Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13145 |
Resumo: | Este relatório consiste na reflexão sobre a Prática Pedagógica realizada nos três ciclos do ensino básico, no Agrupamento de Escolas de Rio Tinto Nº2, no ano letivo de 2011/2012. O trabalho encontra-se dividido em dois grandes capítulos. O primeiro capítulo, intitulado Considerações à luz de Keith Swanwick e Edwin Gordon, é dedicado ao tema da audição, com especial enfoque para a Audição Musical Ativa e Audição Musical Participada, temática central desenvolvida no decorrer da Prática Pedagógica. O segundo capítulo, intitulado Prática Pedagógica, contém a exposição de todo o processo de trabalho incluindo os aspetos relativos à caracterização do agrupamento de escolas, opções tomada nas planificação do ano letivo, descrição da experiência pedagógica, exemplos concretos dos planos de aula e descrição de atividades com respetiva análise e avaliação. Todos os componentes descritos são refletidos respetivamente nos três ciclos do Ensino Básico onde se realizou a prática de ensino supervisionada. Contém ainda um capítulo final, intitulado Anexos, no qual se pode consultar em mais pormenor todas as atividades desenvolvidas ao longo desta experiência. |
id |
RCAP_a95fdf6ae6454b8651c8a3898506355c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13145 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básicoEducação MusicalPrática PedagógicaPráticas EducativasEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloEnsino Básico 3º CicloEste relatório consiste na reflexão sobre a Prática Pedagógica realizada nos três ciclos do ensino básico, no Agrupamento de Escolas de Rio Tinto Nº2, no ano letivo de 2011/2012. O trabalho encontra-se dividido em dois grandes capítulos. O primeiro capítulo, intitulado Considerações à luz de Keith Swanwick e Edwin Gordon, é dedicado ao tema da audição, com especial enfoque para a Audição Musical Ativa e Audição Musical Participada, temática central desenvolvida no decorrer da Prática Pedagógica. O segundo capítulo, intitulado Prática Pedagógica, contém a exposição de todo o processo de trabalho incluindo os aspetos relativos à caracterização do agrupamento de escolas, opções tomada nas planificação do ano letivo, descrição da experiência pedagógica, exemplos concretos dos planos de aula e descrição de atividades com respetiva análise e avaliação. Todos os componentes descritos são refletidos respetivamente nos três ciclos do Ensino Básico onde se realizou a prática de ensino supervisionada. Contém ainda um capítulo final, intitulado Anexos, no qual se pode consultar em mais pormenor todas as atividades desenvolvidas ao longo desta experiência.Nogueira, César Augusto Coutinho da Silva, 1962-Repositório ComumBarros, Daniela da Silva Santos2016-04-13T14:53:34Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13145201333937porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:59.763030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básico |
title |
Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básico |
spellingShingle |
Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básico Barros, Daniela da Silva Santos Educação Musical Prática Pedagógica Práticas Educativas Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Ensino Básico 3º Ciclo |
title_short |
Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básico |
title_full |
Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básico |
title_fullStr |
Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básico |
title_sort |
Relatório de prática pedagógica do ensino de educação musical do ensino básico |
author |
Barros, Daniela da Silva Santos |
author_facet |
Barros, Daniela da Silva Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, César Augusto Coutinho da Silva, 1962- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Daniela da Silva Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Musical Prática Pedagógica Práticas Educativas Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Ensino Básico 3º Ciclo |
topic |
Educação Musical Prática Pedagógica Práticas Educativas Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Ensino Básico 3º Ciclo |
description |
Este relatório consiste na reflexão sobre a Prática Pedagógica realizada nos três ciclos do ensino básico, no Agrupamento de Escolas de Rio Tinto Nº2, no ano letivo de 2011/2012. O trabalho encontra-se dividido em dois grandes capítulos. O primeiro capítulo, intitulado Considerações à luz de Keith Swanwick e Edwin Gordon, é dedicado ao tema da audição, com especial enfoque para a Audição Musical Ativa e Audição Musical Participada, temática central desenvolvida no decorrer da Prática Pedagógica. O segundo capítulo, intitulado Prática Pedagógica, contém a exposição de todo o processo de trabalho incluindo os aspetos relativos à caracterização do agrupamento de escolas, opções tomada nas planificação do ano letivo, descrição da experiência pedagógica, exemplos concretos dos planos de aula e descrição de atividades com respetiva análise e avaliação. Todos os componentes descritos são refletidos respetivamente nos três ciclos do Ensino Básico onde se realizou a prática de ensino supervisionada. Contém ainda um capítulo final, intitulado Anexos, no qual se pode consultar em mais pormenor todas as atividades desenvolvidas ao longo desta experiência. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-13T14:53:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13145 201333937 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13145 |
identifier_str_mv |
201333937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015084838912 |