). Torna-se fundamental experienciar novas vivências artísticas, contribuir para uma formação mais assertiva implementando níveis mais elevados de performance e reflectir o papel da educação e da formação constante – Long Life Learning –, no fundo, a competência de aprender a aprender (FAURE, 1973). O recurso às novas tecnologias transporta-nos ao trabalho em equipa – colaborativo e cooperativo –, de forma a alcançar novos sentidos nas multiplicidades assumidas no domínio pedagógico-didáctico, bem como a aprender uns com os outros, tirando partido dos contributos de cada um, resultado do confronto de perfis e conhecimentos variados (PESTANA et al., 2011). Este processo convoca o(s) professor(es), induz de forma natural a metacognição – o saber ser, o saber estar e o saber fazer –, de forma a renovar e recriar o saber e a dar resposta aos desafios colocados pelo paradigma actual da educação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-30T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/115 oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/115 |
url |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/115 |
identifier_str_mv |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/115 https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/115/123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
dc.source.none.fl_str_mv |
ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 5 N.º 1 (2014): 16.ª Edição | ERAS; 49-73 1647-3558 2184-2116 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129978546159616 |