"O que a traz por cá D. Maria?": Experiência-piloto de pacientes simulados numa parceria ESMAE-ESS
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20306 |
Resumo: | Simular diferentes aspetos da prática clínica, é uma ferramenta disponível para o treino pré-graduado de profissionais de saúde. Apresenta níveis de complexidade e que vão do treino de habilidades em aula, até à consulta com pacientes simulados e padronizados. O propósito do presente estudo foi avaliar as perceções dos estudantes de fisioterapia acerca do desempenho dos estudantes de teatro como pacientes simulados numa experiência-piloto de colaboração entre a ESMAE-P. PORTO e a ESS-P. PORTO. Setenta e nove estudantes do primeiro da licenciatura em Fisioterapia avaliaram o desempenho de 7 atores na simulação de 7 casos clínicos. A avaliação foi realizada através de um questionário online, constituído por 8 perguntas em formato de escala de Likert de quatro níveis variando de 1- discordo completamente até 7- concordo completamente. Foram usados os valores médios de grau de concordância de cada questão. Os estudantes de Fisioterapia consideraram que os atores: representaram de forma verosímil/credível (média 3,4 ±0,88); que a informação que deram era consistente com a condição de saúde que estavam a simular (3,6±0,87); que deram a informação com exatidão, sendo aparente o domínio da mesma (3,1±76); que deram informação que não tinha sido pedida (2,2±0,84); que pareciam inseguros/hesitantes (1,7±0,81); que a linguagem não-verbal dos atores era consistente (3,1±0,77); que usavam termos e expressões consistentes com as personagens que estavam a representar (3,4±0,64) e que; parecia que estavam a representar (2,2±0,91). O intervalo de confiança foi de 95%. Os estudantes de fisioterapia consideraram o desempenho dos atores positivo em todos os aspetos identificados como relevantes pelos autores. |
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