Implicações para a educação em ciências resultantes de uma ação pedagógica com orientação CTS, com alunos do 5º ano do 2º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1519 |
Resumo: | Este estudo realizou-se aquando a realização da Prática de Ensino Supervisionado (PES II), envolvendo uma turma do 5º ano de escolaridade. A interação que ocorreu com os alunos e o professor-investigador antes da regência da disciplina de ciências naturais permitiu verificar um desinteresse pela disciplina, quando submetidos a um modelo de ensino-aprendizagem centrado na transmissão-receção. Esta situação levou a que os alunos adquirissem uma imagem deformada de Ciência, não a encarando como um corpo de conhecimentos vivo, não a relacionando com problemas do quotidiano e não discutindo as interações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade. Assim, pretendeu-se desenvolver uma ação pedagógica, no tema “Célula – unidade básica de vida”, que permitisse mostrar aos alunos as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), verificando em simultâneo as implicações para as aprendizagens decorrentes deste processo, bem como o seu contributo para melhorar a imagem que tinham da disciplina de ciências naturais. Idealizaram-se, conceberam-se e aplicaram-se materiais didático-pedagógicos variados, procurando incorporar os conteúdos programáticos a situações reais do quotidiano dos alunos, de modo a melhorar os seus níveis de literacia científica e tecnologia, e potencializar a aquisição de competências e atitudes, determinantes na formação de indivíduos democraticamente ativos e informados, capazes de tomarem decisões relativas à evolução científica e tecnológica. Optou-se por uma metodologia qualitativa, tendo-se privilegiado como métodos de recolha de dados a observação, notas de campo, questionários, focus group, análise documental e gravações áudio e vídeo. Os resultados apurados após a fase de análise dos dados são encorajadores, indicando que a ação pedagógica com orientação CTS desenvolvida contribuiu para as aprendizagens dos alunos, melhorando em paralelo as suas conceções sobre interações CTS e a imagem que estes possuíam da disciplina de ciências naturais |
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Implicações para a educação em ciências resultantes de uma ação pedagógica com orientação CTS, com alunos do 5º ano do 2º CEBEducação em ciênciasInterações ciência-tecnologia-sociedadeOrientações CTS5º ano de escolaridadeScience educationInteraction science-technology-societySTS orientation5th gradeEste estudo realizou-se aquando a realização da Prática de Ensino Supervisionado (PES II), envolvendo uma turma do 5º ano de escolaridade. A interação que ocorreu com os alunos e o professor-investigador antes da regência da disciplina de ciências naturais permitiu verificar um desinteresse pela disciplina, quando submetidos a um modelo de ensino-aprendizagem centrado na transmissão-receção. Esta situação levou a que os alunos adquirissem uma imagem deformada de Ciência, não a encarando como um corpo de conhecimentos vivo, não a relacionando com problemas do quotidiano e não discutindo as interações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade. Assim, pretendeu-se desenvolver uma ação pedagógica, no tema “Célula – unidade básica de vida”, que permitisse mostrar aos alunos as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), verificando em simultâneo as implicações para as aprendizagens decorrentes deste processo, bem como o seu contributo para melhorar a imagem que tinham da disciplina de ciências naturais. Idealizaram-se, conceberam-se e aplicaram-se materiais didático-pedagógicos variados, procurando incorporar os conteúdos programáticos a situações reais do quotidiano dos alunos, de modo a melhorar os seus níveis de literacia científica e tecnologia, e potencializar a aquisição de competências e atitudes, determinantes na formação de indivíduos democraticamente ativos e informados, capazes de tomarem decisões relativas à evolução científica e tecnológica. Optou-se por uma metodologia qualitativa, tendo-se privilegiado como métodos de recolha de dados a observação, notas de campo, questionários, focus group, análise documental e gravações áudio e vídeo. Os resultados apurados após a fase de análise dos dados são encorajadores, indicando que a ação pedagógica com orientação CTS desenvolvida contribuiu para as aprendizagens dos alunos, melhorando em paralelo as suas conceções sobre interações CTS e a imagem que estes possuíam da disciplina de ciências naturaisThis study was developed during the Supervised Teaching Practice, involving a 5th grade class. The interaction that occurred between the students and the teacher-researcher before conducting the discipline of natural science, allowed to verify a disinterest for this subject when students were faced with a teaching-learning model focused on transmission-reception. This situation leads students to have a deformed image of Science, not facing it as a living body of knowledge, not relating it to their day-to-day problems and not discussing the relations between Science, Technology and Society. Thus, it was intended to develop a pedagogical action, on the theme “The Cell- the basic unit of life”, that would allow show students the Science, Technology and Society relations (STS), checking simultaneously the implications of this process on learning, as well as its contribution to improving the image of the subject natural sciences. In order to do this, it was essential to use diversified activities and methods, as well as adequate support materials. Therefore, we created, developed and then applied various didactic-pedagogic materials for this purpose, seeking to incorporate the syllabus to real day-to-day life situations, in order to improve their science and technology literacy and enhance skills and attitudes acquisition, decisive in the formation of democratically active and informed individuals, capable of making decisions in regards to scientific and technological developments. We opted for a qualitative methodology, having been privileged as methods of data collection observation, field notes, questionnaires, focus groups, documentation analysis and video and audio recordings. The results obtained after the data analysis are encouraging, indicating that the developed pedagogical action, with STS orientation, contributed to students learning, improving in parallel, their conceptions about STS interactions and the image they have on the subject of Sciences.2016-04-12T15:33:51Z2015-12-17T00:00:00Z2015-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1519TID:201651149porGarcia, Vicente Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:44Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:12.672372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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