Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marta Sofia Roque
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13147
Resumo: O presente trabalho tem como objectivo relatar as experiências realizadas e as aprendizagens apreendidas durante o tempo da prática pedagógica nos três ciclos do Ensino Básico. Depois de explorar a história do ensino musical em Portugal, bem como as orientações programáticas dos três ciclos preconizados pelo Ministério da Educação, são apresentadas as linhas orientadoras que serviram de base às atividades de prática pedagógica e os resultados obtidos com esta prática. Aborda-se também a problemática da avaliação, os seus instrumentos, fases e momentos segundo a visão de diversos autores e a forma como ela pode influenciar a aprendizagem no domínio da Educação Musical. Conclui-se com uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica e o sistema experimental de avaliação implementado.
id RCAP_3dff2221fdfefcc75d985a88879f1720
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13147
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musicalEducação MusicalPrática PedagógicaPráticas EducativasEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloEnsino Básico 3º CicloO presente trabalho tem como objectivo relatar as experiências realizadas e as aprendizagens apreendidas durante o tempo da prática pedagógica nos três ciclos do Ensino Básico. Depois de explorar a história do ensino musical em Portugal, bem como as orientações programáticas dos três ciclos preconizados pelo Ministério da Educação, são apresentadas as linhas orientadoras que serviram de base às atividades de prática pedagógica e os resultados obtidos com esta prática. Aborda-se também a problemática da avaliação, os seus instrumentos, fases e momentos segundo a visão de diversos autores e a forma como ela pode influenciar a aprendizagem no domínio da Educação Musical. Conclui-se com uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica e o sistema experimental de avaliação implementado.Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961-Repositório ComumOliveira, Marta Sofia Roque2016-04-13T15:04:08Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13147201335131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:59.885831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musical
title Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musical
spellingShingle Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musical
Oliveira, Marta Sofia Roque
Educação Musical
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Ensino Básico 3º Ciclo
title_short Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musical
title_full Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musical
title_fullStr Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musical
title_full_unstemmed Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musical
title_sort Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musical
author Oliveira, Marta Sofia Roque
author_facet Oliveira, Marta Sofia Roque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marta Sofia Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Ensino Básico 3º Ciclo
topic Educação Musical
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Ensino Básico 3º Ciclo
description O presente trabalho tem como objectivo relatar as experiências realizadas e as aprendizagens apreendidas durante o tempo da prática pedagógica nos três ciclos do Ensino Básico. Depois de explorar a história do ensino musical em Portugal, bem como as orientações programáticas dos três ciclos preconizados pelo Ministério da Educação, são apresentadas as linhas orientadoras que serviram de base às atividades de prática pedagógica e os resultados obtidos com esta prática. Aborda-se também a problemática da avaliação, os seus instrumentos, fases e momentos segundo a visão de diversos autores e a forma como ela pode influenciar a aprendizagem no domínio da Educação Musical. Conclui-se com uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica e o sistema experimental de avaliação implementado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-13T15:04:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13147
201335131
url http://hdl.handle.net/10400.26/13147
identifier_str_mv 201335131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015086936064