Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Daniela da Silva Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13145
Resumo: Este relatório consiste na reflexão sobre a Prática Pedagógica realizada nos três ciclos do ensino básico, no Agrupamento de Escolas de Rio Tinto Nº2, no ano letivo de 2011/2012. O trabalho encontra-se dividido em dois grandes capítulos. O primeiro capítulo, intitulado Considerações à luz de Keith Swanwick e Edwin Gordon, é dedicado ao tema da audição, com especial enfoque para a Audição Musical Ativa e Audição Musical Participada, temática central desenvolvida no decorrer da Prática Pedagógica. O segundo capítulo, intitulado Prática Pedagógica, contém a exposição de todo o processo de trabalho incluindo os aspetos relativos à caracterização do agrupamento de escolas, opções tomada nas planificação do ano letivo, descrição da experiência pedagógica, exemplos concretos dos planos de aula e descrição de atividades com respetiva análise e avaliação. Todos os componentes descritos são refletidos respetivamente nos três ciclos do Ensino Básico onde se realizou a prática de ensino supervisionada. Contém ainda um capítulo final, intitulado Anexos, no qual se pode consultar em mais pormenor todas as atividades desenvolvidas ao longo desta experiência.
id RCAP_a95fdf6ae6454b8651c8a3898506355c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13145
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básicoEducação MusicalPrática PedagógicaPráticas EducativasEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloEnsino Básico 3º CicloEste relatório consiste na reflexão sobre a Prática Pedagógica realizada nos três ciclos do ensino básico, no Agrupamento de Escolas de Rio Tinto Nº2, no ano letivo de 2011/2012. O trabalho encontra-se dividido em dois grandes capítulos. O primeiro capítulo, intitulado Considerações à luz de Keith Swanwick e Edwin Gordon, é dedicado ao tema da audição, com especial enfoque para a Audição Musical Ativa e Audição Musical Participada, temática central desenvolvida no decorrer da Prática Pedagógica. O segundo capítulo, intitulado Prática Pedagógica, contém a exposição de todo o processo de trabalho incluindo os aspetos relativos à caracterização do agrupamento de escolas, opções tomada nas planificação do ano letivo, descrição da experiência pedagógica, exemplos concretos dos planos de aula e descrição de atividades com respetiva análise e avaliação. Todos os componentes descritos são refletidos respetivamente nos três ciclos do Ensino Básico onde se realizou a prática de ensino supervisionada. Contém ainda um capítulo final, intitulado Anexos, no qual se pode consultar em mais pormenor todas as atividades desenvolvidas ao longo desta experiência.Nogueira, César Augusto Coutinho da Silva, 1962-Repositório ComumBarros, Daniela da Silva Santos2016-04-13T14:53:34Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13145201333937porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:59.763030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básico
title Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básico
spellingShingle Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básico
Barros, Daniela da Silva Santos
Educação Musical
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Ensino Básico 3º Ciclo
title_short Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básico
title_full Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básico
title_fullStr Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básico
title_full_unstemmed Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básico
title_sort Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básico
author Barros, Daniela da Silva Santos
author_facet Barros, Daniela da Silva Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, César Augusto Coutinho da Silva, 1962-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Daniela da Silva Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Ensino Básico 3º Ciclo
topic Educação Musical
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Ensino Básico 3º Ciclo
description Este relatório consiste na reflexão sobre a Prática Pedagógica realizada nos três ciclos do ensino básico, no Agrupamento de Escolas de Rio Tinto Nº2, no ano letivo de 2011/2012. O trabalho encontra-se dividido em dois grandes capítulos. O primeiro capítulo, intitulado Considerações à luz de Keith Swanwick e Edwin Gordon, é dedicado ao tema da audição, com especial enfoque para a Audição Musical Ativa e Audição Musical Participada, temática central desenvolvida no decorrer da Prática Pedagógica. O segundo capítulo, intitulado Prática Pedagógica, contém a exposição de todo o processo de trabalho incluindo os aspetos relativos à caracterização do agrupamento de escolas, opções tomada nas planificação do ano letivo, descrição da experiência pedagógica, exemplos concretos dos planos de aula e descrição de atividades com respetiva análise e avaliação. Todos os componentes descritos são refletidos respetivamente nos três ciclos do Ensino Básico onde se realizou a prática de ensino supervisionada. Contém ainda um capítulo final, intitulado Anexos, no qual se pode consultar em mais pormenor todas as atividades desenvolvidas ao longo desta experiência.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-13T14:53:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13145
201333937
url http://hdl.handle.net/10400.26/13145
identifier_str_mv 201333937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015084838912