Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varga,Cássia Regina Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Almeida,Volia de Carvalho, Germano,Carla Maria Ramos, Melo,Débora Gusmão, Chachá,Silvana Gama Florêncio, Souto,Bernardino Geraldo Alves, Fontanella,Bruno José Barcellos, Lima,Valéria Vernaschi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200018
Resumo: Este trabalho relata a experiência, construída ao longo de dois anos, com o uso de estações de simulação da prática profissional no processo de ensino-aprendizagem do curso de graduação em Medicina da Universidade Federal de São Carlos. Seu referencial pedagógico está ancorado na concepção construtivista da aprendizagem e parte da premissa de que aprender não é reproduzir a realidade, mas ser capaz de elaborar uma representação pessoal sobre esta e seus conteúdos. Assim, a partir da vivência de situações simuladas, os estudantes são estimulados a ressignificar seus conhecimentos construindo novos saberes. Na Unidade Educacional Estações de Simulação da Prática Profissional, o estudante se defronta com pacientes simulados e tem a oportunidade de aprender fazendo, errando e aprendendo com os próprios erros. Ao refletir sobre o erro, constrói seu aprendizado por meio da identificação de lacunas de conhecimento e fundamenta cognitivamente suas capacidades. Professores acompanham o desenvolvimento dos estudantes, atuando ora como avaliadores, ora como facilitadores, ora como consultores. Esta estratégia pedagógica pode ser um instrumento poderoso para o desenvolvimento de competência na área clínica.
id ABEM-1_3da0a6bb33ed94e5a81f461a4066b9cd
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022009000200018
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicinaEducação médicaAprendizagem baseada em problemasSimulação de pacientesCompetência clínicaEste trabalho relata a experiência, construída ao longo de dois anos, com o uso de estações de simulação da prática profissional no processo de ensino-aprendizagem do curso de graduação em Medicina da Universidade Federal de São Carlos. Seu referencial pedagógico está ancorado na concepção construtivista da aprendizagem e parte da premissa de que aprender não é reproduzir a realidade, mas ser capaz de elaborar uma representação pessoal sobre esta e seus conteúdos. Assim, a partir da vivência de situações simuladas, os estudantes são estimulados a ressignificar seus conhecimentos construindo novos saberes. Na Unidade Educacional Estações de Simulação da Prática Profissional, o estudante se defronta com pacientes simulados e tem a oportunidade de aprender fazendo, errando e aprendendo com os próprios erros. Ao refletir sobre o erro, constrói seu aprendizado por meio da identificação de lacunas de conhecimento e fundamenta cognitivamente suas capacidades. Professores acompanham o desenvolvimento dos estudantes, atuando ora como avaliadores, ora como facilitadores, ora como consultores. Esta estratégia pedagógica pode ser um instrumento poderoso para o desenvolvimento de competência na área clínica.Associação Brasileira de Educação Médica2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200018Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000200018info:eu-repo/semantics/openAccessVarga,Cássia Regina RodriguesAlmeida,Volia de CarvalhoGermano,Carla Maria RamosMelo,Débora GusmãoChachá,Silvana Gama FlorêncioSouto,Bernardino Geraldo AlvesFontanella,Bruno José BarcellosLima,Valéria Vernaschipor2009-08-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000200018Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-08-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina
title Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina
spellingShingle Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina
Varga,Cássia Regina Rodrigues
Educação médica
Aprendizagem baseada em problemas
Simulação de pacientes
Competência clínica
title_short Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina
title_full Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina
title_fullStr Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina
title_full_unstemmed Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina
title_sort Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina
author Varga,Cássia Regina Rodrigues
author_facet Varga,Cássia Regina Rodrigues
Almeida,Volia de Carvalho
Germano,Carla Maria Ramos
Melo,Débora Gusmão
Chachá,Silvana Gama Florêncio
Souto,Bernardino Geraldo Alves
Fontanella,Bruno José Barcellos
Lima,Valéria Vernaschi
author_role author
author2 Almeida,Volia de Carvalho
Germano,Carla Maria Ramos
Melo,Débora Gusmão
Chachá,Silvana Gama Florêncio
Souto,Bernardino Geraldo Alves
Fontanella,Bruno José Barcellos
Lima,Valéria Vernaschi
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varga,Cássia Regina Rodrigues
Almeida,Volia de Carvalho
Germano,Carla Maria Ramos
Melo,Débora Gusmão
Chachá,Silvana Gama Florêncio
Souto,Bernardino Geraldo Alves
Fontanella,Bruno José Barcellos
Lima,Valéria Vernaschi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Aprendizagem baseada em problemas
Simulação de pacientes
Competência clínica
topic Educação médica
Aprendizagem baseada em problemas
Simulação de pacientes
Competência clínica
description Este trabalho relata a experiência, construída ao longo de dois anos, com o uso de estações de simulação da prática profissional no processo de ensino-aprendizagem do curso de graduação em Medicina da Universidade Federal de São Carlos. Seu referencial pedagógico está ancorado na concepção construtivista da aprendizagem e parte da premissa de que aprender não é reproduzir a realidade, mas ser capaz de elaborar uma representação pessoal sobre esta e seus conteúdos. Assim, a partir da vivência de situações simuladas, os estudantes são estimulados a ressignificar seus conhecimentos construindo novos saberes. Na Unidade Educacional Estações de Simulação da Prática Profissional, o estudante se defronta com pacientes simulados e tem a oportunidade de aprender fazendo, errando e aprendendo com os próprios erros. Ao refletir sobre o erro, constrói seu aprendizado por meio da identificação de lacunas de conhecimento e fundamenta cognitivamente suas capacidades. Professores acompanham o desenvolvimento dos estudantes, atuando ora como avaliadores, ora como facilitadores, ora como consultores. Esta estratégia pedagógica pode ser um instrumento poderoso para o desenvolvimento de competência na área clínica.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000200018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004164489216