Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200018 |
Resumo: | Este trabalho relata a experiência, construída ao longo de dois anos, com o uso de estações de simulação da prática profissional no processo de ensino-aprendizagem do curso de graduação em Medicina da Universidade Federal de São Carlos. Seu referencial pedagógico está ancorado na concepção construtivista da aprendizagem e parte da premissa de que aprender não é reproduzir a realidade, mas ser capaz de elaborar uma representação pessoal sobre esta e seus conteúdos. Assim, a partir da vivência de situações simuladas, os estudantes são estimulados a ressignificar seus conhecimentos construindo novos saberes. Na Unidade Educacional Estações de Simulação da Prática Profissional, o estudante se defronta com pacientes simulados e tem a oportunidade de aprender fazendo, errando e aprendendo com os próprios erros. Ao refletir sobre o erro, constrói seu aprendizado por meio da identificação de lacunas de conhecimento e fundamenta cognitivamente suas capacidades. Professores acompanham o desenvolvimento dos estudantes, atuando ora como avaliadores, ora como facilitadores, ora como consultores. Esta estratégia pedagógica pode ser um instrumento poderoso para o desenvolvimento de competência na área clínica. |
id |
ABEM-1_3da0a6bb33ed94e5a81f461a4066b9cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022009000200018 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicinaEducação médicaAprendizagem baseada em problemasSimulação de pacientesCompetência clínicaEste trabalho relata a experiência, construída ao longo de dois anos, com o uso de estações de simulação da prática profissional no processo de ensino-aprendizagem do curso de graduação em Medicina da Universidade Federal de São Carlos. Seu referencial pedagógico está ancorado na concepção construtivista da aprendizagem e parte da premissa de que aprender não é reproduzir a realidade, mas ser capaz de elaborar uma representação pessoal sobre esta e seus conteúdos. Assim, a partir da vivência de situações simuladas, os estudantes são estimulados a ressignificar seus conhecimentos construindo novos saberes. Na Unidade Educacional Estações de Simulação da Prática Profissional, o estudante se defronta com pacientes simulados e tem a oportunidade de aprender fazendo, errando e aprendendo com os próprios erros. Ao refletir sobre o erro, constrói seu aprendizado por meio da identificação de lacunas de conhecimento e fundamenta cognitivamente suas capacidades. Professores acompanham o desenvolvimento dos estudantes, atuando ora como avaliadores, ora como facilitadores, ora como consultores. Esta estratégia pedagógica pode ser um instrumento poderoso para o desenvolvimento de competência na área clínica.Associação Brasileira de Educação Médica2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200018Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000200018info:eu-repo/semantics/openAccessVarga,Cássia Regina RodriguesAlmeida,Volia de CarvalhoGermano,Carla Maria RamosMelo,Débora GusmãoChachá,Silvana Gama FlorêncioSouto,Bernardino Geraldo AlvesFontanella,Bruno José BarcellosLima,Valéria Vernaschipor2009-08-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000200018Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-08-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina |
title |
Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina |
spellingShingle |
Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina Varga,Cássia Regina Rodrigues Educação médica Aprendizagem baseada em problemas Simulação de pacientes Competência clínica |
title_short |
Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina |
title_full |
Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina |
title_fullStr |
Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina |
title_sort |
Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina |
author |
Varga,Cássia Regina Rodrigues |
author_facet |
Varga,Cássia Regina Rodrigues Almeida,Volia de Carvalho Germano,Carla Maria Ramos Melo,Débora Gusmão Chachá,Silvana Gama Florêncio Souto,Bernardino Geraldo Alves Fontanella,Bruno José Barcellos Lima,Valéria Vernaschi |
author_role |
author |
author2 |
Almeida,Volia de Carvalho Germano,Carla Maria Ramos Melo,Débora Gusmão Chachá,Silvana Gama Florêncio Souto,Bernardino Geraldo Alves Fontanella,Bruno José Barcellos Lima,Valéria Vernaschi |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varga,Cássia Regina Rodrigues Almeida,Volia de Carvalho Germano,Carla Maria Ramos Melo,Débora Gusmão Chachá,Silvana Gama Florêncio Souto,Bernardino Geraldo Alves Fontanella,Bruno José Barcellos Lima,Valéria Vernaschi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica Aprendizagem baseada em problemas Simulação de pacientes Competência clínica |
topic |
Educação médica Aprendizagem baseada em problemas Simulação de pacientes Competência clínica |
description |
Este trabalho relata a experiência, construída ao longo de dois anos, com o uso de estações de simulação da prática profissional no processo de ensino-aprendizagem do curso de graduação em Medicina da Universidade Federal de São Carlos. Seu referencial pedagógico está ancorado na concepção construtivista da aprendizagem e parte da premissa de que aprender não é reproduzir a realidade, mas ser capaz de elaborar uma representação pessoal sobre esta e seus conteúdos. Assim, a partir da vivência de situações simuladas, os estudantes são estimulados a ressignificar seus conhecimentos construindo novos saberes. Na Unidade Educacional Estações de Simulação da Prática Profissional, o estudante se defronta com pacientes simulados e tem a oportunidade de aprender fazendo, errando e aprendendo com os próprios erros. Ao refletir sobre o erro, constrói seu aprendizado por meio da identificação de lacunas de conhecimento e fundamenta cognitivamente suas capacidades. Professores acompanham o desenvolvimento dos estudantes, atuando ora como avaliadores, ora como facilitadores, ora como consultores. Esta estratégia pedagógica pode ser um instrumento poderoso para o desenvolvimento de competência na área clínica. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200018 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022009000200018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004164489216 |