O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamas, Estela
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Veiga, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/115
Resumo: Perspectivar a Educação Digital e as suas potencialidades no processo ensino-aprendizagem (LAMAS & LAMAS, 2011) é um dos actuais desafios da educação na procura do sucesso de todos e de cada um (SANCHES, 2005). Como argumenta George Steiner, “No Musicology, no music criticism, can tell us much as the action of meaning wich is performance” (STEINER, 1989, p. 8). Torna-se fundamental experienciar novas vivências artísticas, contribuir para uma formação mais assertiva implementando níveis mais elevados de performance e reflectir o papel da educação e da formação constante – Long Life Learning –, no fundo, a competência de aprender a aprender (FAURE, 1973). O recurso às novas tecnologias transporta-nos ao trabalho em equipa – colaborativo e cooperativo –, de forma a alcançar novos sentidos nas multiplicidades assumidas no domínio pedagógico-didáctico, bem como a aprender uns com os outros, tirando partido dos contributos de cada um, resultado do confronto de perfis e conhecimentos variados (PESTANA et al., 2011). Este processo convoca o(s) professor(es), induz de forma natural a metacognição – o saber ser, o saber estar e o saber fazer –, de forma a renovar e recriar o saber e a dar resposta aos desafios colocados pelo paradigma actual da educação.
id RCAP_3dfb30470648396e5bf9110afaa9a022
oai_identifier_str oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/115
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADOThe blog as a means of facilitating action-research focused on artistic educationdigital educationblogteaching and learningeducação digitalblogueensino-aprendizagemPerspectivar a Educação Digital e as suas potencialidades no processo ensino-aprendizagem (LAMAS & LAMAS, 2011) é um dos actuais desafios da educação na procura do sucesso de todos e de cada um (SANCHES, 2005). Como argumenta George Steiner, “No Musicology, no music criticism, can tell us much as the action of meaning wich is performance” (STEINER, 1989, p. 8). Torna-se fundamental experienciar novas vivências artísticas, contribuir para uma formação mais assertiva implementando níveis mais elevados de performance e reflectir o papel da educação e da formação constante – Long Life Learning –, no fundo, a competência de aprender a aprender (FAURE, 1973). O recurso às novas tecnologias transporta-nos ao trabalho em equipa – colaborativo e cooperativo –, de forma a alcançar novos sentidos nas multiplicidades assumidas no domínio pedagógico-didáctico, bem como a aprender uns com os outros, tirando partido dos contributos de cada um, resultado do confronto de perfis e conhecimentos variados (PESTANA et al., 2011). Este processo convoca o(s) professor(es), induz de forma natural a metacognição – o saber ser, o saber estar e o saber fazer –, de forma a renovar e recriar o saber e a dar resposta aos desafios colocados pelo paradigma actual da educação.Shaping the Digital Education and its potential in the teaching-learning process (LAMAS & LAMAS, 2011) is one of the current challenges felt in education in the pursuit of success by each and every one (SANCHES, 2005). As George Steiner argues, “No Musicology, no music criticism, can tell us much as the action of meaning wich is performance” (STEINER, 1989, p. 8). To experience new artistic experiences is now fundamental, contributing to a more assertive training, implementing higher levels of performance and reflecting the role of education and constant training – Life Long Learning –learning to learn being the most important competence (FAURE, 1973 ). The use of new technologies brings us to teamwork – collaborative and cooperative – in order to give a new meaning to the multiplicities of the pedagogical-didactic domain as well as to learn from each other, taking advantage of the contributions of the results derives from the confrontation of profiles and diversified knowledge (PESTANA et al., 2011). This process challenges teachers, induing naturally to metacognition – learning to be, learning to live together, learning to do– in order to renew and recreate learning to know and meet the challenges of the nowaday paradigm of education.MUNDIS2014-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/115oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/115ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 5 N.º 1 (2014): 16.ª Edição | ERAS; 49-731647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/115https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/115/123Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessLamas, EstelaVeiga, Paulo2022-09-05T13:57:42Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:47.967915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
The blog as a means of facilitating action-research focused on artistic education
title O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
spellingShingle O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
Lamas, Estela
digital education
blog
teaching and learning
educação digital
blogue
ensino-aprendizagem
title_short O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
title_full O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
title_fullStr O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
title_full_unstemmed O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
title_sort O RECURSO AO BLOGUE, COMO MEIO FACILITADOR À INVESTIGAÇÃOACÇÃO, CENTRADO NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
author Lamas, Estela
author_facet Lamas, Estela
Veiga, Paulo
author_role author
author2 Veiga, Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lamas, Estela
Veiga, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv digital education
blog
teaching and learning
educação digital
blogue
ensino-aprendizagem
topic digital education
blog
teaching and learning
educação digital
blogue
ensino-aprendizagem
description Perspectivar a Educação Digital e as suas potencialidades no processo ensino-aprendizagem (LAMAS & LAMAS, 2011) é um dos actuais desafios da educação na procura do sucesso de todos e de cada um (SANCHES, 2005). Como argumenta George Steiner, “No Musicology, no music criticism, can tell us much as the action of meaning wich is performance” (STEINER, 1989, p. 8). Torna-se fundamental experienciar novas vivências artísticas, contribuir para uma formação mais assertiva implementando níveis mais elevados de performance e reflectir o papel da educação e da formação constante – Long Life Learning –, no fundo, a competência de aprender a aprender (FAURE, 1973). O recurso às novas tecnologias transporta-nos ao trabalho em equipa – colaborativo e cooperativo –, de forma a alcançar novos sentidos nas multiplicidades assumidas no domínio pedagógico-didáctico, bem como a aprender uns com os outros, tirando partido dos contributos de cada um, resultado do confronto de perfis e conhecimentos variados (PESTANA et al., 2011). Este processo convoca o(s) professor(es), induz de forma natural a metacognição – o saber ser, o saber estar e o saber fazer –, de forma a renovar e recriar o saber e a dar resposta aos desafios colocados pelo paradigma actual da educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-30T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/115
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/115
url https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/115
identifier_str_mv oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/115
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/115/123
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
dc.source.none.fl_str_mv ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 5 N.º 1 (2014): 16.ª Edição | ERAS; 49-73
1647-3558
2184-2116
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129978546159616