Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13147 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objectivo relatar as experiências realizadas e as aprendizagens apreendidas durante o tempo da prática pedagógica nos três ciclos do Ensino Básico. Depois de explorar a história do ensino musical em Portugal, bem como as orientações programáticas dos três ciclos preconizados pelo Ministério da Educação, são apresentadas as linhas orientadoras que serviram de base às atividades de prática pedagógica e os resultados obtidos com esta prática. Aborda-se também a problemática da avaliação, os seus instrumentos, fases e momentos segundo a visão de diversos autores e a forma como ela pode influenciar a aprendizagem no domínio da Educação Musical. Conclui-se com uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica e o sistema experimental de avaliação implementado. |
id |
RCAP_3dff2221fdfefcc75d985a88879f1720 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13147 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musicalEducação MusicalPrática PedagógicaPráticas EducativasEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloEnsino Básico 3º CicloO presente trabalho tem como objectivo relatar as experiências realizadas e as aprendizagens apreendidas durante o tempo da prática pedagógica nos três ciclos do Ensino Básico. Depois de explorar a história do ensino musical em Portugal, bem como as orientações programáticas dos três ciclos preconizados pelo Ministério da Educação, são apresentadas as linhas orientadoras que serviram de base às atividades de prática pedagógica e os resultados obtidos com esta prática. Aborda-se também a problemática da avaliação, os seus instrumentos, fases e momentos segundo a visão de diversos autores e a forma como ela pode influenciar a aprendizagem no domínio da Educação Musical. Conclui-se com uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica e o sistema experimental de avaliação implementado.Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961-Repositório ComumOliveira, Marta Sofia Roque2016-04-13T15:04:08Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13147201335131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:59.885831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musical |
title |
Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musical |
spellingShingle |
Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musical Oliveira, Marta Sofia Roque Educação Musical Prática Pedagógica Práticas Educativas Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Ensino Básico 3º Ciclo |
title_short |
Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musical |
title_full |
Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musical |
title_fullStr |
Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musical |
title_full_unstemmed |
Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musical |
title_sort |
Relatório de prática pedagógica de educação musical no ensino básico: contributo da autoavaliação para a aprendizagem em educação musical |
author |
Oliveira, Marta Sofia Roque |
author_facet |
Oliveira, Marta Sofia Roque |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marta Sofia Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Musical Prática Pedagógica Práticas Educativas Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Ensino Básico 3º Ciclo |
topic |
Educação Musical Prática Pedagógica Práticas Educativas Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Ensino Básico 3º Ciclo |
description |
O presente trabalho tem como objectivo relatar as experiências realizadas e as aprendizagens apreendidas durante o tempo da prática pedagógica nos três ciclos do Ensino Básico. Depois de explorar a história do ensino musical em Portugal, bem como as orientações programáticas dos três ciclos preconizados pelo Ministério da Educação, são apresentadas as linhas orientadoras que serviram de base às atividades de prática pedagógica e os resultados obtidos com esta prática. Aborda-se também a problemática da avaliação, os seus instrumentos, fases e momentos segundo a visão de diversos autores e a forma como ela pode influenciar a aprendizagem no domínio da Educação Musical. Conclui-se com uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica e o sistema experimental de avaliação implementado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-13T15:04:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13147 201335131 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13147 |
identifier_str_mv |
201335131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015086936064 |